sexta-feira, 13 de março de 2009

E o Futuro Chegou...


Aos poucos, a tecnologia dos filmes de ficção cientica começa a se tornar realidade. Essa historia aqui é mais uma colaboração do meu amigo Eduardo Abrantes: o holograma da CNN.
Qdo ele me mostrou o video do cara do Black Eye Peas dando entrevista pra CNN estando do outro lado do mundo, mas com uma imagem que parecia 3D projetada la na frente do entrevistador, eu quase caí pra tras!
Lembrei da Princesa Léia em Star Wars, tendo sua mensagem para Obi Wan Kenobi projetada pelo R2-D2 ali em 3D tbem.Só que a dela era bem pequena, a do cara era em tamanho real!

Tem muita gente torcendo o nariz pra essa historia, que o tal holograma ta mal feito, etc e tal...mas eu penso que tudo é novidade no inicio tende a incomodar um pouco. Tem mais é que deixar inventar mesmo, fazer coisas diferentes. E sem duvida, essa historia aí foi uma baita novidade.
Pra tornar isso possivel, foram necessarios:
Do lado do objeto:
-35 câmeras HD apontadas contra o objeto formando um anel
-Câmeras diferentes filmam em diferentes ângulos (como em The Matrix) para transmitir a imagem do corpo inteiro
-As câmeras são ligadas às câmeras na central em Nova York, sincronizando os ângulos de forma que a perspectiva fique acertada
-O acompanhamento via comunicação da câmera é não só mecânico mas infravermelho também
-Correspondentes vêem uma tela de plasma de 37” onde a imagem de retorno das imagens combinadas são exibidas. Bem útil para ajeitar o cabelo desarrumado ou tirar uma meleca indecorosa
-20 “computadores” ficam compilando estes dados para torná-los úteis

Do lado do QG:
-Só é usado em duas das quarenta e tantas transmissões de câmeras que a CNN tem
-O retardo é mínimo ou então nós nos acostumamos tanto ao retardo de satélite que nem percebemos mais
-Um conjunto de computadores pega as informações do lado do objeto para poder combiná-las com o vídeo do lado do Wolf
-Infelizmente, não parece que as imagens sejam de fato “projetadas” no chão do estúdio da CNN de forma que Wolf possa de fato falar com a pessoa, sabe, cara a cara. Então não é bem como Star Wars ainda. Só depois que os computadores combinarem as transmissões de vídeo é que você obtém um cenário coerente de holograma + pessoa.
(informações tecnicas extraidas do site http://www.gizmodo.com.br/conteudo/como-funciona-o-sistema-de-entrevista-holografica-da-cnn)

Andei lendo tbem em alguns sites que na real, a imagem do entrevistado nao estava la, o apresentador estava interagindo com o nada, que foi como se fosse uma especie de chroma key e nao um verdadeiro holograma. Mesmo que seja tudo isso, eu nao vejo mal algum, só o barato diferente que deu na transmissao ja valeu o investimento. Eu particularmente achei muito legal e vistoso.
Veja abaixo o video da entrevista e, na sequencia, uma explicaçao de como a coisa foi feita (espero que seu ingles esteja em dia...):


Nenhum comentário:

Postar um comentário