quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Trabalhando em Equipe no Produto Audiovisual


Ja falava um velho dito popular: "Panela que muitos mexem, a comida sai crua ou queimada".
Podemos dizer o mesmo em se tratando de um produto audiovisual. Uma equipe que nao fala a mesma lingua, que nao se entende e que nao se ajuda, faz com que o resultado final de seu trabalho acabe resultando em um grande fiasco.
Se vc chefiar uma equipe de Radio ou TV responsavel em produzir um programa, deixe sempre bem claro as atribuições de cada um.
O diretor deve ser uma pessoa totalmente consciente e capaz na sua funçao. O proprio nome ja diz, ele dirige, ele te da as coordenadas para onde ir. É o capitao do navio, se ele nao souber navegar, acaba afundando o barco e levando a tripulação junto.
Na falta de um diretor, o produtor pode fazer as vezes, auxiliando o pessoal da técnica com a criatividade e com os eventuais materiais utilizados na criação do programa. Se o produtor foi designado para fazer tal tarefa, ele vai responder por ela e vai ate o fim no seu trabalho.

Agora, se depois do trabalho feito vier o diretor e mudar tudo, e aí mais tarde chegar o chefe da equipe e mudar outras coisas em cima do trabalho que estava feito, é perda de tempo total.
O correto é já chegar na hora da formatação do programa com tudo no papel, direcionado, criado e definido, para assim fazer a coisa correta de primeira.
Logicamente que uma ou outra mudança em cima do que foi combinado é perfeitamente normal. Agora, pegar um trabalho feito e jogar fora sem as devidos motivos, sem explicações coerentes do por que disso acontecer, é algo que nao pode existir.

E acima de tudo, se vc tiver a chance de chefiar a produção de um produto audiovisual, tenha confiança total na sua equipe. Eles é que fazem acontecer e que realmente suam a camisa pra fazer o melhor. Incentive, elogie sempre que algo bom for feito. Critique tbem, mas existem as maneiras corretas de fazer isso, não é acabando com o trabalho do seu colega que ele vai fazer melhor. Faça como o meu instrutor da auto escola: sempre que eu fazia alguma barbeiragem (do tipo frear bruscamente ou fazer uma curva todo errado...), ele explicava como fazer do modo correto e no final completava: "na proxima vai ser melhor". Dito e feito, qdo eu fazia correto, ele emendava um "Muito bem, Zé Luis, ta vendo?!".
É simples assim, um time joga melhor qdo todos se entendem,se respeitam e respeitam o trabalho do outro. Isso vale tbem no mundo de radio e televisao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário