quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Livro "Os Cinco Cs da Cinematografia"



Livro bem interessante sobre tecnicas de cinema, indispensavel para quem pensa em ingressar nessa area. Confira a sinopse:
"Ilustrada com mais de 500 imagens, esta obra clássica apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografica. Os cinco Cs detalhados aqui são: corte, composição, close-ups, continuidade e câmera: ângulos. Pioneiro do cinema nos Estados Unidos, Mascelli fala também dos problemas mais comuns durante as filmagens e dá dicas fundamentais para a edição. Entre os temas abordados estão: tempo e espaço cinematográfico; regras de composição; ponto de vista; altura e ângulo de câmera; cenas máster; tipos de edição, direção da imagem etc. Fundamental para os estudantes de cinema, tem revisão técnica do cineasta Francisco Ramalho Jr."
Conheça mais do livro clicando no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u710516.shtml

Tecnicas de Gravaçao Handycam


Ha muito tempo atras eu postei aqui um video com tecnicas de uso de handycams. Agora eu achei um site da Sony q da um direcionamento para os principiantes começarem a entender como utilizar uma handycam da melhor forma possivel.
Esse site da dicas de como trabalhar melhor com a luz, uso de zoom, enquadramentos, movimentos, o basico para vc sair gravando numa boa e com resultados melhores, isso tudo ilustrado com videos de exemplo.
O site ta logo aí abaixo, é so entrar e aproveitar!
http://www.sony.pt/hub/aprender-a-tirar-fotografias/9

Site Dicas de Fotografia



Como eu sempre digo aqui: eu sou um fotografo frustrado...mas mesmo assim, eu nao desisto nunca, entao tai uma dica sobre um site chamado Dicas de fotografia.
La tem artigos bem interessantes sobre tecnicas de como fotografar, equipamentos, dica de ediçao nas fotos, entre varias outras coisas.
De uma fuçada por la e divirta-se:
http://www.dicasdefotografia.com.br/

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas de Livros

130 projetos para você aprender a filmar
Sinopse: Uma leitura imprescindível para qualquer um que aspire se tornar um cineasta. A obra mostra, passo a passo, o que é preciso fazer para produzir um filme, da criação do roteiro à divulgação do produto final.
Hoje, mais do que nunca, qualquer um pode produzir um filme com ferramentas eletrônicas simples, como computadores portáteis, câmeras fotográficas e celulares. O livro 130 projetos para você aprender a filmar ensina leitores a trilharem todos os passos necessários para produzir um filme, a começar pela organização da ideias, passando pela escolha e uso da câmera, edição e divulgação do produto final.
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=22478

150 lições para você aprender a fotografar

Sinopse: Aspirantes a fotógrafos que acreditam que a câmera é a melhor ferramenta para capturar a forma como enxergam a realidade, podem se apoiar neste livro tanto para aprimorar seu trabalho quanto para conhecer o legado deixado por artistas renomados, como Henri Cartier-Bresson.
Desde que foi criada, nos anos 1830, a fotografia exerceu um fascínio inexplicável sobre a consciência coletiva. Hoje, praticamente dois séculos mais tarde, ela move diversos setores da economia. A indústria do turismo é alimentada pelo desejo que consumidores têm de visitar destinos que conhecem apenas por fotos, e é praticamente impossível pensar na indústria da moda sem a fotografia. A publicidade, por sua vez, dificilmente cria anúncios sem o auxílio dessas imagens. O livro 150 lições para você aprender a fotografar dá aos leitores dicas sobre como fotografar com criatividade e qualidade, seja com fins comerciais ou por hobby, em ambientes a céu aberto, estúdios ou residências.

http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=22479

Iluminador Caseiro Para Macrofotografia

Pra variar, mais um projeto de gambiarra para facilitar sua vida. Agora na hora de fotografar.
Se vc curte um pouco de eletronica e tem alguma habilidade em montar pequenos circuitos, vai gostar de fazer esse iluminador caseiro de leds, para fazer fotos em macro.
O tutorial em si é bastante elucidativo, nao tem grandes segredos na montagem, acompanhando direitinho o passo a passo vc nao vai ter grandes dificuldades em monta-lo.
O link para esse projeto ta ai logo abaixo:
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/iluminadorcaseiro.shtml

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Blog Keko Sinclair

Esses dias tava fuçando no Google, procurando material sobre a filmadora Sony NX5U, qdo achei tudo q eu precisava a respeito no blog do Keko Sinclair.
Aí eu resolvi dar uma olhada geral no blog e descobri q ele é muito, muito legal!
Pra quem gosta dessa area de tv e video, tem zilhoes de dicas muito legais, invençoes pra facilitar e dar mais qualidade nas suas gravaçoes, toques sobre equipamentos, dicas de tecnicas de gravaçao,enfim, um material riquissimo na area de audiovisual ao alcande de seus dedos!
Eu ja estou seguindo, e se vc fosse vc, guardava o endereço abaixo nos seus favoritos!Muito bom mesmo esse blog do Keko Sinclair:
http://kekosinclair.blogspot.com/

Como Fazer Um Evento Com Corte Ao Vivo

Mais uma dica q eu postei no twitter e to trazendo aqui pro blog.
E mais uma colaboraçao da Foco Filmes, dois videos bem legais mostrando como montar uma estrutura para a gravaçao e corte de um evento com tres cameras.
Mostra como montar o switcher, o posicionamento de cameras, a captaçao do audio, como se comunicar com apresentador e cinegrafistas no palco, enfim, mostra o passo a passo de como montar a estrutura pra realizar esse tipo de evento.
Os dois videos estao logo ai abaixo. Aproveite!



Making Of Video Corporativo

Postei essa dica via Twitter, mas vale a pena colocar aqui tbem no blog.
É mais um video da Foco Filmes, mostrando como se preparar para fazer um video corporativo.
Mostra desde o planejamento do check list, as autorizaçoes de imagem, toques importantes na hora da gravaçao para conseguir melhores cenas e melhor material para a ediçao, e tbem o resultado final depois de toda a preparaçao.
Vale muito a pena acompanhar esse video e se ligar em como se preparar para fazer um institucional de qualidade para seu cliente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Estudio Caseiro Para Fotografia

Achei um video muito legal no Youtube, q mostra como vc fazer um estudio caseiro para fotografar pequenos objetos com o maximo de qualidade de imagem.
Apesar de estar em espanhol, da pra entender tudo de boa. Mostra como fazer um pequeno fundo infinito, a iluminação necessaria, como deixar essa luz mais eficiente, os ajustes da camera, ate chegar no resultado final.
É um otimo exercicio de luz em pequena escala, aqui se utilizam ate tres luminarias para se chegar na luz ideal, alem de isopores para deixa-la mais suave e bonita.
Tbem serve de referencia caso vc monte um estudio num tamanho maior, em escala real, so mudam as proporçoes obviamente, mas os principios sao os mesmos.
É aquilo q eu sempre afirmo e nao canso de repetir: uma luz bem feita é o q valoriza uma imagem, seja em foto ou video. E mais uma prova disso esta nesse video.
E pra quem acha o contrario, eu so digo uma coisa: vc esta errado!
Confira ai embaixo:

Kodak ZX1 - Suporte Improvisado

Qdo acordei hoje de manha, vi q estava passando MacGyver no Canal TCM. E como grande admirador de pessoas q fazem da gambiarra um elemento de salvaçao nas horas dificeis, andei fuçando nos armarios, vi meia duzia de 3 peças dando sopa e resolvi criar um suporte para dar mais estabilidade nas imagens q costumo fazer com a minha Kodak ZX1.
Nao tem segredo algum, é apenas um pau de fogo, um bracket (uma peça q existe para ser usada em cameras q nao possuem sapata) e um iluminador de led chines q tava la encostado (qto melhor o iluminador, obviamente melhor a qualidade da imagem).
Encaixei o pau de fogo numa das roscas do bracket, em cima desse encaixe rosqueei a Zx1 e na outra ponta, encaixei a luz na sapata, sem dificuldade alguma.
Alguns movimentos de camera ficam claramente melhores..logico q nao vai adiantar nada sair andando com ele achando q nao vai tremer, pois vai (isso nao é um steadycam!), mas a melhora na movimentaçao é sensivel.
Se vc tiver esses elementos soltos por aí e quiser arriscar a ideia, eu recomendo.
Abaixo, um video q eu fiz da coisa em funcionamento:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Video Aulas Adobe Premiere


To postando 3 links aqui para download de algumas video aulas do Adobe Premiere. A "sinopse" desse curso diz q tem tudo q vc precisa para começar a editar com esse software.
Entao, de uma baixada nos arquivos e se quiser deixar um comentario com a sua avaliaçao, sera muito bem vindo!

Parte 1: http://www.4shared.com/file/41114221/4c2c6c03/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart1.html

Parte 2: http://www.4shared.com/file/41117653/f8df9cda/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart2.html

Parte 3: http://www.4shared.com/file/41121477/accbcb23/ADOBE_PREMIERE_VIDEO_AULApart3.html

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Suporte de Ombro Horizon HCam

Achei no canal da Merlin no Youtube uma ferramenta bastante interessante para quem usa handycams e as vezes sente falta de um pouco de estabilidade nas imagens: é o suporte de ombro Horizon HCam.
Eu chupinhei do proprio canal a descriçao desse equipamento:
"Mais qualidade e conforto na operação de sua câmera o hCam é a opção perfeita para gravações que exigem maior mobilidade e agilidade do operador de câmera.

Com uma base resistente e um confortável apoio de ombro o hCam permite você usar sua criatividade em suas filmagens com estabilidade nos movimentos e perfeição nas imagens, abuse nas gravações do jeito que quiser com o hCam e veja o resultado final de imagens com estabilidade perfeita.

o HCam Cine Kit possui engate para tripé para maior versatilidade de suas gravações, o encaixe no tripé é feito de forma rápida e fácil, uma opção a mais para suas filmagens.

Suporta câmeras de até 6KG

Características Principais

Base Plate com ajuste de altura para facilitar o uso com outros acessórios como mattebox e lentes maiores que exigem ajuste de altura da câmera no hCam.

Shoulder Pad, mais conforto e firmeza, apoio de ombro super confortável.

Handle ergonômico e super confortável para utilização por longo período fazendo movimentos rápidos e precisos.

Câmera no centro de gravidade, menos esforço nos braços e mais controle dos seus movimentos com menor desgaste físico."

Ou seja, é um equipamnto completo, e pelo video da pra ter uma idéia bem legal de como opera-lo.É legal q vc pode usar as duas maos pra controlar tudo, e isso realmente te da uma grande estabilidade.
De uma olhada no video e confira:

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Foco Filmes

Ha algum tempo descobri um canal no Youtube bastante interessante, é o canal da Foco Filmes, sempre com dicas muito interessantes sobre video e audio.
Ja divulguei aqui anteriormente alguns videos especificos, mas hoje eu convido vcs a se inscreverem nesse canal, vale muito a pena, pois tem muita coisa legal la pra ser vista e aprendida.
Entao nao perca tempo e se inscreva tbem no canal da Foco Filmes no Youtube:
http://www.youtube.com/user/Focofilmes

sábado, 2 de outubro de 2010

Blog do Zé no Twitter!


Acompanhe a gente agora tbem pelo Twitter. Siga-nos no @blog_do_ze !

Curso Básico - After Effects CS5

Achei um site bem interessante, chamado Veja e Aprenda, que possui alguns cursos bem interessantes.
Destaco aqui no blog um curso basico de After Effects CS5, para principiantes mesmo, onde vc pode ter uma boa ideia geral desse programa e, com tempo, se aventurar por ele em processos mais complicados.
O site tai abaixo, clique e confira:
http://www.vejaeaprenda.com.br/?cat=14