sábado, 27 de fevereiro de 2010

Iluminaçao Com LED


Nos dias de hoje,a tendencia de iluminaçao portatil (e até as vezes de estudio) é a iluminaçao feita atraves da luz do LED, conhecido na eletronica como Diodo Emissor de Luz.
É um substituto bem legal para os iluminadores com luz halogena e baterias pesadas, q acabam com as costas de cinegrafistas e, principalmente, assistentes.
Esses iluminadores muitas vezes utlizam baterias faceis de achar e bem leves, como as usadas nas proprias cameras, o que diminui bastante o tamanho da traquitana toda.
O que vc precisa ficar ligado qdo for comprar um desses é na potencia, de preferencia compre um de 80 watts em diante, q sao os melhores.
E é sempre bom utilizar o iluminador halogeno como uma referencia nesse lance de potencia, é bom saber o qto a potencia de um iluminador de LED equivale a um halogeno, para nao ter problemas.
Outro detalhe, sempre tenha junto desses iluminadores de LED uma gelatina ambar, pois as vezes, dependendo do LED utilizado, a luz pode deixar a imagem meio azulada, o q é prontamente corrigido com uma gelatina ambar na frente da luz.
E, acima de tudo, buscar referencias em video pra saber o real resultado desses iluminadores na imagem.
Trago aqui alguns exemplos bem legais. O primeiro, um iluminador LED montado na carcaça de um VL normal. Da uma luz bastante interessante para trabalhar:


A seguir, dois exemplares de uma loja do Rio Grande do Sul, que me surpreenderam pela potencia grande e tamanho minusculo. É uma pena q nao deixaram o endereço de contato dessa loja, ate para poder adquirir um desses:




E por ultimo, a boa e velha gambiarra!Achei um video de uma pessoa q montou um iluminador com LED usando farois auxiliares de carro. Existe ate um passo a passo, caso vc queira tentar montar algo semelhante. Na minha opiniao, poderia ser mais forte, e acho q a precisa da gelatina para correçao, mas para certas ocasioes, e com a luz devidamente corrigida, funciona:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Passando VHS Para DVD - Matéria UOL


Estou colocando aqui uma pequena materia q saiu no UOL de como passar fitas VHS pra DVD. Eles utilizam uma plaquinha de captura bastante semelhante a Easycap, mas essa é da Pixelview, e a qual eu nao conheço. Mas vale pela curiosidade. E se alguem conhecer essa placa e quiser compartilhar as informaçoes, é só deixar um comentario.
O link pra materia é esse:
http://tecnologia.uol.com.br/album/vhs_dvd_album.jhtm?abrefoto=1

Placa de Captura Easycap - Download de Drivers


O nosso leitor Manoel Santana enviou aqui pro blog uma importante contribuiçao: o site da Placa Easycap para download de drivers. Inclusive com driver pra Windows 7 (dc 60 +), q bastante gente ta correndo atras.
Pra quem quiser conferir e experimentar, o link dos drivers ta logo aí abaixo:
http://www.usbeasycap.info/support.html

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sistema De Luz Bescor LED-14 14-watt LED - Bonitinho, Mas Ordinario!


Nos ultimos tempos, eu tenho buscado um sistema de iluminaçao portatil a bateria leve e com o tempo de luz duradouro. A ideia seria um com LEDS, q é a tendencia nos dias de hoje.
Ja vi alguns bastante interessantes e tal, mas com um custo um pouco salgado demais para os meus padroes (ate porq estou beeeeemmmmm longe de ser um cara de dinheiro, embora jogue na loteria regularmente).
Pois entao, na minha busca eu esbarrei com essa coisinha aí chamada Sistema De Luz Bescor LED-14 14-watt LED. Bonitinho e tal, mas nao fui muito com a cara dele...principalmente pelo preço, barato demais pra um iluminador com leds.
Entao fui eu pro Google, dar uma olhada em busca de informaçoes, entrei num forum e me deparei com o video postado aqui no fim da materia. E ainda bem q o achei, assim nao compro essa bombinha!
O video ta em ingles, mas só de assistir sem entender tudo, apenas algumas expressoes basicas (tipo "a piece of crap", ou seja, um pedaço de merda...), ja entendi q a coisa nao vale a pena.
É basicamente uma lanterna de led, extremamente focada, muito ruim pra gravar. Vc joga na cara da pessoa, ela vai ficar parecendo uma foragida da policia! Se vc comprar uma lanterna OSRAM de led, o resultado é o mesmo, e com menos foco na cara! (e essa lanterna custa uns 25 reais!!)

Entao, pelo q vi, ela é parecida com um outro sistema de luz portatil, o qual ja comprei e é outra bomba, chamado emissor compacto de Luz 3W para filmadora digital D-CONCEPTS CV1800R. É a mesma porcaria, só q a luz é amarela!!!Ate a aparencia é a mesma, confira:

Se vc se deparar tbem com essa coisa, fuja q é uma roubada!
A conclusao disso tudo é q nao adianta querer pagar barato pra ter uma boa luz. Nao tem jeito, um bom equipamento de iluminaçao é caro sim, mas vai te dar o resultado q vc quer, se souber usa-lo corretamente. Nao adianta vc querer pagar barato nisso, nao dá. Nesse caso, o barato realmente sai muito caro.
De uma olhada no "desempenho" do Sistema De Luz Bescor LED-14 14-watt LED no video abaixo:

Loja Virtual Interessante Para Fuçar!!


Achei uma loja virtual bem legal pra dar uma espiada e babar nos equipamentos eletronicos. É a Plug Informatica, que fica em Candido Mota, Sao Paulo.
Eles tem uma infinidade de aparelhos eletronicos, e eu destaco aqui em especial as filmadoras. Marcas conhecidas como Sony, Panasonic e Canon. E vira e mexe tem alguma promoçao, as ultimas q eu vi foram algumas filmadoras da Canon, q gravam em HD, e com entrada de microfone (muito importante pra um uso mais profissional), numa faixa de 1600 a 1700 a vista. Ou seja, um preço bem legal pelos recursos q essas cameras proporcionam.
Ja deu uma vontade boa de comprar algum dos modelos apresentados. Mas como eu ainda nao tenho um bom pc pra editar em HD, o jeito é esperar. Mas vc q esta lendo isso aqui, pode se divertir dando uma olhada na loja e babar tbem pelos equipamentos. Taí o link:
http://www.pluginformatica.com.br/loja/loja-10

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais Alguns Exemplos de Chroma Key Caseiro


Ja abordei anteriomente aqui no blog a tecnica do chroma key, muito tilizada em televisao e videos em geral.
Fuçando no Youtube, pra variar, achei dois videos bastante interessantes sobre esse assunto, ensinando a fazer, de forma "caseira", o seu proprio chroma key.
O primeiro é um video de Portugal, de uma disciplina do curso de comunicaçao de uma universidade. Mostra o esquema de iluminaçao com refletores normais, e a alternativa para substitui-los. E da a dica pra fugir da sombras, dando apenas alguns passos para frente. Nao ficou claro o tipo de tela usada, se era profissional ou uma "generica", mas funcionou bem a coisa e vale a pena dar uma conferida:

O outro video é feito por um garoto q utiliza um lençol azul e iluminaçao natural vinda da janela pra realizar o recorte. Confesso q me surpreendeu o resultado final, nao ficou ruim, pelo contrario, da pra quebrar um bom galho numa emergencia. Vale a pena dar uma olhada: