sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fazendo um estúdio de Chroma Key "em casa"


Achei bem interessante esse video aqui (pena que o Youtube tirou a trilha sonora, mas vale o registro mesmo assim). Uns gringos aí resolveram criar um "estudio em casa" pra fazer Chroma Key

(aquele lance de gravar a pessoa no fundo verde ou azul e depois inserir outro fundo no lugar dessas cores)e registraram o passo a passo da empreitada.
Alem da curiosidade mesmo em saber como foi feito esse estudio, vale ressaltar o recurso utilizado, que foi deixar a camera ligada gravando direto, paradinha la no tripé, para depois na ediçao, acelerar a imagem e vc ver tudo em tempo recorde. Esse tipo de recurso dá um efeito bem legal na sua produçao, e pode ser utilizado sempre que vc quiser gravar uma determinada ação em um mesmo lugar. Nesse caso foi a construçao do estudio, mas vc pode gravar um anoitecer, ou um amanhecer, o fluxo do transito, ou mesmo uma pessoa pintando um quadro ou fazendo uma obra de arte!É só escolher a posiçao correta, ter o cuidado de nao tirar o tripé com a camera de sua posição inicial e tudo dará certo no final.
Dê uma olhada no video abaixo e veja o resultado:

18 comentários:

  1. Nossa meu que interessante, eu gosto muito dessas coisas de makin of, gostaria de saber se aquela tinta é uma tinta especial, e se tem o tom de verde ou azul exato, e fora isso tem o software pra edição tbm..... um exemplo disso são 2 clips com essa tecnica; SINGLE LADIES, e SWEET DREAMS ambas da cantora BEYONCE abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. A tinta verde até tem um tom exato e uma tinta especial (o verde é o q da o melhor resultado). Tanto q é a mais cara a venda. O azul vc ja pode fazer com tinta normal, desde q seja aquele azul mais escuro e brilhante. A titulo de curiosidade, com vermelho tbem da p´ra fazer. Sao as tres cores basicas, o azul, verde e o vermelho (chamadas em ingles pela sigla RGB).
    Hoje em dia varios softwares de ediçao fazem esse efeito, como o Adobe Premiere, Sony Vegas, Avid Liquid Edition e o Final Cut. Obrigado pelo comentario, Bruno, continue sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  3. "feito em casa" Não é bem assim, fazer um local, virar chroma é simples. O problema é depois, para iluminar um chroma de forma homogenia é mais complicado.

    é necessário para um chroma simples que seria usado para um PM "plano medio" 4 fontes de luzes para o chroma e mais um contra "na cor majenta" para o personagem.

    Dá para usar 4 kinos flus (nome de um tipo de refletor) usando 6 lâmpadas em cada, de forma a ficar dois apontando para cima e dois para baixo, a utilidade do refletor de contra (este pode ser opcional, depende do que a narrativa pede) é para destacar o personagem do fundo, é bom fazer esse contorna na cor majenta para que o personagem não fique com borda azul ou verde.

    O preço de refletores considerados bons, para fazer chroma é alto. Porém dá para fazer com refletores mais simples, mas nunca ficará tão bom e recorte não vai ficar bem feito.

    Abraço!

    Se alguém tiver alguma dúvida, pode me perguntar.

    Sou estudande de cinema na Unisinos (RS).

    ResponderExcluir
  4. "a tinta verder dá melhor resultado" não é por ai, a tinta verde dá bom resultado, porém a diferença em usar verde ou azul é pelo simples fato de se na cena tem coisas verdes ou azuis, o resultado tanto numa quanto em outra é o mesmo ^^

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentario, continue sempre conosco...

    ResponderExcluir
  6. kara muito loko
    gostei muito
    eu também fiz um estudio para chroma keyer em ksa, mais nao chega nem perto do seu
    parabéns seu estudio é profissional

    ResponderExcluir
  7. Na real, o estudio nao é meu, é um exemplo gringo q eu achei no youtube. Se vc curtiu esse, de uma olhada nesses aqui:
    http://zecomblog.blogspot.com/2010/02/mais-alguns-exemplos-de-chroma-key.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Matheus, estou querendo montar um estúdio e li sobre a importância da iluminação, pode mandar mais detalhes sobre os equipamentos necessários? Meu Portal Www.saothomedasletras.net, e-Mail portalstl@gmail.com, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    gostaria de saber qual tipo de cor exata do verde,para eu comprar o tecido
    adorei o blog,a de parabéns !

    ResponderExcluir
  10. Joao Claudio, pra vc ter um resultado profissional no seu chroma, é bom utilizar um tecido especial mesmo, feito para esse fim.Vc pode encontrar esse tipo de material em lugares especializados, como esse aqui do link abaixo, mas nada impede q vc, a titulo de experiencia, possa pegar a cor q aparece nesse anuncio aqui q estou te passando e tentar comprar um tecido de cor parecida, pra ver o resultado. De uma olhada aí e veja o q acha:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145744559-tela-verde-especial-para-efeitos-chroma-key-green-screen-_JM
    Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. É possível eu fazer uma trasmissão em tempo real usando o chroma? Gostaria muito de ter uma resposta. Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  12. Thiago, possivel ate é de vc transmitir em tempo real com o chroma, porem isso demanda um programa de transmissao de tv via internet profissional e uma certa estrutura como cameras, luz, pessoas pra operar esse esquema todo, enfim...nao é uma coisa q de pra fazer assim tipo agora, ligando a webcam e pronto, a coisa é mais complicadinha!Mas q da, da!

    ResponderExcluir
  13. Na verdade há um programa chamado ManyCam, que pega a sua imagem da webcam e tira o fundo.

    Você teria que deixar a webcam paradinha, sair da frente dela e tirar uma foto somente do fundo, depois é só colocar o fundo que você quiser, pois quando a webcam detectar o fundo igual ao da foto, ele anula o fundo, colocando a imagem que você quiser, ou até mesmo uma cor.

    Se chama ManyCam.

    Além disso, dá mpra colocar texto rotativo em baixo, e tals... =)

    Mas é super caseiro.

    ResponderExcluir
  14. como coloco o pc a tv e a camera conequitados juntos

    ResponderExcluir
  15. Vc nao precisa ligar tudo junto, vc pode gravar na camera a imagem com o fundo apropriado, depois vc passa essas imanes gravadas pro pc via fita ou cartao de memoria e faz a ediçao em um programa proprio para isso, q foi o caso desse video, por exemplo, ok? Obrigado pela visita e nao deixe de clicar em nossos banners de propaganda aqui do blog, é isso q mantem o nosso atrabalho por aqui! Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. ola amigos olha tenho vontade de montar um tv online aqui pra minha pequena sidade eu ja edito no premiere cs5 mas gostaria de saber como montar uma tipo com studio croma key

    quantos refletores tenho que usar pra fazer um croma key e que tecido ou tinta auguem sabe o nome desse tecido ou dessa tinta pra mim comprar outra duvida posso usar refletores caseiros de 1000 desses que usamos em iluminação .

    ResponderExcluir
  17. Dione, pra fazer o estudio com chroma, vc pode sim usar refletores de 1000, rebatidos no isopor ou mesmo com difusores pra amenizar a luz e ela ficar mais suave..o basico de luz pra vc montar o chroma é uma fonte de luz do lado da camera, outra do lado oposto,pra compensar as sombras dessa primeira fonte, e uma mais direcionada atras, na cabeça da pessoa (o contra luz)..dando uma olhada no google, procure por "iluminaçao de 3 pontos" q vc vai achar todos os detalhes, ok? Qto ao funco pra recortar, eu recomendo q vc compre um pano com a cor apropriada, no Mercado livre tem bastante, de uma olhada nesse link aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/chroma-key_DisplayType_G

    ResponderExcluir
  18. Blog Do Zé: Fazendo Um Estúdio De Chroma Key "Em Casa" >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Blog Do Zé: Fazendo Um Estúdio De Chroma Key "Em Casa" >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Blog Do Zé: Fazendo Um Estúdio De Chroma Key "Em Casa" >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK YV

    ResponderExcluir