segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

@liscapisca Meets The Television - Sansão e Dalila


Só minha consciência sabe o quanto eu relutei em falar sobre esse assunto, mas acontece que a gente não deve falar do que não conhece e, a verdade é que, nesse momento, em termos de televisão, eu só conheço/acompanho/respeito/aguardo ansiosamente pelo início de uma única coisa na TV: a minissérie Sansão e Dalila, da TV Record. Que não passa de uma novelinha, é verdade, mas graças aos seus 16 episódios (sendo 4 por semana), essa novelinha vai me escravizar por apenas um mês, e ainda me dá o sábado e a segunda-feira livres, vejam só!

Os maldosos gostam de chamar a Record de “Recópia” devido à sua pretensão em emular a Rede Globo. Mas, justiça seja feita, a Record investiu pesado na produção dessa minissérie e está trazendo um resultado muito agradável aos olhos. Porque ir até a Toscana e servir-se do que a natureza e arquitetura deixaram lá para gravar uns capítulos de novela é mole, amiguinho, bom mesmo você vai ser quando conseguir recriar a Palestina de mais de 2.000 anos atrás. E a Record conseguiu (embora eu não me lembre de como era a Palestina naquele tempo), pois a recriação corresponde em muito àquilo que os livros de história me deram a entender que a região era. Pouco antes do início da série, algum programa da emissora fez uma espécie de making of no qual mostrou, além do processo (primoroso) de confecção das roupas, as praias do Nordeste onde a história seria gravada, e temi pela quebra da fantasia vendo aquelas imagens, mas, assistindo ao resultado, é como se eu jamais tivesse visto que aquelas dunas ficam, na verdade, há 5 horas de distância daqui de onde estou.

Ainda no quesito “muito agradável aos olhos” a Record nos fez o favor de, num elenco cheio de gente feia, colocar duas jóias em papéis de destaque: Fernando Pavão e Miguel Thiré. Como se não bastasse, são dois excelentes atores, especialmente o intérprete de Sansão, cujas expressões faciais transparecem toda a angústia do herói da trama. Os meninos também foram brindados com imagens de encher os olhos: tem a linda Joana Balaguer, as várias cortesãs do Príncipe de Gaza, a Thaís Fersoza, que é uma gracinha mesmo vestida sempre com a mesma roupa e Mel Lisboa, que ficou uma Dalila tão linda que dá até raiva de existir no mesmo planeta que ela... e, como se não bastasse, atua bem demais. E para quem não se preocupa com questões visuais e apenas se interessa por trabalho bem feito, tem o Comandante Abbas (Milhem Cortaz), figura literalmente assustadora que poderia ter se tornado uma caricatura nas mãos de alguém sem talento.

A melhor de todas as surpresas dessa minissérie é que, apesar de estar sendo exibida em uma emissora mantida por uma igreja e de ser uma história de cunho religioso, Sansão e Dalila vai ao ar simplesmente como um delicioso épico sobre um herói trágico e não lembra em nada aqueles filmes declamados que enchem a TV em época de Natal/Páscoa. É um programão!

Um comentário:

  1. Olá Zé;
    Poste este vídeo ai no teu Blog:
    http://www.youtube.com/watch?v=Xzau5tJfV0E
    ele ensina direitinho a operar a placa de captura USB Easycap, super simples e objetivo.

    ResponderExcluir