quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Um exemplo de argumento

Quando vc cria um roteiro, seja la do que for, um programa de tv, filme, curta, antes de tudo vc deve fazer o argumento, contar uma sinopse da sua historia. Revirando uma velha pasta aqui da faculdade, recuperada do limbo pela minha grande amiga Marcia Abade, achei o argumento de um clip que a gente iria fazer pra Banda Discover (que nem existe mais), em cima de uma musica chamada "Tudo ou Nada". Ficou bem legalzinho por sinal, chegamos a fazer teste de casting com alguns atores (e atores que NAO eram atores...rs..), mas infelizmente a coisa emperrou e o projeto foi definitivamente engavetado...na real nao me lembro bem porque, mas enfim, vale o registro do exemplo de argumento:

Clip Banda Discover
Música: Tudo ou Nada (3’09”)


Situação do Clip:


Uma briga de casal está acontecendo em um apartamento. Em um determinado momento, a moça bate com a porta na cara do rapaz.

Corta para um bar, aonde o rapaz que levou a porta na cara está relembrando a situação que aconteceu com ele. Nesse bar, ele está com alguns amigos e a banda tocando no local.

Em seguida, o rapaz resolve sair da mesa e ir de encontro a namorada, querendo pedir desculpas. É a partir desse momento que as situações inusitadas começam a acontecer.

Começa com a tentativa de pegar um táxi, o qual passa direto por ele e o faz continuar com sua caminhada pelas ruas.

Na sequência, ele é abordado por um menino de rua, que pede esmola. No momento em que ele abre a carteira, aparece um outro ladrão (adulto e grande), que lhe leva a carteira embora.

Continua andando em frente. Em seguida, um veículo começa a andar devagar ao lado do rapaz, diminuindo a velocidade. O vidro do carro se abre e o motorista faz gestos insinuantes para ele. O motorista acaba confundindo o rapaz com um garoto de programa.

A caminhada continua. No momento seguinte ele é atacado por um cachorro, que o persegue mas acaba desitindo. Após conseguir se desvencilhar do cachorro, quase é atropelado por uma bicicleta.

A seguir, um carro passa em uma poça de água, molhando o rapaz que continua em sua caminhada até o apartamento da namorada.

Na sequência, um bêbado aparece em seu caminho, querendo falar com ele, bloqueando sua passagem. Depois de muito custo, o rapaz consegue se livrar do bebado, dando-lhe um empurrão. Contudo, enquanto ainda está reclamando com esse bêbado, olhando para trás e esbravejando, ele não percebe um poste próximo dele. Quando se vira, ele bate com o rosto nesse poste.

Finalmente ele consegue chegar no prédio da namorada. Porém, antes de entrar, ele consegue a proeza de pisar na lama.

Ele entra no prédio e vai pegar o elevador. Mas antes que ele consiga entrar no elevador, um sujeito muito gordo entra primeiro, e ele é obrigado a subir até o apartamento entalado com o cara gordo.***

***sujeito a mudança

Depois de toda essa confusão ele entra no apartamento e tem uma grande surpresa: a namorada está com um outro cara, entre beijos e abraços.

Após esse choque, o rapaz acaba acordando no apartamento, com a namorada dormindo ao seu lado.

Aparentemente aliviado por ter percebido que era só um sonho, ele levanta, vai até o espelho e percebe um machucado em sua testa. A câmera sai dele e acaba mostrando os tênis sujos de lama.

Essa é a grande sacada do clip, deixar no ar se o que ocorreu nessa história toda foi um sonho ou realmente aconteceu.


NOTAS:

- A banda começa tocando no bar, porém, nas passagens seguintes, a gravação será feita em um set no qual eles estarão no contra luz, valorizando a silhuetas das pessoas e dos instrumentos

3 comentários:

  1. Boa Tarde.
    Vc se importa que eu utilize este argumento pra criar um sketch/mini curta ?
    Seria de mau gosto olhar este argumento e adaptar de outra forma para não ser visto como seu.
    Assim pedia se posso utilizar este argumento para base da minha curta metragem.
    como é óbvio, o seu nome constará nos créditos como autor do curta.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Garras, fique a vontade pra usar esse argumento. Ele foi um trabalho de faculdade q literalmente nao saiu do papel. Entao, se vc quiser utiliza-lo pro seu curta, tudo bem. Mas nao esqueça depois de colocar na net pra eu assistir!Rs..

    ResponderExcluir
  3. preciso de um bom texto de argumento para apresentar amanha na minha classe

    ResponderExcluir