sábado, 25 de julho de 2009

Diferenças Entre Cameras com CCD e CMOS


Hoje em dia, com o advento das cameras digitas (high definition), uma discussao tem surgido: o q seria melhor, as cameras q captam tradicionalmente (com CCDs) ou as q utilizam a nova tecnologia chamada CMOS?
A grosso modo, CCD é um conjunto de "lentes" existentes dentro do corpo da camera, q interpreta a luz q é recebida, transformando essa leitura em imagem. Existem as cameras com 1 e as com 3 CCDs.
O CMOS é uma tecnologia nova, uma especie de chip, q faz a mesma coisa q o CCD, porem é uma tecnologia mais barata hoje em dia.
Existem as vantagens e as desvantagens em cada sistema. O custo do CCD é maior, porem ele é muito mais sensivel e traz melhor qualidade para imagens com baixa luminosidade.

O CMOS é mais barato sim, porem em condiçoes de baixa luz, deixa a desejar em materia de imagem (granula muito).
Achei um artigo do Guia do CFTV que expoe de forma bastante clara as diferenças entre essas tecnolçogias. Concordei plenamente com a conclusao a q eles chegaram: para se ter uma imagem de qualidade, nao tem jeito, o CCD ainda é a melhor opçao. Pode ser mais caro, mas a qualidade ainda é superior q a do CMOS. Com o tempo, essa tecnologia ainda vai melhorar, mas ainda é cedo pra se dizer se vai superar o bom e velho CCD. O CMOS por enquanto continua nas cameras HD mais baratas.
Portanto, se seu negocio é qualidade, CCD é o q pega!
Confira maiores detalhes sobre esse "dilema" no link abaixo:
http://www.guiadocftv.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário