sábado, 19 de setembro de 2009

Fazendo um Videoclip: Beatles - "Help"

Se vc tem uma banda de garagem,um tripé, uma camera, boa vontade, mas faltava uma boa ideia pra vc fazer seu videoclip, sua busca terminou!
Outro dia estava assistindo ao programa Classicos Multishow, qdo foi exibido o clip "Help", dos Beatles. E eu reparei q esse clip é o be-a-bá da gravaçao dos videoclips mais simples. Varios enquadramentos diferentes, muito foco e desfoque de cenas, bastante imagens em detalhe dos instrumentos sendo tocados e um grande conhecimento de q quem estava fazendo o q na hora da musica (basico para buscar o melhor resultado).
O q vc tem a fazer, antes de mais nada, é ter sua musica escolhida gravada, em boa qualidade. É essencial vc gravar seu clip com a musica de fundo na gravaçao, pra vc poder sincroniza-la na hora da ediçao e esse sincronismo ser perfeito. Vai ser essa musica de boa qualidade q vai estar no seu videoclip, e nao o audio original da gravaçao do clip.
Tendo isso em maos, é hora de gravar. Grave uma vez com o plano geral (pegando toda a banda), depois mais uma vez com cada um dos integrantes fazendo a sua parte, assim como foi feito em Help (sempre a musica inteira).Depois, aproveite para fazer as imagens fechadas de detalhes, dos instrumentos sendo tocados.
Na hora da ediçao, vc vai ter um vasto material em maos q vai fazer seu simples videoclip ter muitas variaçoes de enquadramento, q ira te dar uma dinamica bastante interessante.E antes de cada gravaçao começar, bata uma "claquete". Nao precisa ser igual aquela do cinema, um bater de palmas ja basta, isso vai ajudar vc a sincronizar todas as gravaçoés na hora de editar, pra nao ter q fazer isso observando a boca das pessoas e tentando casar. Com o "baque" da "claquete", ou bater de maos, fica mais facil a sincronia.
Use o clip Help como referencia e vc vai ter um resultado bem legal em maos!

2 comentários:

  1. E QUAL PROGRAMA USO PARA FAZER A EDIÇÃO?

    ABRAÇO

    HAUSSEN

    ResponderExcluir
  2. Haussen, existem varias opçoes, desde as bem simples como o Windows movie maker, ate mais profissionais, como adobe premiere e sony vegas, q sao os mais conhecidos.

    ResponderExcluir