terça-feira, 10 de julho de 2012

Criando Uma "Produtora de Vídeo Portatil"

Hoje em dia, a tendencia mundial é a do "qto menor, melhor"...Existem algumas controversias sobre isso, eu mesmo acho meio errada essa afirmaçao. Por exemplo, eu nao gosto de cameras muito pequenas, nao me dao a estabilidade necessaria, necessita-se de suportes especiais e por aí vai. Esse é só um exemplo. Mas vamos supor que a gente queira seguir esse conceito dentro da area de video produçao. Sera que esse negocio do qto menos melhor funcionaria? Pode até funcionar sim! Da pra se montar uma produtora de video "itinerante", que a gente carrega em mochilas e cases e possa viajar por aí, registrando e editando o material com qualidade. Começamos com uma camera. Uma alternativa otima e mais acessivel é a camera DSLR . Se vc procura otima qualidade de imagem e a possibilidade de fazer um video mais trabalhado, esse é o caminho. Vc adquire a parte uma lente 50 mm e ja vai conseguir excelentes resultados em seu trabalho. Vale a pena o investimento.
 Agora, se vc prefere registrar mais o factual, quer ter uma boa qualidade de imagem HD, mas sem muita complicaçao de trocar lentes, etc, pode tentar a filmadora AG HMC 40 da Panasonic. Ela é pequena, tem uma boa lente e boa qualidade de imagem, alem do custo/beneficio ser bastante interessante.
Um iluminador de LED tbem é indispensavel, nesse caso eu recomendo aquele de que falei no post anterior, o Iluminador LED CN 160 . Ele é bem potente, tem regulagem de potencia e filtros difusores e corretores para situaçoes diversas.
A captação de audio é uma questao interessante. Dependendo do trabalho que vc ira realizar, existe um tipo de microfone. Utilizar o microfone da camera é só para casos extremos ou apenas para usar o som de referencia para sincronizar com um audio de qualidade. De preferencia ao microfone de lapela nos casos em que vc pegue depoimentos das pessoas em documentarios, por exemplo, em que ha tempo para isso, ou entao use um bom microfone de mao , nos casos em que registro seja mais jornalistico, na correria, etc. E de preferencia, qualquer um desses modelos sem fio, para a coisa ficar mais pratica ainda!
 Depois de gravar, temos que editar o material. Como nao temos como carregar uma torre e monitores por aí, temos que apelar para o notebook. E nao pode ser um note fraquinho, tem que ser uma coisa mais parruda, um notebook I7 16GB pra poder rodar esses arquivos gravados em HD com mais tranquilidade! Logico que se vc tiver bala na agulha pra comprar um Macbook I7 , beleza, mas aí o custo vai pesar bastante na balança.
Esse é um pequeno exemplo de "produtora portatil itinerante". Obviamente,  vc pode adicionar itens e deixar a coisa muito mais completa, mas para um bom começo, esse é o primeiro passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário