segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

@liscapisca Meets The Television! Policia 24 Horas


O melhor Tropa de Elite que já fizeram foi ao ar ao vivo, ao longo dos últimos dias. O momento que coroou a reportagem foi a prisão de um bandidão do tráfico, devidamente todo urinado. T-o-d-o u-r-i-n-a-d-o. Na Rede Globo, ao vivo, para todo o país. Daquelas coisas que, quando você vê, pensa, “poxa, como que eu nunca havia sonhado com um momento assim?”.

Vivemos numa sociedade e uma realidade tão violentos que só pode ser natural todo o interesse em torno desse tipo de ação e até mesmo pelos programas que estão no ar aí desde os tempos de Aqui Agora e as histórias tétricas de Gil Gomes. Atualmente, quando se fala em programa policial, quem nos vem à mente é José Luiz Datena, com sua gritaria, indignação e reportagens que nos fazem crer que o mundo acabou e estamos vivendo no limbo. Então, esses programas policiais só servem para nos deixar deprimidos, correto?

Não. O mais novo dos programas policiais – que está mais para reality show, só que sem as competições bobocas – pode ter o efeito colateral inesperado de resgatar a autoestima de quem o assiste. Quando alguém comenta esse programa, é sempre com um sorriso na cara, daqueles de quem está pensando “esse papelão eu jamais seria capaz de dar, nem depois de 30 brejas”. Afinal de contas você não se jogaria num córrego fétido para fugir da polícia, seria? Ainda mais usando a camisa do Corinthians. O coração sente um alívio quando você vê o desespero escancarado de uma mãe que vê seu filho (geralmente muito jovem) indo para o camburão completamente travado de tanta droga e pensa “bom, pelo menos esse vexame eu nunca vou fazer minha família passar”. Polícia 24 horas mostra os astros do programa – policiais de diversos pontos do país – em atuações sempre bem sucedidas, o que nos dá a sensação de que estamos bem amparados. Vemos os policiais garantindo a segurança nos estádios de futebol antes, durante e depois das partidas (e vemos como torcedor é geralmente uma racinha patética, novamente elevando nossa autoestima – quer dizer, isso se não formos torcedores também). O reality show policial não nos traz a indignação por ouvirmos relatos de mais crimes escabrosos, cada dia um pior do que o outro, e a sensação de que nada vai acontecer. O programa, ao terminar, nos deixa com aquela sensação gostosa de que o crime – seja ele grave ou bem pequenininho – não compensa, de que os maus vão para a cadeia e os bons são justiçados. Tudo aquilo em que anda difícil crer. Sem gritaria no seu ouvido. E com um bocadinho de ação sem efeitos especiais.

E a gente desenvolve um respeito maior pelos policiais porque... sinceramente, lidar com esse tipo de gente que eles têm de lidar por aí, mantendo-se sérios e respeitando o cidadão deve ser de uma dificuldade monstro. Olha esse goiaba deslumbrado porque a lata dele começa a cantar e cisma que tem que levar uma grana por ela (com comentários do Datenão)

Como é que a polícia lida com isso sem perder a serenidade?

2 comentários:

  1. Pq o programa só policia 24h só mostra a policia de são paulo.

    E por que eles não mostram a policia do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, a produção do programa talvez saiba responder pq eles focam só o estado de SP. Possivelmente pela Band estar baseada na capital paulista.

    ResponderExcluir