sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mais algumas dicas para uma boa captação de imagens



Captar uma boa imagem para sua produção de video é fundamental. Abaixo eu vou listar algumas pequenas dicas que podem melhorar bastante a qualidade das imagens no seu video:
-As cameras de video hoje em dia possuem aquele display de cristal liquido colorido. Alguns cinegrafistas o ignoram e preferem usar o viewfinder em preto e branco, onde é possivel ver melhor os constrastes entre o preto e branco. Mas o legal mesmo é sempre que possivel vc trabalhar a sua camera em conjunto com um monitor de tv. Vc tera condições de enxergar sua imagem mais detalhadamente e prevenir o chamado "fora de foco". As vezes, apenas se baseando no viewfinder da camera, vc nao consegue enxergar que o foco da sua imagem esta no fundo, e nao na figura principal da frente. Com o uso do monitor, esse problema é resolvido.

- O tripé é um dos melhores amigos do cinegrafista. Por mais que alguns digam que sao verdadeiros "tripés humanos", nao acredite muito nisso. Em entrevistas longas, o tripé é essencial, nao ha cinegrafista que aguente o tempo inteiro na raça sem tremer. Se for uma entrevista curta, tudo bem, mas tente fazer alguns movimentos, andando de um lado para o outro, até pra poder dar uma respirada. Mas entrevista grande chama tripé, é a melhor escolha.
As vezes tbem é necessario gravar quadros, fotos, obras de arte, ou mesmo paisagens paradas. Sendo assim, o uso do tripé é primordial. Nada mais bonito que um movimento bem feito, sem trepidações desnecessarias. Uma ediçao de video feita com fotos, usando movimentos precisos de camera, fica muito mais bonita do que se vc fizer animando essa fotos num programa de ediçao.

- Falando em ediçao de video com fotos, sempre use uma luz na hora que estiver gravando. A luz de um fresnel rebatida em um pedaço de isopor fica suave e a imagem de sua foto vai ficar bastante nítida.

-Muito cuidado na hora de mexer em alguns botoes da camera. Certifique-se de que no momento da gravação vc nao deixou ligado sem querer a funçao que habilita data e hora. Vc nao quer que seu video profissional fique com cara de videocassetada do Faustao, certo?Faça como sua camera: foque!Qdo estiver fazendo sua captaçao, se concentre nisso, nao se distraia com outras coisas e preste muita atençao.Esse tipo de erro nao pode acontecer, pois pode por a perder um trabalho inteiro.A edição vai sofrer com isso...

- Bata o branco corretamente, posicione a camera de frente para uma superficie dessa cor, acione o botao correspondente e espere parar de piscar. Pronto, sua camera esta apta a trabalhar!Sempre repita essa operação qdo desligar a camera.

- Cuidado ao gravar no contra luz. Qdo tiver uma fonte muito forte de luz atras de seu objetivo principal na imagem, tente mudar de posiçao, para que vc minimize esse efeito indesejado. Esse é o tipo de coisa que na ediçao nao tem como salvar.

Essas pequenas dicas vao fazer com que a qualidade de suas imagens captadas fique bem melhor, e por consequencia, o seu produto final tbem. Aproveite!

5 comentários:

  1. Zé...meu primeiro comentário aqui nesse blog tão rico de informações preciosas, não só para aqueles que estão começando como para profissionais que já estão na ativa e se esquecem de alguns conceitos que são básicos da profissão. Permita-me acrescentar aqui mais uma pequena observação, com o avanço da tecnologia, as câmeras vem ganhando funções incríveis com mais linhas de resolução e é certo q ao primeiro olhar, intimida, mas nada q um bom estudo da câmera, não resolva...mais no fundo, ser um bom cinegrafista se resume a tudo q acabou de citar no texto acima, ligada a criatividade de cada um e comprometimento com os clientes internos e externos, sem dúvida o resultado final será excelente e sem estresse!

    Parabéns pela idéia deste blog, o texto é mto fácil de ser compreendido. Além de sr um super amigo, vc é um super profissional.

    Bjkona e continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. zé to com uma câmera profissional e ela tem viewfinder preto e branco. brother como calibrar ela para obter boas imagens?

    ResponderExcluir
  3. As cameras com viewfinder em preto e branco sao as melhores pra vc calibrar, pois da pra enxergar melhor os contrastes. Uma dica é vc sempre bater o branco qdo mudar de ambiente na gravaçao e tomar cuidado com a iris. No preto e branco vc tem um bom controle disso, ja q se estiver tudo muito branco, vc tem q fechar a iris, pra equilibrar a imagem com o preto. Dependendo do tipo de serviço q vc estiver realizando, se vc puder ter acesso a um monitor externo pra acompanhar é legal tbem, ate para testar e ver na pratica resultados de brancos batidos de forma diferente, em diferentes iluminaçoes. Mas se isso nao for possivel, o basico é isso: bater o branco e tomar cuidado coma abertura de iris.

    ResponderExcluir
  4. Zé tenho uma sony hd 1000n, gostaria de saber como bater o branco, pois estou tendo dificuldade, poderia me ajudar?

    Elizete

    ResponderExcluir
  5. Elizete, de uma olhada nesse outro link aqui do meu blog, onde tem um video exlicativo desse camera:
    http://zecomblog.blogspot.com/2010/03/camera-sony-hvr-hd-1000.html

    ResponderExcluir