quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aprenda a Captar Imagens Para Fazer Um Bom Vídeo Online


Esse é o titulo de uma materia que saiu no UOL Tecnologia. Trata-se da primeira parte de uma "trilogia", q vai ensinar a vc fazer videos para internet com maior qualidade.
Nesse primeiro, sao mostrados os aspectos basicos para vc conseguir uma boa captaçao de imagens. Dicas de enquadramento, iluminaçao e uso (ou nao) do zoom nas suas produçoes.
Essa é a "sinopse" que acompanha o video na pagina do UOL:
"Tecnologia dá dicas sobre como fazer um bom vídeo para a internet. Nesta primeira parte, o editor de vídeos Derek Sismotto ensina como captar imagens concentrando-se em três aspectos: enquadramento, iluminação e zoom. O 2º vídeo, que será publicado em 4/8, dará dicas básicas de edição no programa Premiere. O 3º e último vídeo da série, que será publicado em 11/8, ensinará alguns recursos do Premiere para valorizar o conteúdo."
Vou ficar ligado aqui nessas datas para trazer pra vcs os outros videos dessa serie. Esse aqui ta bem legal, e os aspectos abordados nele nao sao apenas para videos online nao, sao os conceitos basicos para fazer uma boa gravaçao, seja qual for o meio que vc ira veicula-la: internet, DVD, Blu Ray, Pen Drive, PC, fita, enfim, seja qual for o suporte, a midia em q esse video vai estar, esses conceitos devem ser seguidos a risca, para um trabalho de qualidade.
Eu acrescetaria mais uma coisinha: a calma!Pra se fazer um bom video, nao pode ter correria, desespero. A nao ser q vc faça jornalismo, onde vc nao pode perder um lance, uma coisa unica, um factual, onde ate camera tremendo no meio da multidao vale o registro,por se tratar de algo q vc nao vai ter uma segunda chance.
Agora, numa produçao de tv, num video institucional, numa coisa q demande qualidade,a calma é essencial para um bom trabalho. Um cinegrafista q esta sendo apressado nao tera jamais a chance de fazer uma boa captaçao. Uma equipe estressada jamais ira trazer um material decente para ediçao. Uma luz dura jogada no objeto de cena pode arrebentar com uma imagem,ja uma boa luz (feita com calma e capricho) valoriza muito uma captaçao.
Sao diversos os fatores q podem fazer uma imagem se tornar "a" imagem. Agora, basta apenas UM pra destruir todo um trabalho.
Entao, se vc nao quer fazer parte desse "UM" aí, eu sugiro ler e pensar a respeito desse post, e assistir (com a devida calma e atençao) o video abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário