sábado, 7 de março de 2009

Mais Um Recurso Para Sua Edição


Quando eu digo que devemos assistir de tudo na TV com o objetivo de tirar informações e referencias para nossas produções, eu nao estou exagerando.
Essa dica aqui é uma sugestão do meu amigo e colega de ilha de ediçao Eduardo Abrantes. Fuçando no Youtube, ele se deparou com um video do Programa Amaury Jr que utilizava um recurso de ediçao bem interessante e que dá um otimo efeito: o uso de telas simultaneas.
Nesse caso, a materia era sobre um desfile e uma entrevista com a cantora Claudia Leitte. Durante os clips de desfile, foram utilizadas varias imagens ao mesmo tempo, de tamanhos diferentes, as vezes com uma imagem desfocada de fundo, que compunham bem e traziam bastante dinamismo ao desfile.
Já na parte da entrevista, a tela era preenchida com a entrevista em sí (Amaury e Claudia Leitte), e imagens de closes da cantora.
Dê uma olhada no video:


Eu acredito que a grande sacada para esse tipo de video ficar bom é a captação. Percebe-se que foi algo pensado antes, os cinegrafistas estavam instruidos para fazer aquele tipo de imagem. No desfile, certas imagens foram captadas mais abertas, assim na edição o "excesso de imagem" pode ser cortado, a tela fica pequena, e o elemento principal (no caso a modelo), nao é prejudicado.
Outro fator importante é a ausencia de movimentosde camera mais bruscos, como zooms. Pra se ter um bom resultado final nessa tecnica, evite movimentos desse tipo, senao na hora da edição, vai ser um festival de telinhas com a imagem indo pra tras, pra frente, tudo ao mesmo tempo numa salada visual que ira imcomodar bastante o espectador.
No caso da entrevista, uma segunda camera ficou a cargo de pegar apenas os closes da cantora. Mesmo que vc nao tenha uma camera igual a principal, nao ha problema, uma Handycam simples pode fazer esse tipo de trabalho. Vc nao precisa deixar necessariamente em cores essa imagem da camera dois, vc pode aplicar um preto e branco, que dará um resultado bastante legal no final. O fundo desfocado tbem é uma boa, dá uma textura interessante ao resultado final.
Na época de faculdade, participei de um video que utilizava tecnica semelhante. Nao havia tantas telas simultaneas, mas na captação de imagens, os cinegrafistas (eu era um deles, por final...) foram instruidos a pegar os closes das pessoas e tbem detalhes de olhos, mãos, imagens mais fechadas desse tipo. Tudo, é claro, combinado antes e sendo dirigidos na hora, com acompanhamento via monitor (coisa essencial, como ja disse em outros posts aqui do blog). Esses detalhes e imagens fechadas sempre dão um bom efeito tbem na hora de editar o video.
Confira esse video na sequencia (tbem um pouco desgastado pela ação do tempo):


Nenhum comentário:

Postar um comentário