sábado, 14 de fevereiro de 2009

Plano Sequência


O Plano sequência é uma forma de gravação/filmagem que consiste em se pegar a ação inteira, do inicio ao fim, sem cortes de camera. Já foi utilizada com sucesso em filmes como Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, e em séries de TV, como Arquivo X, num episódio chamado "Triangulo".
Eu particulamente acho genial esse tipo de tomada, até porque a pessoa tem que possuir um grande controle, uma boa direção, para fazer com que a cena funcione e logicamente um equipamento adequado para a captação das imagens, como por exemplo um steady-cam, que evite que a câmera trepide e o resultado seja amador.
É muito dificil fazer um video ou filme inteiro em plano sequencia real, a nao ser que seja algo breve,num cenario mais limitado geograficamente, em que nao haja varias cenas em locais diferentes e distantes, como um comercial por exemplo, ate porque um filme consiste de varias açoes e é dificil passar de uma para outra sem um corte.
Porem eu achei um antigo clip do Paralamas do Sucesso em que eles utilizaram a aceleração de imagens pra disfarçar esses cortes.A camera anda de um lugar para outro, passeia de onibus, a pé, enfim, contraria tudo isso que eu escrevi aí em cima e nao se percebem os cortes. Só achei que a trepidação foi muita, me deu um pouco de dor de cabeça!Quem sofre de labirintite, tontura, decve evitar esse video. Mas pelo fato dele resolver esse problema dos cortes, de disfarçar tao bem a situação, que eu indico como uma soluçao muito boa para esse tipo de dilema.
Taí o video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário