terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os comodismos (e não as comodidades) que a Internet trouxe para a produção de TV


É um fato que a internet se tornou uma mão na roda nos dias de hoje. Facilita muito a vida de todos, inclusive a nossa, profissionais de radio e tv.
Agora, o que nao pode acontecer é a internet substituir, atraves de alguns recursos, profissionais como produtores e cinegrafistas.
Por exemplo, se vc estiver numa gravação, e existirem entrevistas, sempre pegue o nome do entrevistado no local. Assim vc ja resolve eventuais problemas de ortografia que possam aparecer.
Se isso nao acontecer, vc terá que apelar para o Google (seu novo produtor),que tentará te mostrar como se escreve o tal nome...(isso qdo ele nao der mais de uma opção). Se isso nao resolver, vc ainda tem o Orkut para localizar a pessoa, ou entao o telefone, aonde vc tera que ligar para alguem e fazer uma certa investigação para resolver esse problema. Pegando o nome do entrevistado na hora, toda essa perda de tempo será desnecessaria.

Outra coisa importante, se na gravação estiver rolando algum video que vc possa vir achar interessante mostrar em sua materia, ja corra atras de um responsavel no local para que possa te conseguir uma copia. Se isso nao for possivel de resolver na hora, pegue os dados dessa pessoa e ja deixe tudo encaminhado para que, no dia seguinte, vc possa obter esse material o mais rapido possivel. Nao esqueça que em TV, tempo é dinheiro, e qto menos tempo perder, menor sera o prejuizo.
Um bom produtor traz para a ilha de edição as soluções, e nao os problemas. Se a produção tiver que ser feita na edição, vc tera serias dificuldades.

Uma outra situação é quando ha falta imagens na matéria. Uma coisa que anda sendo feita ultimamente e que eu considero errado é depender completamente de fotos baixadas ou do Youtube. Vc utilizar dessas duas opções para dar um incremento na materia, eu sou totalmente a favor. De repente um video, uma foto de um programa antigo, uma curiosidade a mais para ilustrar seu video, perfeito, eu concordo. Agora, vc fazer de sua materia um apanhado de coisas retiradas de internet,a coisa começa a pegar.
Video de Youtube é para ser visto no computador, nao na televisao. A resolução é totalmente diferente, a imagem do Youtube vista em TV nao é boa (os videos ficam totalmente quadriculados), a edição nunca pode deixar esses videos em tela cheia,ate para diminuir o impacto da má qualidade, enfim, eu acredito que cada um tem que estar na sua. Captar imagens no local sempre, pesquisar DVDs e fitas de video atras de material de qualidade para ilustrar sua materia, isso sim é o correto.
Isso vale tbem para fotos baixadas na internet. Só devemos utiliza-las em ultimo caso mesmo, a título de curiosidades especificas, como imagens de infancia de um entrevistado, por exemplo.Casos nessa linha ou excepcionais. Nao devemos utilizar fotos para mostrar cidades, lugares, coisas que estao gravadas em video e podem ser buscadas atraves de fitas e DVDs. Ate porque estamos falando de TV (imagem em movimento). Quem gosta de ver fotos, vai busca-las em albuns, livros...menos na televisao.

A internet nos trouxe muitas facilidades sim. Mas nao podemos deixar essa facilidade nos acomodar. Depender unica e exclusivamente dela para resolver problemas de produção e captaçao nao funciona. O serviço fica totalmente amador.
Nao ha internet que substitua um bom produtor que corre atras das soluçoes ou um bom cinegrafista com seu olho treinado para fotografar. É só querer fazer o certo.

Um comentário:

  1. Cara...não tenho absolutamente nada a acrescentar...é só ter boa vontade na captação que um bom material aparece. Editor não é mágico!!! É um baita de um clichê, mas acho que cabe nas suas colocações rs. Grande Abraço e continue com o excelente trabalho

    ResponderExcluir