sábado, 7 de março de 2009

Programas de Culinária - Nigella Feasts


Normalmente, qdo assistimos um programa de culinária na TV, ele segue basicamente um padrao: ora temos uma imagem geral da cozinha, ora mais fechada na açao que esta rolando, ora uma visao de cima do fogao mostrando a comida sendo feita.
Porém, eu vi um programa que foge desse padrão e que transforma o processo de cozinhar em uma pequena arte!
Chama-se "Nigella Feasts", um programa ingles que é exibido no Brasil no Canal GNT, sob o titulo de "Festas de Nigella".
Qdo vc assiste, pensa que esta vendo a um comercial sobre culinaria, tamanho o cuidado na captaçao de imagens. Usando desfoques, abusando de imagens fechadas com cores vibrantes, ou entao enquadrando a apresentadora com algum utensilio no canto da tela, desfocado tbem, vc percebe que é um programa diferenciado em relaçao a todos os outros do genero.
Do jeito que é feito, vc acaba ficando com mais vontade de comer aquilo que esta sendo preparado. A luz, os movimentos de camera e os enquadramentos realmente parecem ter sido feitos para a captaçao de um comercial, e nao para um programa de meia hora aproximadamente.
E diferentemente dos outros programa de culinaria,vc nao ve a apresentadora falando das marcas dos produtos que ela utiliza nas suas receitas.Exsite mesmo uma preocupaçao em passar a mensagem da melhor maneira possivel, sempre com um grande cuidado artistico na captaçao.
Fica a dica aí para quem estiver trabalhando em algo semelhante: que tal dar um acabamento diferente na sua produção? Com certeza é um trabalho a mais sim na captação, mas eu acredito que compensa bastante no fim. De uma olhada no video abaixo e veja se nao vale a pena:

Nenhum comentário:

Postar um comentário