segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

@liscapista Meets The Television - E Lá Vem Mais Um BBB...


Lá vem mais um Big Brother Brasil. Confesso: a primeira edição me deixou vidrada. A novidade era bastante interessante, pois as pessoas pareciam espontâneas (até porque não tinham idéia de como o público estava recebendo a atração). Acompanhei a primeira temporada até a saída do Adriano Castro (artista plástico baiano). Desencanei quando percebi que o tal de Kleber “Bam Bam” iria para a final. Não entrava na minha cabeça dar uma baita grana (na época, “só” uns 500.000 reais) para um sujeito que não aparentava ter mais de um par de neurônios. Bam Bam venceu, os participantes atraíram algum interesse da mídia (nem 1/5 do que rendem as temporadas mais recentes), e eu simplesmente achei que a ingenuidade original se perderia na segunda temporada, portanto a ignorei. Tudo que sei dela é que, certa noite, uma doida armou um panelaço. Achei que o programa não emplacaria 5 temporadas.

Que nada. Foram-se 10 anos e, como disse uma vez Marcelo Tas, há cerca de 150 ex-BBB’s em circulação. Os que atingiram o estrelato a gente conta nos dedos de uma só mão: Sabrina Sato e Grazi Massafera, que tiveram oportunidades de ouro e souberam aproveitá-las com muita inteligência. Irislene Steffaneli encabeça na Rede TV uma atração que é a sua cara: fala de irrelevâncias. Juliana Alves tem uma carreira decente como atriz. De todo o resto, podemos nos esquecer, e a gente tenta, mas eles não deixam. Alguns fazem o impossível para se manterem na mídia. Kleber Bam Bam sempre acha algum “projeto” novo para divulgar. Não o vejo desde a Múmia do Funk, talvez a maldição das pirâmides do Egito o tenha atingido. Gente como Tatiana Giordano e P.A. caçou alguns níqueis comentando eventualmente assuntos aleatórios em programas da Rede TV. Válido. Jean Wyllis entrou para a política e o tempo dirá se foi válido ou não (esperamos que sim, formação para trabalhar direito ele tem). A Multishow insiste em Diego Alemão, que ressurge anualmente em atuação metalingüística: um big brother falando de big brother. Jaqueline Khury bem que tentou com os Legendários – e tinha carisma para se manter no ar –, mas sabe-se lá o que deu errado, pois desapareceu. Uma garota da 7ª e outra da 8ª edição tentam fazer um pé de meia posando para revistas e rendendo notas. Estão certas, beleza não é eterna e brasileiro tem memória MUITO curta (eu mesma já havia me esquecido de uma delas e só lembrei enquanto pesquisava para esse texto). Todos os demais, ou tiveram o brilhantismo de seguir com suas carreiras originais ou estão vivendo das moedinhas colhidas no período das vacas gordas, pois sumiram. O que faz todo sentido já que, até onde sabemos, essas pessoas geralmente tem formações em administração de empresas, publicidade, carreira na polícia, entre outras, o que não justifica a transformação do dia para a noite em atores/apresentadores de TV. Ver o BBB como uma porta a se abrir para sua carreira (ou até para uma nova opção de carreira) é uma coisa coerente, achar que vai se tornar a nova sensação da mídia é para poucos e requer, além de talento, muito trabalho. Não são 90 dias no ar que vão garantir isso. Taí o vencedor da oitava edição que tinha tudo para virar um rockstar, mas teve a sensatez de não adiantar o fenômeno Fiuk.

Enfim, dia 21 de dezembro vi no Programa A Tarde é Sua que uma aeromoça da segunda edição estava panfletando nas ruas para sobreviver. Duas coisas me intrigam. 1 (e principal): por que, tendo participado do programa há quase uma década atrás, a pessoa ainda atrai interesse da mídia? 2: apesar de estar infinitamente mais bonita hoje do que na época do programa, falar 4 línguas e ter 20 anos de experiência (assim disse ela), por que não consegue emprego? Algo está muito estranho: dizem que atingimos a menor porcentagem de desemprego “na história deste país”. Ok, ela não é mais nenhuma jovenzinha, mesmo assim me causa estranheza que alguém que tenha se tornado popular não tenha conhecidos que possam indicar uma vaga de emprego. Ela diz ao repórter que a exposição mais atrapalhou do que ajudou – e é compreensível. Acredito na mentalidade retrógrada dos empregadores. Mas e quanto a toda essa produção que a mantém “nos trinques”, isso tudo são favores, e é estranho que essa gente capaz de ceder maquiagem/cabelo/roupas não lhe arrume um emprego de vendedora em shopping ou recepcionista de salão de beleza. Soa tudo muito fora do lugar e a impressão que fica é que ela insistiu em uma carreira no showbiz e acabou deixando passar tempo demais para voltar àquilo que ela sabia fazer. A impressão ficou ainda mais nítida quando a vi interagindo com o povo na rua, como se fosse ela também uma repórter.

Posso estar fazendo um julgamento errado (talvez esse país não seja a maravilha que dizem por aí e a moça teve mesmo dificuldades em retornar à sua profissão), mas acessando eventualmente o Ego e até mesmo vendo os vídeos de inscrição para a próxima temporada, percebemos que esse pessoal aposta todas as suas fichas no showbiz, independentemente de formação/vocação. É meio constrangedor. Depois daqueles quinze minutos de diversão, do bate-boca e das intrigas, toda essa gente volta a ter exatamente a mesma relevância de antes: nenhuma. Seria prudente ter um Plano B antes mesmo que se pense em se inscrever.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

@liscapisca Meets The Television! - Gimenez...e o Bilu!!

Pare o que você estiver fazendo e assista o que vem abaixo. Depois eu dou meu parecer.













Você já deve ter ouvido falar no Latininho. No sushi erótico. Dois quadros bizarros exibidos no Domingão do Faustão muitos e muitos anos atrás. Já deve também ter ouvido falar das crianças com problemas esquisitos que o Ratinho mostrava em seu programa. Essas coisas sumiram da TV, e aí eu já pensava “bom, agora nada mais vai me surpreender, né”. Mas chegou o fatídico 14 de dezembro de 2010, dia em que essa pérola de programa acima foi ao ar.

O humor involuntário esteve presente todo o tempo. Luciana Gimenez, grávida linda, fantasiada de viúva alegre num longo preto. Na cabeça, portava um urubu empalhado. O ufólogo/pesquisador convidado para falar sobre um ET tem um nome cujas iniciais são U.F.O.. Um cover do Alfinete do Pânico realizou a matéria. Em um vídeo de péssima qualidade, o ET diz ter muitos produtos que interessam a nós, humanos. Quando o programa terminou eu desconfiava que esses produtos eram drogas muito mais pesadas do que todas que existem na Terra e que algumas pessoas que participaram do programa e o produziram já a haviam consumido (quem sugeriu à Luciana pôr o urubu na cabeça foi uma delas).

La Gimenez ficou tão desbaratinada que falou inglês, português, francês, e até um SHOOSH soltou durante o programa. Pudera. Os debatedores, todos céticos, ironizaram por todo o tempo. Um deles, uma atriz, não fez nem o favor de pentear o cabelo para aparecer na TV. Os alienígenas têm nomes de personagens de Walt Disney, tipo Huguinho, Zezinho e Luizinho. Mas os militares citados pelo “pesquisador” como conhecedores da situação têm nomes de ianque, todos eles. Segundo o ufólogo, Bilu, o ET de voz infantil e português perfeito, passeia por aí: já esteve em outras cidades do país e na França. Achou por bem dar as caras para a TV brasileira. Não saca nada de marketing, o negócio é CNN, seu Bilu.

Há um momento iluminado em que Luciana Gimenez pergunta ao pesquisador “qual foi a primeira vez em que o Bilu apareceu na sua vida?”. Quem mudou para a Rede TV naquele exato momento pode ter achado que se tratava de confissões de um homossexual. Contrariado ou questionado, o ufólogo demonstrava sempre grande irritação e/ou indignação, típicas dos que não têm como contra-argumentar.

A mensagem de Bilu é de esperança: ele teria algo a compartilhar conosco que só nos faria bem. Mas estando entre os terráqueos há mais de 4.000 anos, por que ele teria resolvido dividir sua informação só agora? Seria pela proximidade com 2012? E por que ele se comunica com voz e entonação de narrador de história da Série Disquinho? E por que em português, se ele fala todas as línguas e, em inglês, sua mensagem seria entendida por infinitamente mais gente no mundo inteiro?

A gente quer acreditar em tudo que venha de outro planeta (até porque eu acredito piamente nessa história de 2% da população ser composta de ETs que convivem conosco, ela faz sentido porque explica muita coisa), mas do jeito como esse programa abordou o tema, não dá nem para ter a boa vontade de dar o benefício da dúvida. Uma coisa é tratar determinados temas com leveza, outra coisa é por no ar um freak show (e, como se não bastasse, esse urubu na cabeça da Gimenez vai aterrorizar minhas noites pelo resto da vida). Se o cara se presta a ser escada para esse stand up comedy, eu entendo que nem ele está levando seu próprio trabalho a sério.

Herbert de Souza disse que se encontrar o Bilu, vai sair na mão. Estou ansiosa por esse episódio.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Dica de Livro: Dr. House – Um Guia Para a Vida


A editora Lua de Papel acaba de lançar o livro Dr. House - Um Guia Para a Vida...q trocando em miúdos, é um manual para vc se dar bem seguindo o estilo de vida do Dr. Gregory House!
Só lendo pra crer mesmo, nao sei se da pra levar a serio isso...mas q eu estou muito curioso para saber o conteudo desse livro, isso eu estou!
O preço é bem camarada, vi no Submarino por 19,90! Aproveite q vc nem precisa sair aqui do blog, clica aí num dos icones do Submarino q tem ao lado e compre ja o seu!
Abaixo tem um link com a sinopse do livro e mais algus detalhes de como o escritor Toni De La Torre chegou nessa obra:
http://portaldecinema.com.br/news/2010/12/13/livro-dr-house-um-guia-para-a-vida/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

@liscapisca Meets The Television! - Humor e MTV



Quem não entende o humor americano, e por isso não vê graça nas sitcoms americanas (esse tipo de gente existe sim), deve estar se sentindo órfão com o anúncio do cancelamento do Casseta & Planeta Urgente após quase duas décadas no ar. Poucas opções restaram para esse pessoal: o Zorra Total (programa de humor sem graça), a Praça é Nossa (mesmo programa há 30 (40?) anos), a Turma do Didi (programa de humor para menores de 10 anos de idade), o CQC (que tem no Top Five seu grande momento, com material tirado de outras atrações e fornecido pelo público, e cuja fórmula denunciar o mal feito + despir a ignorância dos políticos + cobrir campeonatos de futebol está começando a se tornar cansativa) e o Pânico na TV, que também ficou repetitivo e está abusando da fórmula gostosas de biquini (como se mulher pelada fosse engraçado).

Surpreendentemente, a MTV, um canal cuja finalidade seria tocar e difundir música e artistas da área, é quem está renovando o humor na TV nacional há pelo menos uns 2 anos. Primeiro foram Hermes & Renato, programa de fundo de quintal que passava tarde da noite, provavelmente por conta da alta quantidade de palavrões. Depois vieram Marcos Mion e os Barbichas com o Quinta Categoria, uma das coisas mais simples e divertidas que já apareceram na TV. Mion estava visivelmente à vontade, os rapazes do improviso eram magistrais, o resultado, divertidíssimo. Os Barbichas foram para a Band, onde ganharam uma produção cheia de frescurinha que acabou com o encanto da proposta. Mion foi para a Record, e já sabemos no que deu (se bem que sua graça parece estar em recuperação com a oportunidade de sacanear o programa A Fazenda, mas me pergunto que fim levará o Legendários quando o reality show chegar ao fim). E então surgiu Marcelo Adnet e seu 15 minutos, que a princípio parecia um programa “tapa-buraco”. Ele lia e-mails, cantava musiquinhas, fazia imitações. Eu não entendia nada e sentia vergonha alheia. Aí veio o Furfles, programa dominical de fim de noite com duração de meia hora em que Adnet e um elenco de apoio tratava de um tema diferente a cada semana: futebol, adolescência, escritório. Completamente despretensioso e hilário, era o tipo de programa que deixava gostinho de quero mais no fim. Depois de um ano, o programa saiu do ar, mas a MTV trouxe um novo humorístico, Comédia MTV, no qual aproveita, além do elenco do Furfles, a nova equipe do Quinta Categoria (que não dá ao programa a mesma graça do grupo os Barbichas, mas no Comédia MTV se sai muito bem), a dupla do Furo MTV (outro programa sem pretensão alguma e divertidíssimo), Dani Calabresa e Bento Ribeiro. O programa tem personagens fixos, como Fábio Renato e seu DepreShow, a esquisita Fernandona, eventualmente surge o maravilhoso Traficante Gay (um dos personagens mais engraçados já criados), e tem sempre um número musical (o que é super coerente, uma vez que estamos falando da Music Television), com um vídeo clip tão bem elaborado que poderia figurar tranquilamente no Disk MTV em tempos de Restart e Justin Bieber. Mas, é claro, a fixação de todo bom comediante é ele, astro maior da TV brasileira, e como não poderia deixar de ser, Marcelo Adnet tem também sua interpretação do aniversariante do dia, Sílvio Santos. No caso dele talvez fosse mais correto dizer uma “incorporação”. O Sílvio Santos de Marcelo Adnet é todo especial: é humano – faz sexo, joga futebol, vai ao analista, fala palavrão e gosta de ROQUE n’roll. É a imitação mais interessante de SS que já apareceu. Para quem gosta de humor simples, despretensioso e realmente engraçado (ao contrário de muito do que se vê por aí), Marcelo Adnet nos presenteia todas as quartas-feiras na MTV, a partir das 22h30. Ou no YouTube, que está CHEIO de vídeos dele, a qualquer hora do dia.

(Quer ter uma idéia do prestígio que a MTV está conquistando com sua programação de humor? O último Comédia MTV da temporada teve a participação de ninguém menos que Selton Melo).

Marcelo Adnet meets Sílvio Santos


Sílvio Santos sendo assaltado

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

@liscapisca Meets The Television! Policia 24 Horas


O melhor Tropa de Elite que já fizeram foi ao ar ao vivo, ao longo dos últimos dias. O momento que coroou a reportagem foi a prisão de um bandidão do tráfico, devidamente todo urinado. T-o-d-o u-r-i-n-a-d-o. Na Rede Globo, ao vivo, para todo o país. Daquelas coisas que, quando você vê, pensa, “poxa, como que eu nunca havia sonhado com um momento assim?”.

Vivemos numa sociedade e uma realidade tão violentos que só pode ser natural todo o interesse em torno desse tipo de ação e até mesmo pelos programas que estão no ar aí desde os tempos de Aqui Agora e as histórias tétricas de Gil Gomes. Atualmente, quando se fala em programa policial, quem nos vem à mente é José Luiz Datena, com sua gritaria, indignação e reportagens que nos fazem crer que o mundo acabou e estamos vivendo no limbo. Então, esses programas policiais só servem para nos deixar deprimidos, correto?

Não. O mais novo dos programas policiais – que está mais para reality show, só que sem as competições bobocas – pode ter o efeito colateral inesperado de resgatar a autoestima de quem o assiste. Quando alguém comenta esse programa, é sempre com um sorriso na cara, daqueles de quem está pensando “esse papelão eu jamais seria capaz de dar, nem depois de 30 brejas”. Afinal de contas você não se jogaria num córrego fétido para fugir da polícia, seria? Ainda mais usando a camisa do Corinthians. O coração sente um alívio quando você vê o desespero escancarado de uma mãe que vê seu filho (geralmente muito jovem) indo para o camburão completamente travado de tanta droga e pensa “bom, pelo menos esse vexame eu nunca vou fazer minha família passar”. Polícia 24 horas mostra os astros do programa – policiais de diversos pontos do país – em atuações sempre bem sucedidas, o que nos dá a sensação de que estamos bem amparados. Vemos os policiais garantindo a segurança nos estádios de futebol antes, durante e depois das partidas (e vemos como torcedor é geralmente uma racinha patética, novamente elevando nossa autoestima – quer dizer, isso se não formos torcedores também). O reality show policial não nos traz a indignação por ouvirmos relatos de mais crimes escabrosos, cada dia um pior do que o outro, e a sensação de que nada vai acontecer. O programa, ao terminar, nos deixa com aquela sensação gostosa de que o crime – seja ele grave ou bem pequenininho – não compensa, de que os maus vão para a cadeia e os bons são justiçados. Tudo aquilo em que anda difícil crer. Sem gritaria no seu ouvido. E com um bocadinho de ação sem efeitos especiais.

E a gente desenvolve um respeito maior pelos policiais porque... sinceramente, lidar com esse tipo de gente que eles têm de lidar por aí, mantendo-se sérios e respeitando o cidadão deve ser de uma dificuldade monstro. Olha esse goiaba deslumbrado porque a lata dele começa a cantar e cisma que tem que levar uma grana por ela (com comentários do Datenão)

Como é que a polícia lida com isso sem perder a serenidade?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tripé E-Image 7080

Eu costumo seguir no Youtube alguns canais de lojas de video, pois sempre essas empresas estao postando alguma novidade dentro do campo de tv principalmente.
A Seegma (uma loja famosa dentro desse segmento) é uma dessas empresas, e hj eu encontrei um video mostrando um tripé de modelo E-Image 7080.
Normalmente tripé é um negocio indispensavel pra qualquer cinegrafista. Fazendo uma metafora (eu adoro metaforas)bem simples: sair pra uma gravaçao e nao utilizar o tripé é como sair de casa e esquecer de por as calças (ou a bermuda, o short, etc, etc,etc..)..eu me sinto "pelado" numa gravaçao se nao tiver o tripé para fazer meus movimentos de camera!
Esse tripé E-Image 7080 esta na faixa dos 3000 reais (2.925), e pelo video parece funcionar bem para cameras maiores, de ombro. E ele vem com a "estrela" (uma peça q vc encaixa debaixo das pernas do tripé), e pode acoplar um dolly, pra fazer aqueles movimentos deslizando sobre as rodas (um dolly pra esse tipo de tripé nao custa nem 200 reais!).
De uma olhada no video e veja o principio de funcionamento do tripé E-Image 7080:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

@liscapisca Meets The Television - A "Sensualidade" da Madrugada


Na TV, nada se cria, tudo se copia. Às vezes, de forma aprimorada. Outras vezes, era melhor ter jogado no lixo.

Ao ligar uma TV de madrugada na Itália, você finalmente entende porque um sujeito feito o Berlusconi é eleito primeiro-ministro três vezes. Ele é a essência da alma italiana: mulher desinibida em quantidade é tudo que o italiano quer na vida. Então, é coerente eleger alguém que pratique e valide isso. Após a meia-noite, cerca de 25% dos canais italianos estão comentando e/ou reprisando futebol, 5% deles transmitem noticiário e previsão do tempo, 5% passam algum documentário sobre a Segunda Guerra ou filme antigo de algum país exótico e o restante (65%) tem mulher seminua ao vivo conversando no telefone com você. Tem pra todo gosto: morena, loira, eslava, sulamericana, sozinha, em duplas, mas todas muito, muito safadas, dizendo coisas de corar a Vovó do Pânico. Na tela, números de telefones e valores por minuto. Quem quiser uma ligação com privacidade (conversa-se ao vivo com as vozes abafadas por música), paga mais caro, mas fala mais. E quem está ao telefone? Solitários com um fetiche em comum: o pé. Para cada um que pede um close do derrière, três pedem do pé. Esses programas são bizarros, porém é tudo tão trash e descarado que o resultado é divertidíssimo.

Um dia, por volta da uma da manhã, vejo na Rede TV duas moças de lingerie sobre um sofá. Uma delas usando um baby-doll que não deve ser usada por uma moça com mais de 12 anos, a menos que esteja indo dormir sozinha. Na tela, o número do telefone, com os valores a pagar por minuto. Maravilha! O humor involuntário chegou à minha TV!

Mas e a conversa? Ai, a conversa... Elas tentavam atrair os telefonemas dizendo que tinham quatro “ingressos” para o motel, (oi, q?), e quem quisesse acompanhá-las tinha que telefonar. Elas falavam sobre o que fariam lá. Será que tinha jacuzzi? Uma delas queria passar horas agradáveis conversando na Jacuzzi. (Hein?) De repente... ah, eu quero dançar! E começam a dançar, desconjuntadas, de uma forma que daria demissão do clube de strip com justa causa. Juro. O tom de voz gritado de uma delas, o vocabulário, a dança, tudo passava longe demais do que se entende como sexy, provocante ou sensual. Uma delas percebe um tapete no chão. Será que no motel tem um tapete igual a esse? Vou me deitar nele, que gostoso. Como é que é? Não sou homem, mas broxei meia hora atrás. Num dado momento, até em compromisso elas falaram. Se havia algum homem assistindo, nesse momento ele desligou a TV e foi dormir.

Dias depois, madrugada de sábado para domingo, comecei a zapear. Parei na TV Gazeta: no ar, três ou quatro moças trajando lingeries de gosto duvidoso, uma delas com um robe que ia até o chão. O mesmo número de telefone no ar. Assisti por quase meia hora. Nunca fiquei tão constrangida com tamanho festival de pudor. Então, você trabalha na TV vestindo lingerie para entreter praticantes do prazer solitário que pagam por uma ligação. O que você faz? Se faz de difícil, de pudica. Um coitado trocou gracejos com uma das moças. Jogou um vídeo-game de pobre e ganhou. Não tem prêmio. Ah, mas ele merecia um prêmio. Pediu para a moça tirar o sutiã. A linha caiu. E o pobre ainda tomou uma chamada: você é muito safadinho! Oi? Madrugada de sábado, pagando R$ 1,64 por minuto mais impostos, ela esperava o quê? Para conversar sobre problemas do mundo já existe o Fala Que Eu Te Escuto, com ligação grátis.

Não sou público-alvo desse tipo de atração nem de longe, mas você pode ganhar telespectadores das maneiras mais inesperadas. Só que o que tentaram fazer aqui não produz sequer um riso de espanto, só o mais puro constrangimento. Tenho dó do cara que se empolgar com um programa desses; até Sabrina Sato inseminando vaca é mais sexy.

Programa Azaração.


Ó aqui uma das loucas falando em casamento. Mais provocante, impossível.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

@liscapisca Meets The Television - Domingão do Portiolli!


Ainda meio sem entender porque a Globo ignorou a expressão melhores momentos ao anunciar a apresentação do show de Paul McCartney e não nos deixou saber que tudo que veríamos era um mero apanhado daquilo que os responsáveis pela programação julgassem que era o que gostaríamos de ver. Eu achei mesmo que eles fossem transmitir, na íntegra, um dos shows mais esperados do ano (quiçá da década ou do século) em pleno domingão à noite. O erro da emissora não foi ter transformado um dos maiores espetáculos da Terra em um compacto, e sim não ter avisado aos seus telespectadores “essa é uma obra prima adaptada”. Foi duro preparar-se um dia inteiro para assistir à trilogia Senhor dos Anéis e ser premiado com a descoberta de que só veria um trailer. Enfim, pelo menos a energia de Paul McCartney presenteou-me com uns momentos de boca aberta no dia internacional da depressão, eu só queria conseguir acordar na segunda-feira com metade do pique que ele tem.

* * *

E falando em senhores que nos deixam de boca aberta... e a sucessão natural ao trono de Sílvio Santos, hein? Lembro-me que no fim da década de 90*, Sílvio Santos teve um problema na garganta que o forçou a diminuir o ritmo de seu trabalho (na época, ele ficava o domingo i-n-t-e-i-r-i-n-h-o no ar) e Gugu, então uma estrela em ascensão, despontou como seu herdeiro natural, assumindo boa parte do domingo. Quando apresentava o Viva a Noite no sábado, Gugu era “o cara”, mas quando entrou para tapar um buraco (no caso, um rombo), o domingo tornou-se irrelevante (para mim). Até que surgiu Celso Portiolli na apresentação do Hot Hot Hot*, programa que tinha um quadro de calouros divertidíssimo chamado A Hora do Chacal*. Celso Portiolli vinha da rádio Jovem Pan, onde atuava como o hilário Pastor Abu, e era naturalmente divertido. Sabe-se lá por que passou os... 20* anos seguintes tapando buracos no SBT, até a bela manhã de domingo em que, estranhamente, acordei antes do meio-dia, Gugu estava trabalhando na Record, Faustão estava perdendo quilos a olhos vistos (esse mundo ficando cada vez mais esquisito) e, ao ligar a TV, deparei-me com o bonitão do Portiolli apresentando... o Domingo Legal. Fiquei chocada não com a presença dele e sim com a existência do programa, porque Gugu já havia levado a malinha dele para a Record há algum tempo e o Domingo Legal já tinha dado tudo o que tinha que dar havia tempos.

Grata surpresa. O programa ficou um pouco mais curto e a presença de Portiolli trouxe um gás novo e uma leveza que eu não via em Gugu (sempre muito solene na apresentação de um programa que deveria ser apenas divertido), mesmo a quadros de apelo emocional, como o Construindo um Sonho. Fiquei muito feliz, há tempos eu achava que o Portiolli era subaproveitado e ele obviamente tinha nascido para aquilo (e ainda por cima faz o favor de embelezar nossos televisores). Se Sílvio Santos resolver se aposentar para cuidar apenas de salvar suas empresas, não haverá mais o que temer: o melhor de seus pupilos está mais do que bem formado – veja você mesmo se não são tal “pai”, tal “filho”.

Celso Portiolli dança salsa (vá direto a 2:45)


Um dos momentos clássicos da TV brasileira


* Esses dados não são 100% fiéis. Nada mais me lembro e deu preguiça de verificar.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tudo Sobre Cartões de Gravação


Trago ate vcs agora um artigo publicado no Blog do Keko Sinclair (se vc ainda nao segue esse blog, esta perdendo tempo!) muito interessante para aqueles q querem conhecer a fundo sobre cartoes de gravaçao.
E util pra vc tbem q ainda nao esta familiarizado com essa nova tecnolgia, q ainda é adepto das fitas e quer conhecer as vantagens (e porq nao)os riscos de gravar em cartoes de memoria.
É um artigo excelente, q me esclareceu muitas duvidas. Fica aqui meus agradecimentos ao Keko Sinclair por mais esse post, cujo link ta logo aí abaixo:
http://kekosinclair.blogspot.com/2010/11/breve-cartao-de-gravacao-seguro-ou.html

Steadicam - Ajustes

Mais um otimo tutorial da Foco Filmes, dessa vez mostrando como regular um steadicam, de acordo com a camera q vc vai utilizar. O video é muito bom e mostra o qto é trabalhoso vc calibrar o equipamento para tirar todo o potencial q ele pode te proporcionar.
Isso apenas comprova o fato tbem de q fazer tv é algo q demanda tempo, para se conseguir bons resultados, a pressa é algo q deve ser esquecida, caso contrario, a coisa nao vira!
De uma conferida em mais esse tutorial da Foco Filmes, q ta bem bacana!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

@liscapisca Meets The Television - Two And a Half Men



E então. Você também ficou com dó ao saber que talvez Sílvio Santos veja seu rico e merecido império ir para as cucuias? Por enquanto, a notícia mais triste que circula é que o SBT está negociando a venda de suas madrugadas para programação religiosa. Você sabe o que isso significa?

Provavelmente você não sabe, mas o SBT após a uma da manhã vira um mar de felicidade para quem gosta de seriados americanos (mas não quer entregar até as calças para a operadora de TV a cabo). Tem Without a Trace, Cold Case, Chuck. E, diariamente, tem uma das sitcoms de maior sucesso da TV americana atualmente.

“Ah, mas seriado dublado é uma porcaria!”. Concordo. Mas essa sitcom maravilhosa, à sua disposição de grátis num horário que não costuma ter nada que preste na TV, recebeu uma das melhores dublagens que já vi. Os tons e impostações de voz são bastante semelhantes ao original. Poucas piadas se perderam na tradução. E ainda somos brindados com três episódios seguidos sem absolutamente NENHUM comercial. Não tem como ser mais feliz.

O núcleo de Two & a Half Men (Dois Homens e Meio) é muito simples: dois irmãos que vivem juntos – o mais velho, um solteiro beberrão e pegador; o mais novo, um divorciado problemático – convivendo com um garoto adolescente (filho do irmão mais novo). Como coadjuvantes temos a mãe bruxa, a vizinha assediadora, a empregada castradora, a ex-esposa folgada e uma infinidade de mulheres que entram e saem daquela mansão a rodo. Um dos pontos altos da série são as metáforas usadas por Charlie Harper (magistralmente interpretado – ou seria uma simples representação de si mesmo? – por Charlie Sheen) para falar sobre seu esporte favorito: o sexo, inclusive na modalidade “individual”.

O seriado ecoa outra série já encerrada, igualmente bem sucedida que, a princípio, parece não ter nada a ver com a história dos dois irmãos, mas que chega a ser inteiramente recontada em alguns episódios. Você já viu o sujeito que fracassa no casamento, mas que não consegue parar de pensar em repetir o mesmo erro (chegando a cometê-lo, na terceira temporada, por curto período de tempo). A questão da esposa lésbica também está presente, ainda que no caso de Two and a Half Men trate-se apenas de uma “suspeita” (ou desculpa). Isso mesmo, Alan Harper é Ross Geller sob efeito de esteróides, já que ele também é Monica Geller em toda sua neura de organização e limpeza. Como se não bastasse, ele é também Phoebe Buffay, com sua prática de métodos alternativos de cura. Charlie Harper sofre igualmente de dupla identidade: é uma combinação do charme e volubilidade de Joey Tribbiani com o sarcasmo-que-esconde-meus-traumas-familiares-de-infância praticado minuto a minuto por Chandler Bing. Quando o irmão se encrenca, Charlie Harper se dedica a criar listas de piadas possíveis para a situação. Você já viu isso antes. Friends contou essa história durante 10 anos e era impossível que personagens bem interpretados com problemáticas tão parecidas não tivessem feito o mesmo sucesso.

O negócio é começar a fazer uma novena para Sílvio Santos tirar seu banco da lama e não ter que vender a alma das madrugadas do SBT.

sábado, 13 de novembro de 2010

Ponto de Ouvido - Como Funciona

Trago ate vcs mais um tutorial da Foco Filmes, agora abordando o ponto de ouvido, aquele aparelhinho q os apresentadores de tv normalmente usam para se comunicar com o diretor do programa.
No video abaixo é mostrado como funciona o ponto, suas caracteristicas e ate como esconde-lo na roupa, para q ninguem perceba q ele esta la!
É so clicar no video abaixo e conhecer!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Workshop Panasonic AG-HMC80

A loja Seegma sempre faz videos interessantes, mostrando diversos equipamentos em operação, praquelas pessoas q tem duvidas q produto adquirir, saber quais sao as suas funcionalidades, etc.
Continuando nessa linha, dessa vez a eleita para ser analisada no video é a camera Panasonic Ag HMC 80, recem lançada aqui no Brasil.
Ela é um aperfeiçoamento do modelo 70, q eu achava meio complicada de utilizar por nao ter nenhum anel de foco (o q pra mim ja inviabiliza um trabalho em foco manual, fazer foco em botao é dificil pra mim). Porem esse modelo 80, alem do foco manual no anel, traz caracteristicas como gravaçao em Full HD em cartao SDHC, audio balanceado, montagem de ombro (bem legal para fazer movimentos), entre outros itens q sao esmiuçados nessa palestra da Seegma.
O video esta em duas partes, ajeite-se ai na cadeira e confira:


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Minha Nova Colaboradora - @liscapisca Meets The Television

Com grande satisfaçao q eu trago ate vcs, leitores do Blog do Zé, a minha nova colaboradora: Lisandra Coelho, tbem conhecida como @liscapisca
Ela vai ser a responsavel por um texto semanal sobre...televisao! Sempre me divirto com os comentarios dela via Twitter qdo ela esta assistindo tv (e ela assiste MUITA Tv)...entao nao podia deixar passar batido essa oportunidade de compartilhar com todos o talento dessa moça...
Entao, sem mais delongas...

@liscapisca Meets The Televison!!!




Olá!

Foi com muito orgulho que aceitei o convite de meu amigo Zé (o do blog) para escrever periodicamente algumas coisinhas sobre tv. Acontece que ele é um preguiçoso e eu sou uma viciada, e ele achou por bem “terceirizar” a tarefa, por mais que seja ele o jornalista/radialista/tevezista(?) e eu... uma mera curiosa.

Mas digamos que eu não seja uma completa leiga. Tendo passado uma enorme parte da minha vida diante da tv (acredito que a primeira geração a ter sido criada pela babá eletrônica, de fato, foi a minha, pois eu já passava minhas manhãs na frente da máquina de fazer doidos quando a Xuxa era apenas a namoradinha desinibida do Pelé), por mais que eu não tenha o conhecimento científico/acadêmico sobre a coisa, eu tenho a vivência. Sei identificar o que presta e o que não presta, não só em termos de qualidade (ou de falta dela), mas também em termos de “isso é muito chato”/ “isso até dá para assistir”. E desconfio que meu critério seja de certa forma interessante, do contrário não se justificaria o convite que me foi feito.

Sou capaz de passar um domingo inteirinho na companhia da tv, só brincando com o controle remoto na mão. E isso porque minha assinatura popular de tv a cabo me contempla apenas com os canais até o número... 43, uma put@ falta de sacanagem. Só me sobram History Channel, National Geographic, Globo News, Multishow (de que não gosto muito) e Universal Channel para ser feliz. Se eu assinasse o combo master ultra super mega blaster da minha operadora de tv a cabo, era capaz de virar de sexta-feira para a segunda de manhã na frente da tv, sem comida, banho nem contato com seres humanos, só brincando entre a Warner, a Sony e a Fox (está falando uma louca por séries em estado terminal aqui). É por conta de querer que sobrem uns trocados no fim do mês que assisto muito à tv aberta. Ou grátis. Ou podre, se você preferir.

Enfim, abracei aquela filosofia de “se a vida lhe deu um limão, faça uma limonada” e resolvi, após alguns felizes anos no mundo da tv a cabo e um período de limbo e guerra com a tv em geral, fazer as pazes com a tv aberta e tentar extrair o que há (pode haver?) de melhor nela. Afinal de contas, trata-se de um circo/zoológico/hospício gratuito ao alcance da sua mão 24 horas por dia, e não é possível que a gente não consiga se divertir com absolutamente nada que nela haja. Até o Fala que eu te Escuto pode ser uma baita diversão se você o assistir com o olhar certo.

Assim sendo, conversaremos sobre coisas divertidas (ou que, no mínimo, podem fazer com que você se sinta alguém melhor) que existem na tv aberta. Então, nos vemos na semana que vem, quando conversarei com você sobre um dos maiores sucessos da tv... a cabo. Só porque eu sou realmente louca por sitcoms, mas também porque, na verdade, o produto está disponível para nós, reles mortais, se conseguirmos ficar acordados até a uma e meia da manhã para assistir a uma das coisas mais interessantes que a tv americana criou nos últimos tempos. ;-)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Livro "Os Cinco Cs da Cinematografia"



Livro bem interessante sobre tecnicas de cinema, indispensavel para quem pensa em ingressar nessa area. Confira a sinopse:
"Ilustrada com mais de 500 imagens, esta obra clássica apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografica. Os cinco Cs detalhados aqui são: corte, composição, close-ups, continuidade e câmera: ângulos. Pioneiro do cinema nos Estados Unidos, Mascelli fala também dos problemas mais comuns durante as filmagens e dá dicas fundamentais para a edição. Entre os temas abordados estão: tempo e espaço cinematográfico; regras de composição; ponto de vista; altura e ângulo de câmera; cenas máster; tipos de edição, direção da imagem etc. Fundamental para os estudantes de cinema, tem revisão técnica do cineasta Francisco Ramalho Jr."
Conheça mais do livro clicando no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u710516.shtml

Tecnicas de Gravaçao Handycam


Ha muito tempo atras eu postei aqui um video com tecnicas de uso de handycams. Agora eu achei um site da Sony q da um direcionamento para os principiantes começarem a entender como utilizar uma handycam da melhor forma possivel.
Esse site da dicas de como trabalhar melhor com a luz, uso de zoom, enquadramentos, movimentos, o basico para vc sair gravando numa boa e com resultados melhores, isso tudo ilustrado com videos de exemplo.
O site ta logo aí abaixo, é so entrar e aproveitar!
http://www.sony.pt/hub/aprender-a-tirar-fotografias/9

Site Dicas de Fotografia



Como eu sempre digo aqui: eu sou um fotografo frustrado...mas mesmo assim, eu nao desisto nunca, entao tai uma dica sobre um site chamado Dicas de fotografia.
La tem artigos bem interessantes sobre tecnicas de como fotografar, equipamentos, dica de ediçao nas fotos, entre varias outras coisas.
De uma fuçada por la e divirta-se:
http://www.dicasdefotografia.com.br/

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas de Livros

130 projetos para você aprender a filmar
Sinopse: Uma leitura imprescindível para qualquer um que aspire se tornar um cineasta. A obra mostra, passo a passo, o que é preciso fazer para produzir um filme, da criação do roteiro à divulgação do produto final.
Hoje, mais do que nunca, qualquer um pode produzir um filme com ferramentas eletrônicas simples, como computadores portáteis, câmeras fotográficas e celulares. O livro 130 projetos para você aprender a filmar ensina leitores a trilharem todos os passos necessários para produzir um filme, a começar pela organização da ideias, passando pela escolha e uso da câmera, edição e divulgação do produto final.
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=22478

150 lições para você aprender a fotografar

Sinopse: Aspirantes a fotógrafos que acreditam que a câmera é a melhor ferramenta para capturar a forma como enxergam a realidade, podem se apoiar neste livro tanto para aprimorar seu trabalho quanto para conhecer o legado deixado por artistas renomados, como Henri Cartier-Bresson.
Desde que foi criada, nos anos 1830, a fotografia exerceu um fascínio inexplicável sobre a consciência coletiva. Hoje, praticamente dois séculos mais tarde, ela move diversos setores da economia. A indústria do turismo é alimentada pelo desejo que consumidores têm de visitar destinos que conhecem apenas por fotos, e é praticamente impossível pensar na indústria da moda sem a fotografia. A publicidade, por sua vez, dificilmente cria anúncios sem o auxílio dessas imagens. O livro 150 lições para você aprender a fotografar dá aos leitores dicas sobre como fotografar com criatividade e qualidade, seja com fins comerciais ou por hobby, em ambientes a céu aberto, estúdios ou residências.

http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=22479

Iluminador Caseiro Para Macrofotografia

Pra variar, mais um projeto de gambiarra para facilitar sua vida. Agora na hora de fotografar.
Se vc curte um pouco de eletronica e tem alguma habilidade em montar pequenos circuitos, vai gostar de fazer esse iluminador caseiro de leds, para fazer fotos em macro.
O tutorial em si é bastante elucidativo, nao tem grandes segredos na montagem, acompanhando direitinho o passo a passo vc nao vai ter grandes dificuldades em monta-lo.
O link para esse projeto ta ai logo abaixo:
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/iluminadorcaseiro.shtml

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Blog Keko Sinclair

Esses dias tava fuçando no Google, procurando material sobre a filmadora Sony NX5U, qdo achei tudo q eu precisava a respeito no blog do Keko Sinclair.
Aí eu resolvi dar uma olhada geral no blog e descobri q ele é muito, muito legal!
Pra quem gosta dessa area de tv e video, tem zilhoes de dicas muito legais, invençoes pra facilitar e dar mais qualidade nas suas gravaçoes, toques sobre equipamentos, dicas de tecnicas de gravaçao,enfim, um material riquissimo na area de audiovisual ao alcande de seus dedos!
Eu ja estou seguindo, e se vc fosse vc, guardava o endereço abaixo nos seus favoritos!Muito bom mesmo esse blog do Keko Sinclair:
http://kekosinclair.blogspot.com/

Como Fazer Um Evento Com Corte Ao Vivo

Mais uma dica q eu postei no twitter e to trazendo aqui pro blog.
E mais uma colaboraçao da Foco Filmes, dois videos bem legais mostrando como montar uma estrutura para a gravaçao e corte de um evento com tres cameras.
Mostra como montar o switcher, o posicionamento de cameras, a captaçao do audio, como se comunicar com apresentador e cinegrafistas no palco, enfim, mostra o passo a passo de como montar a estrutura pra realizar esse tipo de evento.
Os dois videos estao logo ai abaixo. Aproveite!



Making Of Video Corporativo

Postei essa dica via Twitter, mas vale a pena colocar aqui tbem no blog.
É mais um video da Foco Filmes, mostrando como se preparar para fazer um video corporativo.
Mostra desde o planejamento do check list, as autorizaçoes de imagem, toques importantes na hora da gravaçao para conseguir melhores cenas e melhor material para a ediçao, e tbem o resultado final depois de toda a preparaçao.
Vale muito a pena acompanhar esse video e se ligar em como se preparar para fazer um institucional de qualidade para seu cliente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Estudio Caseiro Para Fotografia

Achei um video muito legal no Youtube, q mostra como vc fazer um estudio caseiro para fotografar pequenos objetos com o maximo de qualidade de imagem.
Apesar de estar em espanhol, da pra entender tudo de boa. Mostra como fazer um pequeno fundo infinito, a iluminação necessaria, como deixar essa luz mais eficiente, os ajustes da camera, ate chegar no resultado final.
É um otimo exercicio de luz em pequena escala, aqui se utilizam ate tres luminarias para se chegar na luz ideal, alem de isopores para deixa-la mais suave e bonita.
Tbem serve de referencia caso vc monte um estudio num tamanho maior, em escala real, so mudam as proporçoes obviamente, mas os principios sao os mesmos.
É aquilo q eu sempre afirmo e nao canso de repetir: uma luz bem feita é o q valoriza uma imagem, seja em foto ou video. E mais uma prova disso esta nesse video.
E pra quem acha o contrario, eu so digo uma coisa: vc esta errado!
Confira ai embaixo:

Kodak ZX1 - Suporte Improvisado

Qdo acordei hoje de manha, vi q estava passando MacGyver no Canal TCM. E como grande admirador de pessoas q fazem da gambiarra um elemento de salvaçao nas horas dificeis, andei fuçando nos armarios, vi meia duzia de 3 peças dando sopa e resolvi criar um suporte para dar mais estabilidade nas imagens q costumo fazer com a minha Kodak ZX1.
Nao tem segredo algum, é apenas um pau de fogo, um bracket (uma peça q existe para ser usada em cameras q nao possuem sapata) e um iluminador de led chines q tava la encostado (qto melhor o iluminador, obviamente melhor a qualidade da imagem).
Encaixei o pau de fogo numa das roscas do bracket, em cima desse encaixe rosqueei a Zx1 e na outra ponta, encaixei a luz na sapata, sem dificuldade alguma.
Alguns movimentos de camera ficam claramente melhores..logico q nao vai adiantar nada sair andando com ele achando q nao vai tremer, pois vai (isso nao é um steadycam!), mas a melhora na movimentaçao é sensivel.
Se vc tiver esses elementos soltos por aí e quiser arriscar a ideia, eu recomendo.
Abaixo, um video q eu fiz da coisa em funcionamento:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Video Aulas Adobe Premiere


To postando 3 links aqui para download de algumas video aulas do Adobe Premiere. A "sinopse" desse curso diz q tem tudo q vc precisa para começar a editar com esse software.
Entao, de uma baixada nos arquivos e se quiser deixar um comentario com a sua avaliaçao, sera muito bem vindo!

Parte 1: http://www.4shared.com/file/41114221/4c2c6c03/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart1.html

Parte 2: http://www.4shared.com/file/41117653/f8df9cda/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart2.html

Parte 3: http://www.4shared.com/file/41121477/accbcb23/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart3.html

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Suporte de Ombro Horizon HCam

Achei no canal da Merlin no Youtube uma ferramenta bastante interessante para quem usa handycams e as vezes sente falta de um pouco de estabilidade nas imagens: é o suporte de ombro Horizon HCam.
Eu chupinhei do proprio canal a descriçao desse equipamento:
"Mais qualidade e conforto na operação de sua câmera o hCam é a opção perfeita para gravações que exigem maior mobilidade e agilidade do operador de câmera.

Com uma base resistente e um confortável apoio de ombro o hCam permite você usar sua criatividade em suas filmagens com estabilidade nos movimentos e perfeição nas imagens, abuse nas gravações do jeito que quiser com o hCam e veja o resultado final de imagens com estabilidade perfeita.

o HCam Cine Kit possui engate para tripé para maior versatilidade de suas gravações, o encaixe no tripé é feito de forma rápida e fácil, uma opção a mais para suas filmagens.

Suporta câmeras de até 6KG

Características Principais

Base Plate com ajuste de altura para facilitar o uso com outros acessórios como mattebox e lentes maiores que exigem ajuste de altura da câmera no hCam.

Shoulder Pad, mais conforto e firmeza, apoio de ombro super confortável.

Handle ergonômico e super confortável para utilização por longo período fazendo movimentos rápidos e precisos.

Câmera no centro de gravidade, menos esforço nos braços e mais controle dos seus movimentos com menor desgaste físico."

Ou seja, é um equipamnto completo, e pelo video da pra ter uma idéia bem legal de como opera-lo.É legal q vc pode usar as duas maos pra controlar tudo, e isso realmente te da uma grande estabilidade.
De uma olhada no video e confira:

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Foco Filmes

Ha algum tempo descobri um canal no Youtube bastante interessante, é o canal da Foco Filmes, sempre com dicas muito interessantes sobre video e audio.
Ja divulguei aqui anteriormente alguns videos especificos, mas hoje eu convido vcs a se inscreverem nesse canal, vale muito a pena, pois tem muita coisa legal la pra ser vista e aprendida.
Entao nao perca tempo e se inscreva tbem no canal da Foco Filmes no Youtube:
http://www.youtube.com/user/Focofilmes

sábado, 2 de outubro de 2010

Blog do Zé no Twitter!


Acompanhe a gente agora tbem pelo Twitter. Siga-nos no @blog_do_ze !

Curso Básico - After Effects CS5

Achei um site bem interessante, chamado Veja e Aprenda, que possui alguns cursos bem interessantes.
Destaco aqui no blog um curso basico de After Effects CS5, para principiantes mesmo, onde vc pode ter uma boa ideia geral desse programa e, com tempo, se aventurar por ele em processos mais complicados.
O site tai abaixo, clique e confira:
http://www.vejaeaprenda.com.br/?cat=14

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reflecmedia: A revoluçao do Chroma Key?

Estava bisbilhotando, pra variar, as comunidades de video do orkut, qdo me deparei com um topico bastante interessante: um link q mostrava algo q poderia ser a revoluçao do chroma key.
Cliquei la pra ver e descobri um negocio chamado Reflecmedia, da CVP Mitcorp.
A principio nao me chamou a atençao, pois era uma tela cinza e uma luz fazendo contra na cabeça do apresentador. Pensei: "vai dar um recorte porco"...eis q de repente a tela cinza ficou verde e o recorte saiu perfeito!
Como meu ingles nao é dos melhores, tive q ver de novo e ai me liguei tbem num anel de luz LED q é acoplado na frente da camera q vai gravar esse chroma.
Me aprofundando mais e indo atras de outros videos, acabei descobrindo como esse processo funciona.

Essa tela cinza é composta por nanoespelhos (espelhos microscopicos) q só irao refletir a luz verde ou azul do anel de luz LED q é conectado na frente da camera. Isso faz com q o funco cinza adquira uma dessas cores, independentemente das sombras q estejam refletindo nele!E o mais importante, essa luz nao reflete na pessoa, nos elementos de cena, enfim, ela fica totalmente voltada para a tela cinza.
Eu achei sensacional, para espaços pequenos e com pouca iluminaçao disponivel, o resultado parece ser bem satisfatorio.

O q nao é muito satisfatorio é o preço para nos, pobres mortais...em torno de 1800 e poucos dolares...mas, para quem tem grana pra gastar, pouco espaço e pouca iluminaçao em estudio, é um brinquedo q eu compraria facil!

Bem legal essa tecnologia,e de uma olhada em todos os videos aqui colocados no post pra entender na pratica como funciona o Reflecmedia.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como Montar Um Equipamento Caseiro de Iluminação

Eu tenho um certo fascinio pelas gambiarras, isso é um fato!
Em TV, a gambiarra, vez ou outra, é o q salva o profissional na hora de um aperto...uma fita crepe, um grampo, coisas q aparentemente só McGyver faria, sao as soluçoes para problemas de ultima hora q surgem numa produçao.
Se apegando nesse tema, eu trago ate vcs um video q encontrei no Youtube, mostrando como fazer uma iluminaçao caseira e economica!
Trata-se de um soft para iluminaçao em estudio (a meu ver, serve tanto para video como fotos), feito com uma caixa de papelao, papel aluminio e um lençol! (alem de algumas pecinhas na parte eletrica, tudo muito barato e de facil aquisiçao).
Alem da ideia em si do soft ser muito boa, o video tbem é bem legal, todo realizado com fotos, num stop motion bem interessante, animado e de resultado bastante agradavel!
Parabens pela ideia, e fica aqui a sugestao para a montagem do soft caseiro a custo baixissimo!

Iluminador de LED Para Câmera

Achei um canal do Youtube muito legal. É de uma produtora chamada Foco Filmes, do Rio de Janeiro.
Eles disponibilizaram nesse canal alguns video muito bons (que com o tempo estarei colocando aqui), com praticas e tecnicas bastante valiosas para a area de video e audio.
Esse primeiro video aqui é sobre um iluminador de LEDS bem interessante. É sempre complicado vc adquirir esse tipo de produto pois vc nao o ve em funcionamento, vc ve nos sites de venda, mas dificilmente existe um video mostrando o que ele realmente é capaz de fazer.
E esse video aqui mostra isso e muito bem, inclusive como fazer (utilizando 2 deles) uma luz em estudio.
De uma olhada e confira. Qualquer duvida, o email da produtora esta no final do video. Aproveite!

domingo, 5 de setembro de 2010

Teste de Iluminadores COMER

Achei esse video aqui na comunidade do Adobe Premiere no Orkut (feito pela revendedora Seegma), mostrando os varios modelos de iluminadores LED da marca COMER. Interessante para pesquisar mais a respeito, ja que existem dezenas de modelos a venda por aí e as vezes nao temos padroes reais para saber se o iluminador funciona bem ou nao (principalmente aqueles q tem pra vender no Mercado Livre, q sao baratos,prometem muito e realizam pouco!).
Mas com esses aqui da pra ter uma ideia muito boa do funcionamento. Clique ai embaixo e confira:

domingo, 29 de agosto de 2010

Broadcast And Cable 2010


Estive na ultima sexta na maior feira de tecnologia em tv e radio da america latina: a Broadcast and Cable. E, pra variar, foi um show de tecnologia de ponta na area da comunicaçao.
Logo de cara, o q chamou a atençao foi a tecnologia 3d, tanto nas tvs como nas cameras. O estande da Sony estava bastante concorrido. La era possivel experimentar o mundo 3d nas tvs e num telao gigante. Pena q, como eu sou meio cegueta, o efeito comigo nao funcionava muito bem, mas para quem tem uma boa visao, o divertimento foi grande.
Ainda no estande da Sony, varias cameras disponives. Destaque para a Z5, um pequeno sonho de consumo meu, pra falar a verdade!
Um outro brinquedo q chamou a atençao,agora no estande da Quanta, foi uma grua retratil. Ela "estica" e "encolhe" em tres estagios, e o controle da camera em vez de ser num joystick apenas, ficava num conjunto q vc operava com as duas maos. Eu achei bastante interessante e preciso esse processo.
Sem contar as tendencias em luz. A luz fria e de leds definitamente abriram e tomaram seu espaço. Leds portateis para camera e coloridos para efeitos em estudio estavam la presentes.
Deve-se tomar cuidado para nao confundir esses leds coloridos de estudio com aqueles q sao utilizados em baladas por exemplo. Esse tipo de led é MUITO forte, se rebater numa parede branca, por exemplo, vai acabar "inundando" tudo de cor, estragando o ambiente. Porem, os q tinham na feira davam um colorido suave e, mesmo contra a parede branca, nao rebatiam na pessoa, tudo ficava iluminado bem e por igual. Deve-se escolher o fornecedor correto para se comprar esse tipo de produto!
Se eu for ficar contando tudo q havia la na feira, nao saio mais desse post hoje. Para resumir a coisa toda, foi mais um show de tecnologia (algumas ate um pouco distantes ainda da realidade nossa), mas q com o passar do tempo, espero eu, se tornará acessivel aos produtores de tv.Sempre é bom visitar esses eventos e ficar por dentro do q aconteceu.
Eu fiz um pequeno video com um resumo de algumas coisas q vimos na Broadcast and Cable 2010. Gravei com uma Kodak ZX1 (por isso certas imagens tremidas, valeria a pena nesse caso um steadycam pra maquinas fotograficas q vi la da Canon!). Porém, valeu o registro e eu quero estar de novo ano q vem la!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Stroome: Editor de Videos On Line

Achei no site do programa Olhar Digital um videozinho bastante interessante, mostrando um novo editor de video online: Stroome. Apesar desse nome esquisitinho em portugues, a ideia em si é bem interesante.
Vc faz o upload de seus videos e sons, e edita tudo online, sem instalar nada. E tem a chance de interagir com os amigos, q podem acessar seu perfil e trabalhar no seu video tbem!
Para conhecer um pouco mais do Stroome, de uma olhada no video abaixo:

domingo, 22 de agosto de 2010

Tutoriais Adobe Premiere CS5 - Ultra Key

A Adobe lançou ha algum tempo a nova versao do Premiere, a CS5. Uma das das grandes mudanças no programa foi sem duvida a ferramente de chroma key.
Se nas outras versoes ela nao era la grandes coisas, nessa aqui, ela esta sensacional!
Com um nome novo, o Ultra Key é uma ferramenta de recorte de chroma key bastante eficiente, ja na primeira tentativa o recorte fica quase perfeito. E com os varios parametros disponiveis para vc mexer, o trabalho final fica muito bom mesmo.
Separei um excelente tutorial dessa ferramenta, q encontrei no Youtube. Conheça e se divirta com o Ultra Key!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Efeitos Simples Valorizam Seu Vídeo na Internet

Ultima parte da trilogia do Uol Tecnologia, q ensina a fazer um video com mais qualidade para publicar na internet.
Nesse ultimo, a enfase é em cima de alguns efeitos de video e transiçoes do Adobe Premiere.
Bom video para principiantes começarem a se interar mais no assunto ediçao de video:

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aprenda a Editar Um Vídeo Básico Para a Internet

Segunda parte da "trilogia" do UOL Tecnologia, q ensina como fazer um video online com melhor qualidade.
Nesse "episodio", é mostrada a edição que foi feita, no Adobe Premiere CS 4. Uma edição bem simples, apresentando os comandos basicos dessa ferramenta de edição.
É ideal para quem nunca teve contato com o Adobe Premiere e quer conhecer o basico para começar a ediçao de um video.
A materia esta logo aí abaixo:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aprenda a Captar Imagens Para Fazer Um Bom Vídeo Online


Esse é o titulo de uma materia que saiu no UOL Tecnologia. Trata-se da primeira parte de uma "trilogia", q vai ensinar a vc fazer videos para internet com maior qualidade.
Nesse primeiro, sao mostrados os aspectos basicos para vc conseguir uma boa captaçao de imagens. Dicas de enquadramento, iluminaçao e uso (ou nao) do zoom nas suas produçoes.
Essa é a "sinopse" que acompanha o video na pagina do UOL:
"Tecnologia dá dicas sobre como fazer um bom vídeo para a internet. Nesta primeira parte, o editor de vídeos Derek Sismotto ensina como captar imagens concentrando-se em três aspectos: enquadramento, iluminação e zoom. O 2º vídeo, que será publicado em 4/8, dará dicas básicas de edição no programa Premiere. O 3º e último vídeo da série, que será publicado em 11/8, ensinará alguns recursos do Premiere para valorizar o conteúdo."
Vou ficar ligado aqui nessas datas para trazer pra vcs os outros videos dessa serie. Esse aqui ta bem legal, e os aspectos abordados nele nao sao apenas para videos online nao, sao os conceitos basicos para fazer uma boa gravaçao, seja qual for o meio que vc ira veicula-la: internet, DVD, Blu Ray, Pen Drive, PC, fita, enfim, seja qual for o suporte, a midia em q esse video vai estar, esses conceitos devem ser seguidos a risca, para um trabalho de qualidade.
Eu acrescetaria mais uma coisinha: a calma!Pra se fazer um bom video, nao pode ter correria, desespero. A nao ser q vc faça jornalismo, onde vc nao pode perder um lance, uma coisa unica, um factual, onde ate camera tremendo no meio da multidao vale o registro,por se tratar de algo q vc nao vai ter uma segunda chance.
Agora, numa produçao de tv, num video institucional, numa coisa q demande qualidade,a calma é essencial para um bom trabalho. Um cinegrafista q esta sendo apressado nao tera jamais a chance de fazer uma boa captaçao. Uma equipe estressada jamais ira trazer um material decente para ediçao. Uma luz dura jogada no objeto de cena pode arrebentar com uma imagem,ja uma boa luz (feita com calma e capricho) valoriza muito uma captaçao.
Sao diversos os fatores q podem fazer uma imagem se tornar "a" imagem. Agora, basta apenas UM pra destruir todo um trabalho.
Entao, se vc nao quer fazer parte desse "UM" aí, eu sugiro ler e pensar a respeito desse post, e assistir (com a devida calma e atençao) o video abaixo:

terça-feira, 20 de julho de 2010

Radio na Internet Com o Free Stream Hosting


Esse post é uma colaboraçao do nosso leitor Antonio Carlos. Ele deixou um comentario no post a respeito do Lysten 2 My Radio, sobre os problemas encontrados na hora de transpor o player da radio para um site ou blog.
Ele percebeu q isso ate era possivel de ser feito no Lysten, mas só ele conseguia ouvir depois a radio, as outras pessoas nao. Mas depois de muito pesquisar, ele resolveu esse problema atraves de um outro servidor gratis de radio, o Free Stream Hosting.
Vou dar uma passada aqui no post dele:
"To aqui porque descobri outro servidor de streaming gratis igual ao listen2myradio para quem quer montar sua propria web radio. Só que tem uma diferenca entre ele e o listem2myradio.
Descobri um problema com o listen2myradio. Todos querem colocar o player do listen2myradio no seu site ou blog. Tem ate uma video aula que ensina como se faz, mas detalhe, quando colocamos o player do listen2myradio no nosso site ou blog todos que acessam reclamam que não conseguem ouvir nada. Descobri porque: como é um serviço gratuito eles pagam os gastos deles com anuncios, então eles colocam um tipo de bloqueio para não direcionarmos o ip e porta para outra pagina na web, ou seja, os ouvintes so conseguem ouvir a radio no proprio link do listen2myradio, aonde encontramos todos os seus anuncios. Eu coloquei o player do listen no meu site só que so eu ouvia a radio, os outros não. Então pela graça de Deus encontrei outro server de streaming gratis. Ele é igual ao listen, a diferença é que eles te dão
a opção de levar o player pro seu site ou blog, mas tem que levar um anuncio deles tabm, ai estara liberado para todos ouvirem.
A qualidade é de 128kbps e a configuração é igual a do listen2myradio com o sam broadcast e simplecast. Funciona que é uma beleza, vou deixar o link do site: http://FreeStreamHosting.org
É so se cadastrar nesse site e vc ja recebe o ip e a porta.La ensina os procedimentos, so que é um site ingles, tem que ter a barra de tradução do google para traduzir.
Espero ter ajudado a todos, se alguem tiver dificuldades, add meu msn que eu explico como se faz: radioalfapg@hotmail.com
Meu web site gospel é http://radioalfamix.webnode.com.br"
Antonio Carlos, sua colaboração é mais do q bem vinda, e eu acredito q vai ajudar muita gente q teve o mesmo problema q vc. E parabens pela soluçao do "misterio" tbem, a culpa era dos anuncios entao!
E pra facilitar mais a coisa toda, o Antonio Carlos fez uma video aula, ensinando com fazer a radio no Free Stream Hosting, ta logo aí abaixo o video:

Obrigado pela colaboraçao e todo mundo aí de olho na dica do Antonio Carlos. O site e o MSN dele estao aí publicados para contato com outros colegas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curso de Iluminação Rosco


Estou postando aqui um video bem interessante q eu peguei na comunidade do Adobe Premiere, no Orkut.
Essa é a descrição, de acordo com a postagem:
"Este é um vídeo desenvolvido pela ROSCO dublado em português falando sobre técnicas de iluminação ele está divido em 10 partes, o vídeo possui mais de 1 hora abordando o assunto de iluminação em estúdio. Muito interessante para quem quer ter um pouco de conhecimento sobre iluminação que muito importante na produção de vídeos."
É um video antigo, mas os conceitos abordados sao totalmente atuais. Iluminaçao é tudo em TV, uma iluminaçao mal feita prejudica o trabalho, acaba com a imagem. Quem pensa q iluminar é só ligar um sun gun, nem precisa baixar o video. Mas quem quer mesmo conhecer o que é uma iluminaçao profissional em estudio de TV, eu recomendo.
Baixe todas as partes, depois extraia a primeira, q o resto vem automaticamente, ok?
Bom divertimento!E boas luzes!
[Parte1] http://www.4shared.com/file/2cG2TTxw/Curso_de_Iluminaopart01.html
[Parte2] http://www.4shared.com/file/_-v9jAzD/Curso_de_Iluminaopart02.html
[Parte3] http://www.4shared.com/file/GvI89lz6/Curso_de_Iluminaopart03.html
[Parte4] http://www.4shared.com/file/S5ZXpF2U/Curso_de_Iluminaopart04.html
[Parte5] http://www.4shared.com/file/hL5LAFJX/Curso_de_Iluminaopart05.html
[Parte6] http://www.4shared.com/file/lvH_u0ja/Curso_de_Iluminaopart06.html
[Parte7] http://www.4shared.com/file/v_Rc2LQy/Curso_de_Iluminaopart07.html
[Parte8] http://www.4shared.com/file/5KL0ITMt/Curso_de_Iluminaopart08.html
[Parte9] http://www.4shared.com/file/lj_GPYrL/Curso_de_Iluminaopart09.html
[Parte10] http://www.4shared.com/file/fKGdfEAC/Curso_de_Iluminaopart10.html

Cursos 24 Horas



Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line com Certificado

-

Cursos 24 Horas



Uma boa oportunidade para quem nao tem tempo para estudar sao os cursos online.
Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.
Uma boa opção é o Cursos 24 Horas, uma empresa inscrita sob o CNPJ 09.428.468/0001-56 e fundada em 2002 com a missão de possibilitar o acesso à educação de qualidade para o maior número de pessoas. Desde então já qualificou mais de 120 mil alunos de todas as regiões do Brasil.
Nao perca tempo, seja mais um a participar do Cursos 24 Horas. Esteja preparado e atualizado para enfrentar o mercado de trabalho!
Conheça um pouco mais do Cursos 24 Horas atraves desse video:



Cursos Online é Cursos 24 Horas







http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao6771&id=promocao6771


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Limpeza de Fitas VHS - Um Novo e Prático Método


Essa postagem aqui é uma colaboraçao do Professor Robinson Benedusi, que me mandou um email com uma sugestão bastante interessante.
Ele desenvolveu uma forma bem legal de limpar as fitas VHS mofadas, utilizando um video cassete (pode ser um q nao de mais play, se estiver funcionando as funçoes de avançar e retroceder, ja esta valendo), um pregador de roupa, pedaços de feltro e nosso bom amigo alcool isopropilico.
A apostilia q ele disponibilizou aqui para download mostra com detalhes como fazer o processo, é tudo bem simples, mas de acordo com o Robinson, foi bastante tempo pensando e quebrando a cabeça pra desenvolver esse sistema, q como ele diz, é bem simples e sem estresse pra fazer.
Eu achei muito legal a ideia, eu fazia a limpeza de maneira semelhante, mas sem a praticidade q o Robinson trouxe com esse processo aqui.
Fica aqui meu agradecimento ao professor pela sugestao, e sempre q tiver alguma ideia, sugestao aqui pra gente, é so escrever q a gente aqui compartilha com os amigos do Blog Do Zé.
O link pra vc baixar a apostila ta logo aí abaixo:

http://www.easy-share.com/1911268355/COMO LIMPAR O MOFO DAS SUAS FITAS DE FORMA PRÁTICA - Prof. Robinson.pdf

sexta-feira, 25 de junho de 2010

VReveal - Dando Um Trato Nos Videos do Seu Celular

Se vc esta procurando um software online pra fazer pequenas ediçoes e efeitos nos videos q vc capta atraves do celular, deu uma olhada no video abaixo (do Olhar Digital) q apresenta o VReveal.
Da pra aplicar alguns efeitos bens interessantes no seu video e deixa-lo mais atrativo para publica-lo no Youtube ou qualquer outro site de compartilhamento de videos.
De uma olhada:

Verdades e Mentiras Sobre As Mídias de DVD

Pra vc q acha q fazer backup de tudo em DVD é a maneira mais segura de guardar seus dados, esse video aqui abaixo, do Olhar Digital, pode fazer vc mudar de ideia.
Logico q o DVD e o CD sao mais praticos,nao ha a menor duvida...mas apesar de tudo, as velhas fitas eram mais seguras em termos de perda de arquivos, bastava dar uma limpadinha nelas q os filmes, as musicas, voltavam a vida.
Mas assista aqui e tire suas conclusoes:

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Placa de Captura Easycap - Download de Drivers e Informações Tecnicas


Hoje recebi um comentario bem legal (e bastante util) do nosso leitor Mendel. A informação é tao boa q eu resolvi compartilhar aqui na forma de post, pra facilitar o acesso ao pessoal. Sao links para download do cd de instalaçao e drivers da Placa Easycap para Windows Vista e 7, alem de informações tecnicas a respeito do porq da placa nao aceitar a captura de audio com qualidade. Eis o comentario do Mendel:
"Mendel disse...
Amigos,baixem o conteúdo do cd aqui:
http://www.megaupload.com/?d=15GITNHD

Driver win 7 32 e 64:
http://rapidshare.com/files/391769875/Drivers_Easycap_Windows_7_32_e_64_Bits.rar.html


Driver win vista :
http://rapidshare.com/files/388885622/Drivers_for_Vista_64bit.zip.html

Com relação ao som, quase um ano após o primeiro post do Zé, sugerindo o uso do adaptador, e depois de muita pesquisa, conclusão: o Zé estava mais do que certo.
Existe uma incompatibilidade confirmada entre os chips de som HD Realtek(e seus drivers) e a EasyCAP. Os drivers da Realtek se sobrepõem ao da EasyCap e só permitem a entrada de sinal de som pelo microfone ou mixer (Line In).
O correto seria - na seleção do dispositivo de captura de vídeo: SMI Grabber Device, e na captura de som: SMI Grabber Device (ou entrada de audio USB - o nome varia). Ao invés disso temos - captura de som: Realtek HD Audio Input.
Espero ter ajudado um pouquinho. Eu não vou me conformar e vou continuar tentando fazer essa gracinha funcionar sem precisar do adaptador, portanto estou ligado em todas as novidades do Blog do Zé e a disposição de todos. Obrigado pelo espaço Zé."

É isso aí, Mendel, o espaço esta aberto aqui no Blog do Zé, tanto pra vc qto para quem quiser colaborar com ideias, sugestoes, criticas, enfim, quem quiser ajudar de alguma forma aqui, sempre ser muito bem vindo!Valeu pelas informações!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Episodio Final de House Gravado Com uma Maquina Fotografica


Essa foi bem legal: o episodio final da sexta temporada de House foi gravado inteiramente com uma camera fotografica Canon 5D Mark II.
De acordo com o diretor da serie,Greg Yaitanes, "a diferença entre a imagem da cena capturada e a transmitida na tela da TV é sensível e que a câmera capta 24 frames por segundo. “A câmera foi escolhida por ser pequena e mais facilmente usada em espaços restritivos.” Mas e a qualidade da máquina fotográfica em comparação com as filmadoras? “Eu amei e acho que este é o futuro”, respondeu.
O uso do equipamento no set de filmagem de um seriado que passa em 66 países e é visto por 82 milhões de pessoas no mundo todo é mais uma confirmação de que as máquinas fotográficas estão ganhando terreno como instrumento de filmagens. (fonte:Portal Exame: Zeros e Uns)

Realmente, eu assisti ao episodio e meio q fiquei boquiaberto com a qualidade da coisa. Se nao tivessem me falado essa historia, teria passado batido pra mim a qualidade, acharia q é uma camera normal de cinema digital ou coisa similiar, pois realmente ficou tudo muito bom.
Abaixo, um teaser do ultimo episodio, onde da pra vc sentir o poder dessa Canon:

Nao tem como dizer qualquer coisa dessa camera..a unica coisa q eu digo é: eu quero uma pra mim.
Pra vcs babarem mais um pouquinho, alguns testes de imagens feitas com ela: