quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aprenda a Captar Imagens Para Fazer Um Bom Vídeo Online


Esse é o titulo de uma materia que saiu no UOL Tecnologia. Trata-se da primeira parte de uma "trilogia", q vai ensinar a vc fazer videos para internet com maior qualidade.
Nesse primeiro, sao mostrados os aspectos basicos para vc conseguir uma boa captaçao de imagens. Dicas de enquadramento, iluminaçao e uso (ou nao) do zoom nas suas produçoes.
Essa é a "sinopse" que acompanha o video na pagina do UOL:
"Tecnologia dá dicas sobre como fazer um bom vídeo para a internet. Nesta primeira parte, o editor de vídeos Derek Sismotto ensina como captar imagens concentrando-se em três aspectos: enquadramento, iluminação e zoom. O 2º vídeo, que será publicado em 4/8, dará dicas básicas de edição no programa Premiere. O 3º e último vídeo da série, que será publicado em 11/8, ensinará alguns recursos do Premiere para valorizar o conteúdo."
Vou ficar ligado aqui nessas datas para trazer pra vcs os outros videos dessa serie. Esse aqui ta bem legal, e os aspectos abordados nele nao sao apenas para videos online nao, sao os conceitos basicos para fazer uma boa gravaçao, seja qual for o meio que vc ira veicula-la: internet, DVD, Blu Ray, Pen Drive, PC, fita, enfim, seja qual for o suporte, a midia em q esse video vai estar, esses conceitos devem ser seguidos a risca, para um trabalho de qualidade.
Eu acrescetaria mais uma coisinha: a calma!Pra se fazer um bom video, nao pode ter correria, desespero. A nao ser q vc faça jornalismo, onde vc nao pode perder um lance, uma coisa unica, um factual, onde ate camera tremendo no meio da multidao vale o registro,por se tratar de algo q vc nao vai ter uma segunda chance.
Agora, numa produçao de tv, num video institucional, numa coisa q demande qualidade,a calma é essencial para um bom trabalho. Um cinegrafista q esta sendo apressado nao tera jamais a chance de fazer uma boa captaçao. Uma equipe estressada jamais ira trazer um material decente para ediçao. Uma luz dura jogada no objeto de cena pode arrebentar com uma imagem,ja uma boa luz (feita com calma e capricho) valoriza muito uma captaçao.
Sao diversos os fatores q podem fazer uma imagem se tornar "a" imagem. Agora, basta apenas UM pra destruir todo um trabalho.
Entao, se vc nao quer fazer parte desse "UM" aí, eu sugiro ler e pensar a respeito desse post, e assistir (com a devida calma e atençao) o video abaixo:

terça-feira, 20 de julho de 2010

Radio na Internet Com o Free Stream Hosting


Esse post é uma colaboraçao do nosso leitor Antonio Carlos. Ele deixou um comentario no post a respeito do Lysten 2 My Radio, sobre os problemas encontrados na hora de transpor o player da radio para um site ou blog.
Ele percebeu q isso ate era possivel de ser feito no Lysten, mas só ele conseguia ouvir depois a radio, as outras pessoas nao. Mas depois de muito pesquisar, ele resolveu esse problema atraves de um outro servidor gratis de radio, o Free Stream Hosting.
Vou dar uma passada aqui no post dele:
"To aqui porque descobri outro servidor de streaming gratis igual ao listen2myradio para quem quer montar sua propria web radio. Só que tem uma diferenca entre ele e o listem2myradio.
Descobri um problema com o listen2myradio. Todos querem colocar o player do listen2myradio no seu site ou blog. Tem ate uma video aula que ensina como se faz, mas detalhe, quando colocamos o player do listen2myradio no nosso site ou blog todos que acessam reclamam que não conseguem ouvir nada. Descobri porque: como é um serviço gratuito eles pagam os gastos deles com anuncios, então eles colocam um tipo de bloqueio para não direcionarmos o ip e porta para outra pagina na web, ou seja, os ouvintes so conseguem ouvir a radio no proprio link do listen2myradio, aonde encontramos todos os seus anuncios. Eu coloquei o player do listen no meu site só que so eu ouvia a radio, os outros não. Então pela graça de Deus encontrei outro server de streaming gratis. Ele é igual ao listen, a diferença é que eles te dão
a opção de levar o player pro seu site ou blog, mas tem que levar um anuncio deles tabm, ai estara liberado para todos ouvirem.
A qualidade é de 128kbps e a configuração é igual a do listen2myradio com o sam broadcast e simplecast. Funciona que é uma beleza, vou deixar o link do site: http://FreeStreamHosting.org
É so se cadastrar nesse site e vc ja recebe o ip e a porta.La ensina os procedimentos, so que é um site ingles, tem que ter a barra de tradução do google para traduzir.
Espero ter ajudado a todos, se alguem tiver dificuldades, add meu msn que eu explico como se faz: radioalfapg@hotmail.com
Meu web site gospel é http://radioalfamix.webnode.com.br"
Antonio Carlos, sua colaboração é mais do q bem vinda, e eu acredito q vai ajudar muita gente q teve o mesmo problema q vc. E parabens pela soluçao do "misterio" tbem, a culpa era dos anuncios entao!
E pra facilitar mais a coisa toda, o Antonio Carlos fez uma video aula, ensinando com fazer a radio no Free Stream Hosting, ta logo aí abaixo o video:

Obrigado pela colaboraçao e todo mundo aí de olho na dica do Antonio Carlos. O site e o MSN dele estao aí publicados para contato com outros colegas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curso de Iluminação Rosco


Estou postando aqui um video bem interessante q eu peguei na comunidade do Adobe Premiere, no Orkut.
Essa é a descrição, de acordo com a postagem:
"Este é um vídeo desenvolvido pela ROSCO dublado em português falando sobre técnicas de iluminação ele está divido em 10 partes, o vídeo possui mais de 1 hora abordando o assunto de iluminação em estúdio. Muito interessante para quem quer ter um pouco de conhecimento sobre iluminação que muito importante na produção de vídeos."
É um video antigo, mas os conceitos abordados sao totalmente atuais. Iluminaçao é tudo em TV, uma iluminaçao mal feita prejudica o trabalho, acaba com a imagem. Quem pensa q iluminar é só ligar um sun gun, nem precisa baixar o video. Mas quem quer mesmo conhecer o que é uma iluminaçao profissional em estudio de TV, eu recomendo.
Baixe todas as partes, depois extraia a primeira, q o resto vem automaticamente, ok?
Bom divertimento!E boas luzes!
[Parte1] http://www.4shared.com/file/2cG2TTxw/Curso_de_Iluminaopart01.html
[Parte2] http://www.4shared.com/file/_-v9jAzD/Curso_de_Iluminaopart02.html
[Parte3] http://www.4shared.com/file/GvI89lz6/Curso_de_Iluminaopart03.html
[Parte4] http://www.4shared.com/file/S5ZXpF2U/Curso_de_Iluminaopart04.html
[Parte5] http://www.4shared.com/file/hL5LAFJX/Curso_de_Iluminaopart05.html
[Parte6] http://www.4shared.com/file/lvH_u0ja/Curso_de_Iluminaopart06.html
[Parte7] http://www.4shared.com/file/v_Rc2LQy/Curso_de_Iluminaopart07.html
[Parte8] http://www.4shared.com/file/5KL0ITMt/Curso_de_Iluminaopart08.html
[Parte9] http://www.4shared.com/file/lj_GPYrL/Curso_de_Iluminaopart09.html
[Parte10] http://www.4shared.com/file/fKGdfEAC/Curso_de_Iluminaopart10.html

Cursos 24 Horas



Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line com Certificado

-

Cursos 24 Horas



Uma boa oportunidade para quem nao tem tempo para estudar sao os cursos online.
Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.
Uma boa opção é o Cursos 24 Horas, uma empresa inscrita sob o CNPJ 09.428.468/0001-56 e fundada em 2002 com a missão de possibilitar o acesso à educação de qualidade para o maior número de pessoas. Desde então já qualificou mais de 120 mil alunos de todas as regiões do Brasil.
Nao perca tempo, seja mais um a participar do Cursos 24 Horas. Esteja preparado e atualizado para enfrentar o mercado de trabalho!
Conheça um pouco mais do Cursos 24 Horas atraves desse video:



Cursos Online é Cursos 24 Horas







http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao6771&id=promocao6771


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Limpeza de Fitas VHS - Um Novo e Prático Método


Essa postagem aqui é uma colaboraçao do Professor Robinson Benedusi, que me mandou um email com uma sugestão bastante interessante.
Ele desenvolveu uma forma bem legal de limpar as fitas VHS mofadas, utilizando um video cassete (pode ser um q nao de mais play, se estiver funcionando as funçoes de avançar e retroceder, ja esta valendo), um pregador de roupa, pedaços de feltro e nosso bom amigo alcool isopropilico.
A apostilia q ele disponibilizou aqui para download mostra com detalhes como fazer o processo, é tudo bem simples, mas de acordo com o Robinson, foi bastante tempo pensando e quebrando a cabeça pra desenvolver esse sistema, q como ele diz, é bem simples e sem estresse pra fazer.
Eu achei muito legal a ideia, eu fazia a limpeza de maneira semelhante, mas sem a praticidade q o Robinson trouxe com esse processo aqui.
Fica aqui meu agradecimento ao professor pela sugestao, e sempre q tiver alguma ideia, sugestao aqui pra gente, é so escrever q a gente aqui compartilha com os amigos do Blog Do Zé.
O link pra vc baixar a apostila ta logo aí abaixo:

http://www.easy-share.com/1911268355/COMO LIMPAR O MOFO DAS SUAS FITAS DE FORMA PRÁTICA - Prof. Robinson.pdf