quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Para fazer uma boa TV


Eu acredito que para se fazer um bom programa de TV, um video, um filme, um produto dessa linha, nós devemos seguir alguns conceitos básicos para no final das contas obter sucesso.
A produção de TV requer que a equipe trabalhe bem, como uma maquina. E como toda maquina, esta possui diversos componentes. Se algum desses componentes falha, o resultado final de seu programa nao vai ser aquele que vc esperava.
Nao existem milagres. Se um programa nao tem conteudo, se nao tem boas imagens, se nao tem uma ediçao a altura,se nao ha direçao, nao tem jeito. E muito menos tem jeito vc tentar remediar caso um ou outro desses fatores falhe.
Se nao existe conteudo, nao adianta forçar a barra na edição, nao existe uma forma de criar conteudo do nada. Tenta-se quebrar um galho, colocando informações escritas, mas isso pra mim nao diz grande coisa (só atesta que nao ha conteudo mesmo...). Os caracteres poderiam complementar e nao ser o conteudo do programa.

Agora, se o problema é com as imagens, pior ainda. Se o cinegrafista nao fez aquilo que foi pedido, nao é na edição que elas vao se criar.Ou entao, as imagens mal executadas(estouradas, com drops de video e audio): por mais que a ediçao tente arrumar, com correçao de cores, cortes e outros recursos existentes, o resultado final nao sera aquela maravilha toda. Uma imagem captada com um branco bem batido, com boa luz, resulta numa otima e natural fotografia, que sempre é o melhor.

Mas, se vc tiver um bom conteudo e otimas imagens, nao deixe que a ediçao ponha tudo a perder. O bom editor sempre deve ter bom senso e sensibilidade para trabalhar com o que tem nas mãos. Nao basta ser um mero apertador de botoes. Operar sotwares todo mundo opera...e um editor que apenas faz isso poe a perder todo um bom trabalho de produção e captação.

Não é legal tbem fazer videos e programas muito extensos, principalmente em TV. A MTV ficou tao satisfeita com o Programa 15 Minutos que pretende criar mais atrações com esse formato, que deixa o telespectador com gostinho de "quero mais" e na expectativa pelo proximo. Outro bom exemplo de programa curto, que eu até ja citei aqui no blog, é o Pé na Rua, da TV Cultura.

Isso é uma tendencia hoje em dia, ainda mais que,com o advento do controle remoto, o telespectador ficou com o "dedo nervoso", nao consegue mais ficar muito tempo naquela mesma coisa. Entao evite tbem videos e programas muito longos, alem de se tornarem enfadonhos e repetitivos, vc corre o risco de perder sua audiencia no meio do caminho.
Outro fator importantissimo numa produçao:organizaçao. Organização é tudo, evita que vc faça a mesma coisa varias vezes, te mantem no controle da situação, o seu tempo precioso irá render muito mais, a equipe trabalhará com bem menos stress e o seu resultado final será muito melhor.
E mais uma coisa: busque sempre referencias.Leia, assista TV, pesquise na internet, nao limite o seu mundo. Informação é essencial e nunca é demais. Nao se prenda apenas numa ou outra atração,veja de tudo, pois onde vc menos espera, pode achar uma inspiração para vc. Veja filmes, programas (novos e antigos), comerciais,novelas, documentarios, jornais, aproveite o pacote de canais que estiver rolando em sua TV e estude, absorva, aprenda e filtre aquilo que pode ser util para vc um dia.
Esses sao alguns dos fatores que farão com que sua produção de tv, video ou similares prospere.Coisas muito simples, o básico do básico. Mas como eu acredito que simplicidade é tudo, pode ter certeza que se vc seguir essa linha, tudo dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário