segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

@liscapisca Meets The Television! - Humor e MTV



Quem não entende o humor americano, e por isso não vê graça nas sitcoms americanas (esse tipo de gente existe sim), deve estar se sentindo órfão com o anúncio do cancelamento do Casseta & Planeta Urgente após quase duas décadas no ar. Poucas opções restaram para esse pessoal: o Zorra Total (programa de humor sem graça), a Praça é Nossa (mesmo programa há 30 (40?) anos), a Turma do Didi (programa de humor para menores de 10 anos de idade), o CQC (que tem no Top Five seu grande momento, com material tirado de outras atrações e fornecido pelo público, e cuja fórmula denunciar o mal feito + despir a ignorância dos políticos + cobrir campeonatos de futebol está começando a se tornar cansativa) e o Pânico na TV, que também ficou repetitivo e está abusando da fórmula gostosas de biquini (como se mulher pelada fosse engraçado).

Surpreendentemente, a MTV, um canal cuja finalidade seria tocar e difundir música e artistas da área, é quem está renovando o humor na TV nacional há pelo menos uns 2 anos. Primeiro foram Hermes & Renato, programa de fundo de quintal que passava tarde da noite, provavelmente por conta da alta quantidade de palavrões. Depois vieram Marcos Mion e os Barbichas com o Quinta Categoria, uma das coisas mais simples e divertidas que já apareceram na TV. Mion estava visivelmente à vontade, os rapazes do improviso eram magistrais, o resultado, divertidíssimo. Os Barbichas foram para a Band, onde ganharam uma produção cheia de frescurinha que acabou com o encanto da proposta. Mion foi para a Record, e já sabemos no que deu (se bem que sua graça parece estar em recuperação com a oportunidade de sacanear o programa A Fazenda, mas me pergunto que fim levará o Legendários quando o reality show chegar ao fim). E então surgiu Marcelo Adnet e seu 15 minutos, que a princípio parecia um programa “tapa-buraco”. Ele lia e-mails, cantava musiquinhas, fazia imitações. Eu não entendia nada e sentia vergonha alheia. Aí veio o Furfles, programa dominical de fim de noite com duração de meia hora em que Adnet e um elenco de apoio tratava de um tema diferente a cada semana: futebol, adolescência, escritório. Completamente despretensioso e hilário, era o tipo de programa que deixava gostinho de quero mais no fim. Depois de um ano, o programa saiu do ar, mas a MTV trouxe um novo humorístico, Comédia MTV, no qual aproveita, além do elenco do Furfles, a nova equipe do Quinta Categoria (que não dá ao programa a mesma graça do grupo os Barbichas, mas no Comédia MTV se sai muito bem), a dupla do Furo MTV (outro programa sem pretensão alguma e divertidíssimo), Dani Calabresa e Bento Ribeiro. O programa tem personagens fixos, como Fábio Renato e seu DepreShow, a esquisita Fernandona, eventualmente surge o maravilhoso Traficante Gay (um dos personagens mais engraçados já criados), e tem sempre um número musical (o que é super coerente, uma vez que estamos falando da Music Television), com um vídeo clip tão bem elaborado que poderia figurar tranquilamente no Disk MTV em tempos de Restart e Justin Bieber. Mas, é claro, a fixação de todo bom comediante é ele, astro maior da TV brasileira, e como não poderia deixar de ser, Marcelo Adnet tem também sua interpretação do aniversariante do dia, Sílvio Santos. No caso dele talvez fosse mais correto dizer uma “incorporação”. O Sílvio Santos de Marcelo Adnet é todo especial: é humano – faz sexo, joga futebol, vai ao analista, fala palavrão e gosta de ROQUE n’roll. É a imitação mais interessante de SS que já apareceu. Para quem gosta de humor simples, despretensioso e realmente engraçado (ao contrário de muito do que se vê por aí), Marcelo Adnet nos presenteia todas as quartas-feiras na MTV, a partir das 22h30. Ou no YouTube, que está CHEIO de vídeos dele, a qualquer hora do dia.

(Quer ter uma idéia do prestígio que a MTV está conquistando com sua programação de humor? O último Comédia MTV da temporada teve a participação de ninguém menos que Selton Melo).

Marcelo Adnet meets Sílvio Santos


Sílvio Santos sendo assaltado

Nenhum comentário:

Postar um comentário