sábado, 19 de dezembro de 2009

Video Cassete, Toca Discos e Tape Deck USB: Vale a Pena Tê-los???


Hoje em dia, a onda é "restauraçao digital": seja passar VHS pra DVD, seja discos de vinil e fitas K7 pra cd ou MP3, o que pega é salvar esses registros antigos da açao do tempo, q geralmente é bem cruel com esses tipos de midia.
Tenho visto pra vender alguns aparelhos bem interessantes usados pra capturar essas midias: videos, toca discos e tape decks q vc liga via USB e passa o conteudo para o pc, para posterior "salvamento" em midias modernas e digitais.

Pois bem, mas sera q vale a pena investir nisso tudo?Todos esses aparelhos acima citados sao na faixa de mil reais praticamente, um mais barato, outro um pouco mais caro, mas enfim, essa é a media de preço.
Nao acho q é um investimento q valha a pena, a nao ser q vc seja uma pessoa q esta montada na grana, aí tudo bem. Mas se vc for q nem a grande maioria dos brasileiros, dinheiro é um luxo q nao pode ser desperdiçado.

Se vc tiver uma placa de captura no seu computador com entradas RCA, vc tem o "caminho do sucesso" pra capturar todas essas midias antigas. Basta vc ter os aparelhos originais onde podera reproduzi-las.
E nao é dificil achar no mercado Livre, por exemplo, toca fitas e discos com saida RCA a preços acessiveis, e video cassetes tbem, de todas as marcas e preços.
Fazendo uma conta rapida, por uns 300 reais vc consegue todos esses aparelhos, mais uma plaquinha de captura tipo Easy Cap, e vai poder digitalizar discos e fitas com a mesma qualidade q esses aparelhos "retrô tecnologicos" prometem.
É questao de se ligar e pesquisar bastante. A memoria e a historia pessoal de cada um vai agradecer bastante. E seu bolso tbem.

2 comentários:

  1. É verdade. E o que vc faz com o aparelho depois que digitalizou seus LPs, fitas VHS, fitas cassetes? Se não vai montar uma empresa de digitalização, é bem mais barato comprar uma placa de captura.

    ResponderExcluir
  2. Francisco, realmente por mais comodo q esse aparelho possa parecer, seu custo elevado nao faz valer a pena...fora o fato de q, se vc tiver fitas gravadas em PALM (da tv), pode precisar de um transcoder PALM-NTSC (o qual nao é muito barato), pra poder passar essas fitas em cores pro pc.
    Em resumo, a placa de captura junto com o transcoder ficam bem mais em conta e fazem o serviço tao bem qto esses aparelhos.

    ResponderExcluir