sábado, 14 de março de 2009

Documentarios


Um genero bem legal em que vc pode trabalhar e desenvolver um bom projeto é o documentario. É dificl nao ter quem nao goste desse tipo de programa. A curiosidade é uma coisa muito aguçada no ser humano, e se vc fizer um bom trabalho dentro dessa linha, pode ter varias portas abertas por aí.
O documentario na maioria das vezes segue sempre uma narrativa composta de locuções em off, depoimentos de pessoas ligadas aos assunto abordado e acima de tudo, muita informação.
Um excelente trabalho de pesquisa se faz necessario para a produçao de um documentario. Vc tem que ler muito, procurar bastante, correr atras de arquivos de jornais, revistas, imagens, tudo para fazer com que sua obra fique mais o mais completa possivel.
Mas o grande passo para se começar a fazer um bom documentario é trabalhar em cima de um assunto que vc domine bem. Sendo assim, priorize uma ideia que todos no seu grupo de trabalho tenham conhecimento ou pelo menos uma boa noçao. Nao adianta vc querer fazer, de primeira, um documentario sobre gatos, se vc e seu grupo entendem mesmo é de cachorros!
Assim como vc e seu grupo curtem um assunto, varias outras pessoas vao curtir tbem. Sendo assim, o primeiro passo esta dado.

Com o tempo e a experiencia adquiridos montando esse tipo de trabalho, vc pode se aventurar em assuntos q nao domine tao bem. Aí aquelas pesquisas q eu citei antes vao ter q ser mais intensificados ainda. Mas com certeza, depois de alguns documentarios realizados, vc vai tirar isso de letra.
Qto a parte tecnica, principalmente na gravaçao, capriche na luz dos entrevistados. Faça sempre uma luz bonita, monte um set se possivel e valorize a fotografia do ambiente. Faça bons enquadramentos, diferentes, e caso seja possivel ter uma segunda camera, faça detalhes, olhos, mãos, invente sempre, nao se limite.
Nao esqueça nunca do roteiro e tenha um bom texto, de facil compreensao e entendimento pela maioria das pessoas. Nada de linguagem dificil, rebuscada, lembre-se que vc esta fazendo um video, seja direto e informativo, evite que a pessoa tenha q deixar de assistir ao seu documentario para ir ate o dicionario tentar descobrir o que vc tentou dizer com certas palavras!

Abaixo eu trouxe dois videos documentarios. Um mais simples, sobre um antigo programa infantil da TV Cultura chamado Bambalalao (q eu adorava por sinal), e um mais elaborado, sobre as Raves, com um acabamento mais profissional. Mas mesmo sendo diferentes em contexto e realizaçao, percebam a narrativa semelhante entre eles e siga esses caminhos, que o sucesso com certeza é garantido.

Documentario Bambalalao:



Documentario O Império das Raves

2 comentários:

  1. Cara... curto muito documentários vivo ligado SESC TV, mas o que me deixa chateado é gostar de uma coisa que não tenho condições de fazer. Não tenho matérias de qualidade para fazer um bom documentário. Minha cidade (Vitória de Santo Antão - PE) tem varias histórias importantes que não são divulgadas e queria passar para o Brasil.
    Obrigado pela atenção e tenha um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Cleiton (ferr), hj em dia as coisas estao mais simples em termos de realizao de documentarios..eu escrevi esse post em 2009, e daquela epoca pra ca mta coisa ja mudou em termos de tecnologia..se vc quiser, vc faz um doxumentario ate com uma camera de celular, e com a internet bombando pelo pais, vc pode divulgar seu video pelo youtube, vimeo, e mostrar essas historias de sua cidade pro Brasil inteiro (e ate o mundo) ver...precisando de uma ajuda, estamos ai!

    ResponderExcluir