domingo, 22 de março de 2009

Tempo de Bruto X Tempo Final do Video


Existe uma velha máxima que funciona (e muito bem) quando estamos gravando um video ou uma materia: é melhor sobrar do que faltar.
Logicamente, estamos nos referindo a quantidade de imagens gravadas, a quantidade de cabeças (ou passagens) feitas, e quantas vezes devemos fazer o mesmo take.
Vamos por partes: imagem nunca é demais. Qto mais takes vc fizer, melhor. Explore os diversos angulos de uma mesma cena, tenha varias opçoes para levar para a ilha de ediçao. Vc nunca sabe qual o editor podera utilizar, entao, capriche em todas que vc fizer.
Qdo estiver realizando um movimento, faça no minimo umas 3 vezes. Mas tres vezes boas mesmo, onde qualquer uma delas possa ser utilizada. Se errar, faça novamente, ate ter as tres tomadas em condição de uso.Exagerar, fazendo umas 12 vezes a mesma coisa, só consome tempo e energia das baterias.

Sobre as cabeças (ou passagens numa reportagem), o ideal é o apresentador fazer bem umas tres vezes tbem, até por uma questao de precauçao, ja q uma passagem pode apresentar defeitos tecnicos. Pode ocorrer o mesmo na captaçao das imagens, porem é mais facil de consertar nessa caso, substituindo a imagem defeituosa por outra (ate por q vc deve capta-la de outros angulos, nao esqueça!). Ja na passagem nao, se vc nao tiver uma perfeita, adeus...
Por isso, grave sem afobaçao ou pressa. O bom apresentador, aquele que se prepara e esta informado para realizar a materia, tira esse trabalho de letra. Sempre tenha mais de uma opçao de cabeça para utilizar na ediçao. Isso facilita bastante o trabalho do editor.
Gravaçoes feitas as pressas sao aquelas que correm mais risco de dar errado. Portanto, trabalhe com calma e organizaçao, e faça sempre mais daquilo que vc precisa. É a velha maxima, "é melhor sobrar do que faltar". Nunca esqueça disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário