domingo, 29 de março de 2009

Alguns Artigos Interessantes


Trago agora aqui no blog duas matérias que eu achei pelos infinitos caminhos da internet: uma sobre o fato de como ficou mais facil fazer cinema hoje em dia e outra falando em como escolher uma camera que possa ser usada por mais tempo, ja q estamos indo em direçao a tv digital.
O primeiro artigo "Uma câmara digital na mão..." vc encontra no link abaixo. Dê uma lida antes de continuar a ler o que eu escervo:

http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia/p_064.html

Eu concordo em boa parte com o artigo, hoje em dia as coisas estao mais faceis mesmo, vc se imagina hoje com uma camera de filme, gastando uma bela grana para revelar?Eu nao me imagino. Embora eu ache sensacional (muitas vezes minha mao coçou pra comprar uma super 8 no Mercado Livre), tenho que ter juizo, afinal, onde vou achar hoje em dia filme pra super 8?E onde revelar esse material?Pois entao, o digital veio pra preencher essa lacuna e resolver esse problema.

Só que essa historia de captar pela manha, capturar o material ao meio dia, editar a tarde e apresentar a noite é MUITO RELATIVO.Se vc estiver fazendo algo curto, sem maiores efeitos, apenas colando as imagens q estao em seu roteiro, aí eu ate concordo. Mas se for algo maior, mais elaborado, é diferente. Ediçao nao é padaria, q sai um video de hora em hora, é um trabalho de paciencia e calma, principalmente em se falando de filmes. E ainda mais se vc quiser um trabalho bem feito, nao adianta correr.
Mas vale muito esse artigo, ate pelas dicas de equipamento. Logicamente que os valores sao um pouco altos pra maioria dos mortais que leem esse blog aqui, mas adaptações podem ser feitas, como ja vimos em outros artigo que postei aqui.
Sobre a outra materia, clique aqui e de uma lida antes de continuar:

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/05/15/como-escolher-uma-camera-de-video-a-prova-de-futuro/IDGNoticiaPrint_view

Pelo que entendi, a melhor escolha, principalmente em termos de segurança, sao pelas cameras HDV que usam fitas mini dv. Por incrivel que pareça, essa tecnologia ainda vai ser empregada para fazer video em alta definiçao. Apesar de levar o tempo da fita para capturar o material, a coisa é mais segura, fica sempre o medo de dar um pau na hd e toda a gravaçao ir pro brejo. Ja li por aí q as cameras HDV utilizam as mesmas fitas mini dv q encontramos no mercado atualmente, embora existam outras feitas com um material um pouco melhor e que sao um pouco mais caras.

Entao, se vc quer migrar para a alta definiçao, escolha uma camera que trabalhe com fitas Mini DV...quem diria que nossa "velha companheira" ainda teria muita utilidade no mundo da alta definição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário