domingo, 31 de maio de 2009

Programadora Brasil


Hoje vi uma nota no jornal A Tribuna, de Santos, bastante interessante. Vou reproduzi-la na íntegra:
"Programadora Brasil inscreve filmes:
De amanha até 20 de junlho, obras audiovisuais brasileiras de 5 a 30 minutos podem ser incluídas no catalogo do projeto Programadora Brasil, em que filmes e vídeos são contratados, duplicados em mil cópias e disponibilizados em DVD para pontos de exibiçao não comerciais associados ao projeto. Mais informaçoes no site www.programadorabrasil.org.br"
É uma iniciativa bem interessante. Se vc tem um video, um curta, ou mesmo até um longa metragem, é uma boa oportunidade para vc divulgar melhor seu trabalho. A partir do dia 1, de uma olhada no site da Programadora Brasil e veja como fazer seu cadastro.
Taí o link de novo:
www.programadorabrasil.org.br

Saturday Night Live


"Saturday Night Live é um programa semanal de comédia do canal NBC que é transmitido praticamente todos os sábados à noite desde sua estréia em 11 de outubro de 1975. Trata-se de um dos mais duradouros programas de entretenimento da história da televisão norte-americana. A cada semana, o elenco é incrementado por um convidado especial e uma apresentação musical.
O programa tem sido o trampolim para a carreira da maioria dos astros de humor norte-americano nos últimos trinta anos. Foi criado por Lorne Michaels, e em janeiro de 2005, teve seu contrato renovado até 2012.
Por seu elenco já passaram astros como Britney Spears, Beyoncé, Justin Timberlake,Chevy Chase, Dan Aykroyd, Eddie Murphy, Jim Belushi, Ben Stiller, Mike Myers, Janeane Garofalo, Damon Wayans, Chris Rock, Adam Sandler, Will Ferrell, Jimmy Fallon, Cheri Oteri, Tina Fey, Andy Kaufman, entre muitos outros."(FONTE: WIKIPÉDIA)
Ontem a noite estava assistindo esse programa e pensei cá comigo: "Caramba por que nao fazem um programa similar a esse aqui no Brasil"?
Cheguei a essa conclusao depois de zapear um pouco naquele "Zorra Total" da Globo...é impressionante a falta de criatividade do programa. Os personagens tem o mesmo texto toda semana, só muda o cenario. Incrivel!Por mais q entrem personagens novos, sempre a mesma situaçao se repete a cada semana.
Ja no SNL, é completamente diferente. O programa nunca é igual, toda semana tem quadros novos, os unicos q se "repetem" é o musical com o convidado da noite e o jornal Weeekend Update, onde obviamente as noticias mudam de semana em semana.
Por que la nos EUA os roteiristas conseguem novidades toda semana e aqui nao é assim?Sera q eles sao tao melhores assim que a gente???Eu nao acredito nisso. Acho que aqui existe é preguiça mental pra fazer coisas novas. Antigamente nao era assim, os humoristicos brasileiros eram muito legais. Hoje, é a mesma coisa toda semana.
Bem que poderia aparecer alguem e fazer um formato semelhante ao Saturday Night Live. De tanto se atualizar e reciclar, nao é de se estranhar o fato do programa estar a tanto tempo no ar.
Assista todo sabado as 23 horas o SNL no Sony Entertainment Television
It's Saturday Night Liiiivvveeeee!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 30 de maio de 2009

Ediçao Simples e Criativa

Essa semana recebi um email com esse titulo, enviado pelo meu amigo Eduardo Abrantes. Nesse email, tinha o link pro Youtube do video abaixo. E realmente o titulo tem tudo a ver com a obra!
Uma mocinha muito simpatica cantando em varias telinhas espalhadas, as vezes cortando para uma só. Uma coisa bem simples, porem com um efeito muito interessante.
A grande sacada do video foi na hora das captaçoes: algumas vezes cantando, outras vezes fazendo uma base sonora.
Esse video tbem mostra que uma grande produçao começa na captaçao. Nesse caso, uma coisa bem pensada e executada. Deve ter dado um bocado de trabalho fazer a mesma coisa varias vezes, mas qdo se pensa no resultado q vc vai ter (aquilo que vc imaginou na cabeça), vale muito a pena.O trabalho da ediçao foi sincronizar e fazer as telas, nada mais.
Nao adianta fazer uma captaçao meia boca e depois tentar resolver na ediçao, pois nao vai colar. Se nasceu errado, por mais que a ediçao tente remediar, nunca vai ser a mesma coisa, o resultado nao vai ser 100%.
Entao, se vc tem uma boa idéia, sempre comece optando pela simplicidade na hora de desenvolve-la.É o melhor caminho e com certeza vai te trazer bastante sucesso.
E viva o Youtube!

domingo, 24 de maio de 2009

Video Aulas - Sony Vegas


Eu sempre fui um grande admirador do Adobe Premiere, por ser um software de ediçao extremamente pratico, rapido e intuitivo. Odeiei qdo trabalhei no Avid Liquid Edition, achei um programa lento, chato e nem um pouco intuitivo.
Sempre ouvi falar do Sony Vegas, mas nunca havia parado pra mexer nele...até agora!
O melhor programa de ediçao de video, na minha opiniao, depois do Adobe Premiere. Simples, intuitivo, repleto de efeitos legais e com recursos bastante semelhante até ao Adobe After Effects (programa de finalizaçao de videos).
Vi efeitos sendo feitos nele que só no After é possivel fazer. E isso tudo junto num programa de ediçao só!E cá entre nós,achei bem mais facil mexer no Vegas do que no After....
Se vc precisa de rapidez, fazer muitos cortes, cobri-los de forma rapida, sem duvida o Premiere é o software. Mas se vc quiser mais, fazer um video legal, produzido e pensado, sem duvida o Sony Vegas é o melhor!
Segue abaixo os links de varias video aulas pra quem quer começar a se aventurar nesse programa. Aulas muito bem feitas e explicadas por J. J. Zanetti:

Tutorial Vegas Video - Iniciantes 1
http://br.youtube.com/watch?v=FdPLK8uonfc

Tutorial Sony Vegas Iniciantes 2 Variação de velocidade, camera lenta (slow motion), camera acelerada, parada de cena
http://br.youtube.com/watch?v=0pPfmS1pon8

Tutorial Sony Vegas Video Edit 1 Foto animada. Passeio sobre a foto para simular video
http://br.youtube.com/watch?v=z00cmvXjALg

Tutorial Sony Vegas Video Edit 2 Mostra a colocação de texto e aplicação de sombra de texto no Sony Vegas
http://br.youtube.com/watch?v=sNFrJ7jmdrY

Tutorial Sony Vegas Video Edit 3 Tutorial mostra efeito de raio de luz sobre texto.
http://br.youtube.com/watch?v=fFZHmjRNcr0

Tutorial Sony Vegas Video Edit 4 Efeito especial. Bolas de fogo caindo do céu. Utlização de máscara.
http://br.youtube.com/watch?v=Vg-qACfiEUE

Tutorial Sony Vegas Video Edit 5 (1/3)Tutorial para mostrar efeito sobre texto utilizando máscara.
http://br.youtube.com/watch?v=5nhTEe3H3lI

Tutorial Sony Vegas Video Edit 5 (2/3)
http://br.youtube.com/watch?v=eolrDSlY7dY

Tutorial Sony Vegas Video Edit 5 (3/3)
http://br.youtube.com/watch?v=-BINzI-zdKM

Tutorial Sony Vegas Video Edit 6 Render video para web. Formato que permite boa imagem sem exagerar no tamanho
http://br.youtube.com/watch?v=ERtaopJT2lg

Tutorial Sony Vegas - Track Motion Mostra a técnica utilizada para fazer quadro sobre quadro (pip) e para apresentar vários videos dividindo a mesma tela.
http://br.youtube.com/watch?v=wpR6kx_ySLM

Tutorial Sony Vegas - Revelando o Timeline Uusuários que estão encontrando problema em visualizar o timeline em algumas ferramentas do Vegas
http://br.youtube.com/watch?v=k1ZQZj6xMTM

Sony vegas com PI transiçao de uma imagen com [flash]
http://youtube.com/watch?v=eDt5AiZ-Mmo


Efeito clone, por Jjzanetti.
http://br.youtube.com/watch?v=jXbXkm4YkJw

Mais algumas cvideo aulas:
Video Aula Fotos 3D Sony Vegas
http://www.youtube.com/watch?v=ctWBaZB30u0


Pausando o video no Sony Vegas
http://www.youtube.com/watch?v=WOJF6xybEAc

Tutorial Efeito Vai e Vem no Vegas Video

http://www.youtube.com/watch?v=KhCru02sGAM


Vídeo Aula Logo de JPG para 3D

http://www.youtube.com/watch?v=E3V4T_BDvec


Vídeo Tutorial Explosion Sony Vegas
http://www.youtube.com/watch?v=o9IRBT42htU

Video Tutorial Sony Vegas para principiantes/básico

http://www.youtube.com/watch?v=fZA0GC_Vob4


Efeito Handwriting...
O fundamento parar simular movimentos de linhas no vegas
http://www.youtube.com/watch?v=X9yaOs5T3e0

Desrespeito com Iniciantes nas Comunidades Sobre TV no Orkut...


É o tipo de coisa que nao tem o menor cabimento em acontecer...mas que acontece. Vira e mexe eu entro nas minhas comunidades sobre video e ediçao no Orkut e me deparo com varias situaçoes de desrespeito aos iniciantes.
É um bando de imbecis que se acham os mestres de tudo e desdenham de pessoas que estao começando agora e que tem duvidas mais básicas. Aí chega um infeliz desses, detona com o cara, nao resolve o problema dele e ainda por cima atrapalha a formaçao da pessoa.
Ja dizia uma pessoa muito sábia: "Muito ajuda quem nao atrapalha". Se o cara se acha a ultima bolacha do pacote, que nao perca tempo com quem esta começando. Deixe isso para outros membros da comunidade, ate porque sempre no meio desses idiotas a gente vai encontrar boas pessoas afim de ajudar!
Estavendo vendo essa semana, uma pessoa perguntou se era possivel utilizar uma camera mini dv para gravar o que estava passando na TV ou num video cassete. Apareceu um gaiato la que mandou um monte de informaçao absurda e errada pra pessoa. Perdeu um monte de tempo escrevendo asneiras qdo simplesmente podia ter falado "Sim, desde que a camera tenha uma entrada de video e uma de audio!". Simples de responder, mas o babacão preferiu zoar a pessoa.
Eu e outros ainda respondemos esse topico, em respeito a pessoa. Qualquer duvida é pertinente, ninguem nasceu sabendo, nem o palhaço q escreveu a besteirada toda la.
Por isso, se vc presenciar uma coisa dessas, tente sempre ajudar. Ignore os imbecis e faça a sua parte. Compartilhar conhecimento é uma coisa bem legal de se fazer. Ajuda os outros e um dia pode ajudar vc tbem!

domingo, 17 de maio de 2009

Programa Profissao: Reporter


Essa semana eu tenho para editar uma materia sobre making of de casamentos. Aí o cliente me indicou a sequencia de videos a seguir, justamente sobre o Profissao: Reporter, para eu ter uma ideia do que ele queria para a materia.
Confesso que fazia tempo que eu nao via um programa tao bom e diferente na Rede Globo. Profissao:Reporter foi uma grata surpresa para mim.
Que programa legal, bem feito, bem amarrado, com conteudo e editado de uma forma totalmente nao linear, mas que no fim tudo se junta numa boa. Rapido e dinamico, diferente das produçoes da Rede Globo, geralmente bastante "quadradas" (excetuando-se uma ou outra sitcom).
Enfim, é um programa que eu recomendo como exemplo de como se fazer TV nos dias de hoje.
Agora, sobre o conteudo especifico desse programa postado aqui, vale a pena perder um tempinho e assistir com calma esses videos. Fala mesmo do making of de cerimonias de casamento. Mostra inclusive uma produtora que arma um esquema de super produção para gravar o casorio, com direito a gruas, transmissao via internet, ediçao da cerimonia na hora, pra passar no telao (os caras editam o casamento inteiro em um video de 12 minutos que é exibido na festa!). Adrenalina total!E um precinho salgado...
Em resumo, Profissao: Reporter é um programaço tanto em linguagem qto em conteudo. Otimas imagens e otima ediçao completam a produção, fazendo dele, na minha opiniao, o que ha de melhor na Rede Globo hoje em dia. Podia apenas passar num horario melhor, pois ter q esperar acabar o Casseta e Planeta pra ter acesso a essa preciosidade, é dureza....




Criatividade é Tudo...De Novo!


Ha algum tempo eu postei aqui no blog algo falando sobre a criatividade: pegar uma situaçao na qual vc nunca vai esperar algo diferente,transforma-la e surpreender a todos. Na época, citei a sátira ao filme "Watchmen", que virou "Two and a Half Watchmen"
Pois bem, eis q me aparece mais um bom exemplo dessa safra. Algum maluco pegou o clip final do filme "Mudança de Habito", com Whoopi Goldberg e um coral de freiras, e colocou no lugar dela e das citadas freiras, Ronaldo Fenomeno e um time de craques do futebol (alem do presidente Lula ao piano).Simplesmente hilario e sensacional.
Um trabalho de formiga, diga-se de passagem, pois fazer o que foi feito, frame a frame, recortando o rosto de todos e os substituindo, é um baita trampo. Mas valeu muito a pena.Parabens a quem fez, nota dez pela criatividade! Clique abaixo e confira o resultado final.

Site Fazendo Video


Um site que é uma verdadeira enciclopédia sobre o mundo da TV e video é o Fazendo Video.
Tem absolutamente tudo o que vc gostaria de pesquisar sobre TV e video, desde captaçao, ediçao, luz, diferenças de formatos de video. Muita parte tecnica que as vezes é chatinha de entender vc encontra nesse site em linguagem clara e objetiva.
E para quem quer ainda aprender sobre ediçao, eles tem um bom curso no site sobre o Adobe Premiere Pro e o Pro 2.0, com muitas instruções e fotos passo a passo de como utilizar esse software de ediçao.
Tem tbem um bom tutorial sobre o software Softimagem XSI, que faz modelagem em 3D, bastante interessante.
Se vc começar a fuçar no site, vai achar uma porrada de informações legais e uteis ao seu dia a dia profissional. Entao, nao perca tempo, clica aí:
http://www.fazendovideo.com.br/

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Criticar Por Criticar

Existem pessoas que estao aí na midia e que na real nao deveriam estar. Que só prestam para falar mal de tudo a troco de nada. Que teimam em opinar sobre um assunto no qual nao tem o menor conhecimento. Que se prendem em coisas minusculas para analisar (e muito mal) um todo.Pessoas que deviam guardar suas infelizes opinioes para si proprio.
Todas essas afirmações cabem para o senhor Rubens Ewald Filho. Ja que ele gosta tanto das criticas, que hoje exista uma inversao de papeis:ele sera o criticado.
Como uma pessoa consegue falar tao mal de um filme?Vi enojado o video com a critica dele para o filme Star Trek, q estreou no ultimo fim de semana. Um festival de disparates sem sentido, a ponto de criticar a pele do ator Chris Pine, q interpreta o capitao Kirk! Um absurdo...o que q a pele tem a ver com a atuação do cara?E olha q atuaçao dele foi muito boa,trouxe de volta a tona a velha malandragem e a fama de "pegador" do capitao.
O outro massacrado foi Zachary Quinto, q interpreta Spock. De acordo com o senhor Rubens Ewald Filho, um "ator inexpressivo". Se eu bem me lembro (e é OBVIO q eu sei disso, pois acompanhei a serie),Spock é um vulcano, uma raça que nao demostra as emoçoes.
Entao o que o senhor Rubens Ewald Filho estava esperando?Q Spock pulasse, gargalhasse, fizesse caretas a la Jim Carrey ou o que?
O senhor Rubens Ewald Filho deveria conhecer melhor sobre o assunto que ele vai criticar. Ja nao é de hoje que ele gosta de falar mal da franquia Star Trek. Eu por exemplo nao posso falar de filmes cult, intelectuais, das quais o citado critico curte. Nao tenho conhecimento para isso e admito. Teria que assistir muitos desses pra poder pensar em falar alguma coisa. Mas em se tratando de Star Trek, eu posso falar com conhecimento de causa.
Por isso, ignorem o que esse senhor fala no video a seguir e va assistir ao filme. Na saida do cinema, só escutava coisas boas a respeito. Percebia-se que eram pessoas que acompanhavam a serie e conheciam do assunto abordado.
Portanto, senhor Rubens Ewald Filho, seja mais serio em suas criticas. Nao trate os assuntos dos quais nao conhece com esse descaso que é visto em sua critica. Respeito com as pessoas é fundamental.
E aprenda o nome do diretor, pelo menos....

sábado, 9 de maio de 2009

Fazer Cinema - Cinema Digital


Eu gosto de bisbilhotar um monte de sites. Até sites de aluguel de equipamentos, como esse aqui: o Fazer Cinema.
Apesar de ser uma loja para aluguel de equipamentos para cinema, ele traz bastante informaçao a respeito dos aparelhos colocados para locaçao.
É uma boa oportunidade para conhecer q tipo de tecnologia é utilizada aqui no país para a produção de cinema.
E esse site traz algumas amostras com fotos e videos mostrando a utilizaçao das cameras e demais aparelhos, alem de uma breve resumo sobre cada um.
Vale a pena conferir:
http://www.fazercinema.com/fazercinema/index.htm

Tela Brasil


Para a galera que se amarra em fazer cinema, taí o site Tela Brasil.
Nele vc vai encontrar bastante informação tecnica sobre o assunto, nas chamadas oficinas virtuais. Sao textos que explicam passo a passo a funçao de casa elemento dentro de uma produção de cinema e como a uniao de todos eles resulta no produto final, o filme!
Vc ainda pode fazer um exercicio virtual, escolhendo locuçoes e imagens, e montar o seu proprio filme para todos assistirem no site.
O endereço taí embaixo. Divirta-se e acima de tudo aproveite bastante as informações:
http://www.telabr.com.br/

Site PROTEVE


Fuçando (pra variar um pouco) aqui pelo Google, achei mais um site voltado para a produçao de TV: é o PROTEVE.
Na realidade, é um site no qual vc pode comprar produtos (cursos e afins) voltados para a area de televisao. Mas ele tbem tem um bom conteudo gratis para ser pesquisado. Noçoes de enquadramento e movimentos de camera, como fazer luz, dicas para se gravar eventos (como casamentos e festas), entre outros topicos bastante interessantes e voltados totalmente para o mundo do video e da TV.
Se vc tiver interesse, pode entrar em contato com o site para ver como proceder para comprar os cursos. Mas vale a pena dar uma olhada nessa parte free do site, que esta bem legal. Clica aí:
http://www.proteve.net/

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Workshop Sobre Produção HDV



Achei na internet, na comunidade do Orkut "Play Rec", um video para download explicando tudo sobre a produção de videos em alta definiçao. Achei bastante interessante a iniciativa, e uma otima oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre esse novo universo que esta surgindo aí, cada vez mais proximo de nós. Eis os topicos que sao abordados, tirados do texto da descrição do video na comunidade:

PRODUÇÃO DE VIDEO HD
"Tudo o que você precisa saber para começar a fazer videos em Alta Definição"

ARMAZENAMENTO
-Que tipo de fita eu uso?
-Posso gravar HDV em fitas miniDV?
-Posso reutilizar fitas?
-O que vem depois das fitas
-Passando o material da fita para o PC

MONITORAÇÃO
-Monitorando em Alta Definição
-Monitorando no set de filmagens
-Gravando em HDV para trabalhos em DV
-Upgrade no projeto: de DV para HDV

TUDO SOBRE ALTA DEFINIÇÃO
-TV digital no Brasil
-Como trabalhar em alta definição
-Os primeiros passos para quem quer mexer com HD

EQUIPAMENTO
-Detalhes sobre as principais câmeras HD existentes no mercado.

E abaixo, os links para download desse video:


WORKSHOP PRODUCAO HDV - PARTES 01 e 02.rar
http://www.4shared.com/file/66354908/345967fc/WORKSHOP_PRODUCAO_HDV_-_PARTES_01_e_02.html?dirPwdVerified=b40de496

WORKSHOP PRODUCAO HDV- PARTES 03 e 04.rar
http://www.4shared.com/file/66354900/3a82efce/WORKSHOP_PRODUCAO_HDV-_PARTES_03_e_04.html?dirPwdVerified=b40de496

Produção Profissional


Site muito interessante da revista Produção Profissional, com as ultimas novidades do mundo da tecnologia em TV. Pode colocar em seus favoritos, que vale muito a pena!

http://www.producaoprofissional.com.br/

Para Fazer um Bom Comercial de Rádio


A dica a seguir vem do blog "Voce Nunca Ouviu Nada Igual", de Watson Zucco Weber. Ele, em parceria com o produtor de áudio Gabriel Passajou, desenvolveu essa sequencia de topicos que mostram como se fazer um bom comercial de rádio. Dicas essenciais tanto para profissionais do ramo, como para clientes que teimam em fazer a coisa errada. Aproveite bastante esse ensinamentos abaixo:

1. A melhor estratégia antes de começar a produzir o comercial é sempre conversar com o dono ou responsável da empresa. Procure saber como ele deseja o comercial, qual o estilo de locução ou trilha ele imagina que melhor representa seu estabelecimento.
2. Defina o objetivo do spot: se é para vendas diretas, para divulgar uma marca, para conhecer uma loja, convidar para um evento, etc.
3. O texto deve ser de acordo com o perfil do público–alvo.
4. Dê sugestões para o cliente ou para o redator de uma melhor colocação de palavras.
5. Mencione o nome do cliente várias vezes.
6. Use todas as suas armas para prender o ouvinte. Efeitos sonoros, música, vozes engraçadas e imitações. Mas cuidado com muita explosão ou laser para não poluir a mensagem.
7. Cuidado com pronúncia de nomes, e com erros gramaticais, principalmente concordância verbal e nominal.
8. Use linguagem simples. Quanto menor as frases, maior a possibilidade de uma boa interpretação do locutor. Espremer um texto de 45 segundos em 30 também é sempre um desastre.
9. Nunca tente “forçar a barra” quando o texto e o locutor escolhido não combinam.
10. Vá direto ao ponto! Diga o que o ouvinte espera na primeira frase. Uma promoção, por exemplo. Outra opção para começar o spot é com uma pergunta. “Está precisando de um colchão novo?”
11. Use palavras como “Agora” e “Hoje” quando anunciar uma venda. O rádio é o melhor veículo para evidenciar o imediatismo. Use esse poder.
12. Explore também a imaginação do ouvinte. “Ilustre” a sua mensagem com detalhes especiais.
13. Use palavras que levem emoção. Toque direto no coração do ouvinte.
14. Divulgue apenas um número de telefone, mesmo se existirem vários. Se você citar 2 telefones, o ouvinte não decora nenhum.
15. Crie frases novas.
16. Feche a mensagem induzindo o ouvinte a comprar.
17. Depois do comercial pronto, ouça bem baixinho, simulando a situação real de alguém ouvindo rádio como som ambiente. Se a voz está audível, clara e transparente; o comercial está bem feito.

Leituras Técnicas na área de Radio e TV

Segue uma listinha basica de livros bastante interessantes para os estudandes de comunicaçao terem sempre por perto:

Guia Prático do Roteirista de TV


http://www.submarino.com.br/produto/1/21438916/guia+pratico+do+roteirista+de+tv?&franq=276372


Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira


http://www.submarino.com.br/produto/1/264721/generos+e+formatos+na+televisao+brasileira?&franq=276372


Quem e Como Fizemos a TV Globo

http://www.submarino.com.br/produto/1/222385/quem+e+como+fizemos+a+tv+globo?&franq=276372

O Circo Eletrônico - Fazendo TV no Brasil

http://www.submarino.com.br/produto/1/152918/circo+eletronico:+fazendo+tv+no+brasil,+o?&franq=276372