sábado, 28 de fevereiro de 2009

Instalando uma placa Firewire no seu PC Tenha sua ilha de edição em casa!


Antigamente eu acreditava em um conceito (talvez porque a tecnologia nao estava tao desenvolvida assim)no qual para ter uma tremenda ilha de edição vc teria que investir uma tremenda grana numa placa de captura poderosa, com mil efeitos mirabolantes, e que só assim vc poderia editar seus videos em casa.
O tempo passou, a experiencia falou e hoje eu vejo que é possivel ter um bom equipamento em casa, por um custo muito mais baixo que uma ilha de ediçao parruda, que faz um excelente trabalho final.
Pra tanto, vc precisa sim de um bom pc, com bastente memoria (de 2 gigas para cima, qto mais melhor), duas HDs (uma para rodar o sistema operacional e a outra para colocar os videos) com bastante espaço, uma boa placa de video...e uma plaquinha firewire!
E o que seria a tal placa firewire?É uma placa que conecta sua camera digital (filmadora mini dv, digital 8, dv cam)ao pc e que torna possivel transferir as imagens para dentro do computador para posterior ediçao.
Se vc for montar seu computador com uma pessoa de confiança, peça para ele instalar a placa fire wire. Sua ilha de ediçao estara pronta!

Agora, se vc ja tem um bom pc, mas nao tem a placa firewire, de uma olhada no video abaixo. Apesar de ele ser um pouco longo, explica detalhadamente como instalar a placa e como fazer as conexoes necessarias para vc realizar a captura sem problemas.
Falando em captura, vc pode capturar seus videos atraves do programa Adobe Premiere Pró. Porem, essas placas as vezes vem com um programa proprio para captura, como o Pinacle Studio. Embora eu nao curta esse programa para EDITAR ele é bom para capturar o video em diversos formatos. Se por exemplo vc quiser apenas passar o conteudo de uma fita para DVD, sem ediçao, vc pode capturar com esse programa, escolher o formato MPEG 4 e pronto!Ja estará no formato correto, vc nao precisara fazer nenhuma conversao. É só queimar o DVD!
Mais um detalhe, se vc tiver uma camera ou VT mini dv com entrada firewire e saida analogica (rca, branco, amarelo, vermelho, aquela la que ja existia na epoca do video cassete....), vc pode conectar atraves da camera um monitor de TV e acompanhar sua ediçao com muito mais detalhes.
Assista o video e tenha sua propria ilha de ediçao em casa!

5 comentários:

  1. Boa noite. tenho uma panasonic AGDVC 20, mini dv, tem saída dv. Trabalho com filmagem de eventos em geral. Gostaria de saber qual dessas placas me atende e onde consigo compra-la e qual a media de preço. Se puder me respoder via e-mail: winstonmedeiros@yahoo.com.br. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA AMIGO E VALEU PELO VIDEO! MAS CONTINUO COM UM PROBLEMA A PLACA (OU SEI LÁ O QUE...?) NÃO ESTA RECONHECENDO A FILMADORA HC 52 DA SONY ESTOU USANDO O NERO PRA CAPTURA DO VIDEO MAS NÃO RECONHECE O DISPOSITIVO LEMBRANDO QUE O PC JA RECONHECEU A PLACA ESTA TUDO OK! ME AJUDE POR FAVOR!!! SEPUDER ENVIE PARA O MEU E-MAIL POR FAVOR YULICK@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. tenho uma filmadora mini-dv, da marca jvc, porém esta com a placa firewire queimada , aonde posso arrumar esta plca? e-mail - oramos_123@hotmail.com
    29mai2010

    ResponderExcluir
  4. Prezado Zé

    Comprei uma filmadora JVC GR DV800, comprei uma placa firewire Sky Media, os Slots da placa mãe é PCI ex 16. Uso o Win 7. O sistema reconhece a placa firewire no gerenciador de dispositivos, porém ao conectar a filmadora não dá nenhum sinal.
    Existe alguma incompatibilidade ai ??

    Se tiver alguma opinão, por favor preciso de ajuda !

    Agradeço sua atenção !

    ResponderExcluir
  5. Alexandre Sena, vc tem algum pgma de ediçao instalado no pc, como o Premiere?

    ResponderExcluir