segunda-feira, 30 de março de 2009

Radio na Internet com Listen 2 My Radio


Estava vendo no Youtube uma video aula de como fazer uma radio on line gratis utilizando um site chamado Listen 2 My Radio. Ja havia abordado o assunto anteriormente aqui no blog, porem a coisa toda era paga e tals. Aparentemente, essa aqui é gratis e funciona. Dê uma olhada na video aula e tente fazer a sua radio on line!

domingo, 29 de março de 2009

Alguns Artigos Interessantes


Trago agora aqui no blog duas matérias que eu achei pelos infinitos caminhos da internet: uma sobre o fato de como ficou mais facil fazer cinema hoje em dia e outra falando em como escolher uma camera que possa ser usada por mais tempo, ja q estamos indo em direçao a tv digital.
O primeiro artigo "Uma câmara digital na mão..." vc encontra no link abaixo. Dê uma lida antes de continuar a ler o que eu escervo:

http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia/p_064.html

Eu concordo em boa parte com o artigo, hoje em dia as coisas estao mais faceis mesmo, vc se imagina hoje com uma camera de filme, gastando uma bela grana para revelar?Eu nao me imagino. Embora eu ache sensacional (muitas vezes minha mao coçou pra comprar uma super 8 no Mercado Livre), tenho que ter juizo, afinal, onde vou achar hoje em dia filme pra super 8?E onde revelar esse material?Pois entao, o digital veio pra preencher essa lacuna e resolver esse problema.

Só que essa historia de captar pela manha, capturar o material ao meio dia, editar a tarde e apresentar a noite é MUITO RELATIVO.Se vc estiver fazendo algo curto, sem maiores efeitos, apenas colando as imagens q estao em seu roteiro, aí eu ate concordo. Mas se for algo maior, mais elaborado, é diferente. Ediçao nao é padaria, q sai um video de hora em hora, é um trabalho de paciencia e calma, principalmente em se falando de filmes. E ainda mais se vc quiser um trabalho bem feito, nao adianta correr.
Mas vale muito esse artigo, ate pelas dicas de equipamento. Logicamente que os valores sao um pouco altos pra maioria dos mortais que leem esse blog aqui, mas adaptações podem ser feitas, como ja vimos em outros artigo que postei aqui.
Sobre a outra materia, clique aqui e de uma lida antes de continuar:

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/05/15/como-escolher-uma-camera-de-video-a-prova-de-futuro/IDGNoticiaPrint_view

Pelo que entendi, a melhor escolha, principalmente em termos de segurança, sao pelas cameras HDV que usam fitas mini dv. Por incrivel que pareça, essa tecnologia ainda vai ser empregada para fazer video em alta definiçao. Apesar de levar o tempo da fita para capturar o material, a coisa é mais segura, fica sempre o medo de dar um pau na hd e toda a gravaçao ir pro brejo. Ja li por aí q as cameras HDV utilizam as mesmas fitas mini dv q encontramos no mercado atualmente, embora existam outras feitas com um material um pouco melhor e que sao um pouco mais caras.

Entao, se vc quer migrar para a alta definiçao, escolha uma camera que trabalhe com fitas Mini DV...quem diria que nossa "velha companheira" ainda teria muita utilidade no mundo da alta definição?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Grua e Travelling Caseiros


Se tem uma coisa que eu admiro sao pessoas q tem boas ideias. Estava fuçando uma comunidade no Orkut chamada Video Usado, em busca de uma camera com um precinho camarada, qdo achei um cara cujo negocio proprio consiste na fabricaçao de gruas e travellings. Achei isso bem legal, queria eu ter um negocio como esse. Pelo que entendi, a pessoa é um cinegrafista (Paulo Klososki)que decidiu investir nesse ramo. E parece q deu certo, ele colocou um video no Youtube, que apesar de um pouco longo, vale conferir para ver o equipamento em ação.



Otima ideia, eu sempre fui fã de traquitanas feitas no fundo do quintal. Embora esse equipamento nao tenha nem um pouco cara de coisa feita em casa, pelo contrario, tem aspecto e funciona de forma profissional, como mostram as imagens.
Abaixo eu deixo o link da pagina do video no Youtube, onde vc encontra o contato do Paulo e pode saber mais detalhes a respeito do equipamento:
http://www.youtube.com/watch?v=jpAJ3VGznGw

Dica de Livro - Produção de Radio


É dificil encontrar bons livros sobre produção em radio. Mas eis que surge aqui "Produção de Rádio: um Guia Abrangente de Produção Radiofônica", um manual completo sobre produção de radio.Entre outros, a obra aborda os seguintes tópicos:
-Produção e edição de noticiários
-Preparação e apresentação de entrevistas
-Elaboração de roteiros
-Produção e apresentação de programas de variedades
-Gravação de música
-Radioteatro
-Locução de comerciais
-Avaliação de programas
-Métodos operacionais, incluindo as mais recentes técnicas digitais
Inclui tbem diversos exercícios de treinamento, bem como modelos de roteiros, estudos de casos e exemplos práticos.
Pra vc estudante de radio e tv que procura por uma boa literatura sobre radio, essa é uma otima opção.
Clique aqui e adquira esse livro agora mesmo:
http://www.submarino.com.br/produto/1/157439/?franq=276372

segunda-feira, 23 de março de 2009

Iluminação de TV


Fuçando aqui na internet achei uma apostila basica sobre iluminação em TV. Bem interessante, otima para conhecer o basico sobre esse assunto tao importante. Uma boa luz realça ainda mais uma imagem. Ja uma luz mal feita, derruba de vez e deixa o trabalho com cara de amador. Lembre-se, nós nao vemos as coisas, vemos a luz refletida sobre elas. Por isso, sempre capriche nesse fundamento.
Clique aqui e confira:
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/introluztv.pdf

Placas de Captura Pinnacle



Achei no Youtube esses dois videos da Pinnacle, que explicam sobre a linha de placas de captura da empresa. Mostra os modelos mais simples, os intermediarios e os mais avançados, alem de mostrar um pouco sobre alguns softwares de ediçao Pinnacle (Studio).
Inclusive, no final do segundo video, eles indicam uma configuração de PC para a utilizaçao de algum dos modelos de placa de captura.
Eu tenho uma placa da linha Dazzle, a qual utilizo para a captura de fitas VHS para o computador. Sempre tive bons resultados, sem maiores problemas.
Qto aos softwares de ediçao abordados, confesso que nao sou muito fã deles. Utilizo ate para capturar minhas VHS, principalmente qdo se trata de filmes e coisas q nao necessitem de ediçao, apenas um corte no inicio e no fim. Se for uma ediçao mais trabalhosa, utilizo o Adobe Premiere. Posso ate capturar pelo Studio, porem importo e trabalho o arquivo no Premiere.
Dê uma conferida e veja qual desse produtos pode satisfazer melhor suas necessidades:



domingo, 22 de março de 2009

Curso de Fotografia


Pra vc que curte tirar umas fotos e que quer aprender um pouco mais sobre essa arte, eu recomendo a lista de videos a seguir. É um curso completo de fotografia disponivel no Youtube. Apesar de estar em espanhol, da pra entender numa boa, ja que a pratica é mostrada em detalhes. Recomendo pros amadores que querem conhecer do assunto e para os profissionais tbem, ja que informaçao sempre é bem vinda!
Aproveite:


1 Que câmera necessita comprar
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=OBOMEQdNkxY&t=nikon/

2. Nossa câmera fotografica
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=2Hm3l8XHCMI&t=curso%20fotografia/

3. Manejo da câmera
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=sTz7P9nn19E&t=camera%20digital/

4. Partes Importantes da sua câmera
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=cgE_sqKdqxE&t=camera%20canon/

5. Manejo de uma câmera Manual I (1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=duEWRQBsvag&t=nikon/

5. Manejo de uma câmera Manual I (2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=d90UMCy69pM&t=fotografia/

5. Manejo de uma câmera Manual I (3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=OantY02KZ20&t=fotografo/

6. Manejo de uma câmera Manual II (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=spBNlgZniXI&t=camera%20digital/

6. Manejo de uma câmera Manual II (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=4LDf5Q7CGjU&t=camera%20profissional/

7. As primeiras fotos externas (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=qUoYVQEOkb0&t=maquina%20fotografica/

7. As primeiras fotos externas (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=tcMro4N0Wn8&t=curso%20fotografia/

8. O Enquadramento
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=n5ByAuDcGYE&t=camera%20sony/

9. Exercícios fotograficos (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=PIal-IDkoko&t=camera%20frete%20gratis/

9. Exercícios fotograficos (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=xcQbLdC9KBM&t=curso%20de%20fotografia/

10. Apresentação de trabalhos
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=YUBQ69P5mxY&t=nikon/

11. Situações de fotografia rápida
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=CVYYInqugro&t=Sony%20Cybershot/

12. A optica fotografica (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=Kr-_1Lvl4uQ&t=tripe%20fotografia/

12. A optica fotografica (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=dnhj2PaO-hw&t=lente%20camera/

13. A composição (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=OYi_TNC9Jgk&t=flash%20camera/

13. A composição (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=9h2iuq30TnM&t=fotografia/

14. O filme fotografico e as de memória (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=kN7yvtXptgw&t=impressora%20fotografica/

14. O filme fotografico e as de memória (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=t2WM5JiSxkQ&t=estanque/

15. Medição de luz (1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=kpkEXmsFhZk&t=lente%20nikon/

15. Medição de luz (2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=BtgTsp7aXiM&t=iluminador%20flash/

15. Medição de luz (3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=QAjoGbunWb4&t=camera%20digital/

16. Filtros Fotograficos (1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=R7WrrXE35oY&t=canon%20camera/

16. Filtros Fotograficos (2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=mAu7kFOIdTI&t=video%20aula%20fotografia/

16. Filtros Fotograficos (3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=T8fhBHsE2L8&t=curso%20fotografia/

17. O Flash (1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=vqXl8cPuTsY&t=camera%20digital/

17. O Flash (2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=E2wFB-zs92M&t=nikon/

17. O Flash (3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=qJ9XgiD7MGg&t=camera%20digital/

18. Tecnicas Avançadas De Flash (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=a0KsAVSrkCc&t=camera%20digital/

18. Tecnicas Avançadas De Flash (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=oH6NdtlRHQU&t=camera%20digital/

19. Iluminação(1/4)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=1Bj_LumfKC4&t=camera%20digital/

19. Iluminação (2/4)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=55iDbhqOu4g&t=camera%20digital/

19. Iluminação (3/4)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=Nqup_SjLFuo&t=camera%20digital/

19. Iluminação (4/4)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=906qesLE6YA&t=camera%20digital/

20. O Retrato (1/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=ufsDzUG9ox8&t=camera%20digital/

20. O Retrato (2/2)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=_KdgI51PTfs&t=camera%20digital/

21. Reportagem Fotografica(1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=MQMKeUpo7YM&t=camera%20digital/

21. Reportagem Fotografica(2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=XkIsI3wTr-w&t=camera%20digital/

21. Reportagem Fotografica(3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=MQMKeUpo7YM&t=camera%20digital/

22. A fotografia noturna(1/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=4KAkyNJRL5Y&t=curso%20fotografia/

22. A fotografia noturna(2/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=NYf8W9tUUNs&t=curso%20fotografia/

22. A fotografia norturna(3/3)
http://www.download-de-videos.com/ver.php?video=MhXeu97EQ58&t=curso%20fotografia/

Tempo de Bruto X Tempo Final do Video


Existe uma velha máxima que funciona (e muito bem) quando estamos gravando um video ou uma materia: é melhor sobrar do que faltar.
Logicamente, estamos nos referindo a quantidade de imagens gravadas, a quantidade de cabeças (ou passagens) feitas, e quantas vezes devemos fazer o mesmo take.
Vamos por partes: imagem nunca é demais. Qto mais takes vc fizer, melhor. Explore os diversos angulos de uma mesma cena, tenha varias opçoes para levar para a ilha de ediçao. Vc nunca sabe qual o editor podera utilizar, entao, capriche em todas que vc fizer.
Qdo estiver realizando um movimento, faça no minimo umas 3 vezes. Mas tres vezes boas mesmo, onde qualquer uma delas possa ser utilizada. Se errar, faça novamente, ate ter as tres tomadas em condição de uso.Exagerar, fazendo umas 12 vezes a mesma coisa, só consome tempo e energia das baterias.

Sobre as cabeças (ou passagens numa reportagem), o ideal é o apresentador fazer bem umas tres vezes tbem, até por uma questao de precauçao, ja q uma passagem pode apresentar defeitos tecnicos. Pode ocorrer o mesmo na captaçao das imagens, porem é mais facil de consertar nessa caso, substituindo a imagem defeituosa por outra (ate por q vc deve capta-la de outros angulos, nao esqueça!). Ja na passagem nao, se vc nao tiver uma perfeita, adeus...
Por isso, grave sem afobaçao ou pressa. O bom apresentador, aquele que se prepara e esta informado para realizar a materia, tira esse trabalho de letra. Sempre tenha mais de uma opçao de cabeça para utilizar na ediçao. Isso facilita bastante o trabalho do editor.
Gravaçoes feitas as pressas sao aquelas que correm mais risco de dar errado. Portanto, trabalhe com calma e organizaçao, e faça sempre mais daquilo que vc precisa. É a velha maxima, "é melhor sobrar do que faltar". Nunca esqueça disso.

sábado, 14 de março de 2009

Sátiras e Comédias - Two and a Half Watchmen



Satiras e comédias sao genereos bem dificeis de se fazer. A grande maioria fala que é mais facil fazer chorar do q rir. Eu concordo com isso.
Pra se fazer uma boa comedia, uma boa satira, vc tem que sair do lugar comum. Piadas internas de um grupo nao funcionam bem nessa hora. Ou entao vc fazer algo do tipo "Todo Mundo em Panico", com um apanhado de cenas de filmes refeitas de forma engraçadinha (para quem escreveu), tbem nao colam. O maximo que vc vai conseguir é um sorriso, uma risadinha e depois cair no esquecimento.
Uma boa ideia para comedia, principalmente satira de alguma coisa, é vc tirar os elementos principais do assunto satirizado e colocar num contexto totalmente improvavel.
Dentro dessa linha, eu destaco o video "Two and a Half Watchmen", que esta no Youtube (valeu de novo, Edu!).
Simplesmente pegaram personagens icones da HQ Watchmen (que agora é filme) e trouxeram para o mundo de Two and a Half Men, sitcom estrelada por Charlie Sheen.
Uma ideia diferente, jamais eu imaginaria q isso pudesse acontecer, os personagens Rorschach fazendo o papel de Charlie Harper (Charlie Sheen) e Dr. Manhattan fazendo o papel do mala do Alan (Jon Cryer), e mais um gorticho fazendo o Jake, filho de Alan.

Assista o video (aproveite para treinar seu ingles) e tente seguir essa linha qdo for fazer uma satira ou comedia: fugir do lugar comum e trazer algo novo, imprevisivel, que quebram as regras,para esse tipo de trabalho.

Documentarios


Um genero bem legal em que vc pode trabalhar e desenvolver um bom projeto é o documentario. É dificl nao ter quem nao goste desse tipo de programa. A curiosidade é uma coisa muito aguçada no ser humano, e se vc fizer um bom trabalho dentro dessa linha, pode ter varias portas abertas por aí.
O documentario na maioria das vezes segue sempre uma narrativa composta de locuções em off, depoimentos de pessoas ligadas aos assunto abordado e acima de tudo, muita informação.
Um excelente trabalho de pesquisa se faz necessario para a produçao de um documentario. Vc tem que ler muito, procurar bastante, correr atras de arquivos de jornais, revistas, imagens, tudo para fazer com que sua obra fique mais o mais completa possivel.
Mas o grande passo para se começar a fazer um bom documentario é trabalhar em cima de um assunto que vc domine bem. Sendo assim, priorize uma ideia que todos no seu grupo de trabalho tenham conhecimento ou pelo menos uma boa noçao. Nao adianta vc querer fazer, de primeira, um documentario sobre gatos, se vc e seu grupo entendem mesmo é de cachorros!
Assim como vc e seu grupo curtem um assunto, varias outras pessoas vao curtir tbem. Sendo assim, o primeiro passo esta dado.

Com o tempo e a experiencia adquiridos montando esse tipo de trabalho, vc pode se aventurar em assuntos q nao domine tao bem. Aí aquelas pesquisas q eu citei antes vao ter q ser mais intensificados ainda. Mas com certeza, depois de alguns documentarios realizados, vc vai tirar isso de letra.
Qto a parte tecnica, principalmente na gravaçao, capriche na luz dos entrevistados. Faça sempre uma luz bonita, monte um set se possivel e valorize a fotografia do ambiente. Faça bons enquadramentos, diferentes, e caso seja possivel ter uma segunda camera, faça detalhes, olhos, mãos, invente sempre, nao se limite.
Nao esqueça nunca do roteiro e tenha um bom texto, de facil compreensao e entendimento pela maioria das pessoas. Nada de linguagem dificil, rebuscada, lembre-se que vc esta fazendo um video, seja direto e informativo, evite que a pessoa tenha q deixar de assistir ao seu documentario para ir ate o dicionario tentar descobrir o que vc tentou dizer com certas palavras!

Abaixo eu trouxe dois videos documentarios. Um mais simples, sobre um antigo programa infantil da TV Cultura chamado Bambalalao (q eu adorava por sinal), e um mais elaborado, sobre as Raves, com um acabamento mais profissional. Mas mesmo sendo diferentes em contexto e realizaçao, percebam a narrativa semelhante entre eles e siga esses caminhos, que o sucesso com certeza é garantido.

Documentario Bambalalao:



Documentario O Império das Raves

sexta-feira, 13 de março de 2009

E o Futuro Chegou...


Aos poucos, a tecnologia dos filmes de ficção cientica começa a se tornar realidade. Essa historia aqui é mais uma colaboração do meu amigo Eduardo Abrantes: o holograma da CNN.
Qdo ele me mostrou o video do cara do Black Eye Peas dando entrevista pra CNN estando do outro lado do mundo, mas com uma imagem que parecia 3D projetada la na frente do entrevistador, eu quase caí pra tras!
Lembrei da Princesa Léia em Star Wars, tendo sua mensagem para Obi Wan Kenobi projetada pelo R2-D2 ali em 3D tbem.Só que a dela era bem pequena, a do cara era em tamanho real!

Tem muita gente torcendo o nariz pra essa historia, que o tal holograma ta mal feito, etc e tal...mas eu penso que tudo é novidade no inicio tende a incomodar um pouco. Tem mais é que deixar inventar mesmo, fazer coisas diferentes. E sem duvida, essa historia aí foi uma baita novidade.
Pra tornar isso possivel, foram necessarios:
Do lado do objeto:
-35 câmeras HD apontadas contra o objeto formando um anel
-Câmeras diferentes filmam em diferentes ângulos (como em The Matrix) para transmitir a imagem do corpo inteiro
-As câmeras são ligadas às câmeras na central em Nova York, sincronizando os ângulos de forma que a perspectiva fique acertada
-O acompanhamento via comunicação da câmera é não só mecânico mas infravermelho também
-Correspondentes vêem uma tela de plasma de 37” onde a imagem de retorno das imagens combinadas são exibidas. Bem útil para ajeitar o cabelo desarrumado ou tirar uma meleca indecorosa
-20 “computadores” ficam compilando estes dados para torná-los úteis

Do lado do QG:
-Só é usado em duas das quarenta e tantas transmissões de câmeras que a CNN tem
-O retardo é mínimo ou então nós nos acostumamos tanto ao retardo de satélite que nem percebemos mais
-Um conjunto de computadores pega as informações do lado do objeto para poder combiná-las com o vídeo do lado do Wolf
-Infelizmente, não parece que as imagens sejam de fato “projetadas” no chão do estúdio da CNN de forma que Wolf possa de fato falar com a pessoa, sabe, cara a cara. Então não é bem como Star Wars ainda. Só depois que os computadores combinarem as transmissões de vídeo é que você obtém um cenário coerente de holograma + pessoa.
(informações tecnicas extraidas do site http://www.gizmodo.com.br/conteudo/como-funciona-o-sistema-de-entrevista-holografica-da-cnn)

Andei lendo tbem em alguns sites que na real, a imagem do entrevistado nao estava la, o apresentador estava interagindo com o nada, que foi como se fosse uma especie de chroma key e nao um verdadeiro holograma. Mesmo que seja tudo isso, eu nao vejo mal algum, só o barato diferente que deu na transmissao ja valeu o investimento. Eu particularmente achei muito legal e vistoso.
Veja abaixo o video da entrevista e, na sequencia, uma explicaçao de como a coisa foi feita (espero que seu ingles esteja em dia...):


domingo, 8 de março de 2009

Fazendo Um Bom Video Comercial


Na televisao, vira e mexe vc vai ter que fazer um comercial. Seja la de qual produto for, vc estara envolvido nesse tipo de produção.
Uma coisa que se pode afirmar é que as imagens feitas para comercial devem ser trabalhadas da melhor forma possivel, para valorizar ainda mais o produto. Uma boa luz e enquadramentos bem feitos, no tripé, com movimentos suaves, as vezes mais fechados para mostrar melhor um detalhe, sempre funcionam.
Obviamente que antes de vc ir para a gravação, é preciso ter um roteiro em mãos, ja previamente discutido e combinado, com as imagens que vc vai fazer, ou entao com a historia que vai ser contada.
Jamais vc pode fazer esse tipo de trabalho sem um roteiro. Imagine vc chegando no local da gravação do nada, sem nehuma noçao daquilo que é para fazer e tentar combinar tudo la na hora com o proprietario???Nao dá...
Tudo isso deve ser discutido antes, aí vai se montando o argumento,a historia, roteirizar, ver se vai rolar uma locução ou nao,fazer no papel cena por cena...e aí sim, ir a campo montar a estrutura necessaria para deixar o seu produto com uma fotografia digna de aparecer na TV, gravar, editar e deixar seu cliente satisfeito pelo resultado final.

Lembre-se tbem que nao adianta fazer um monte de imagens para se ter o comercial. Quantidade nao é qualidade. Seguindo o roteiro, nao ha como dar errado. Logico que se aparecer uma ideia nova la na hora e vc quiser gravar, otimo, quem sabe nao é uma nova opçao na hora de editar?
Nao adianta tbem, no caso de comerciais de 15 segundos, vc fazer movimentos longos, demorados, na mao, tremidos...pois alem de esgotar os 15 segundos com pouquissimas imagens, o produto fica completamente desvalorizado na TV e seu comercial fica com pinta de amador.
Nunca esqueça que trabalho em video nao é simples. Demanda esforço durante todo o processo, desde a criação ate a finalizaçao. Mas se vc fizer tudo direitinho,o trabalho sempre é compensado com satisfação para os dois lados: o da produtora do comercial e o do cliente.

sábado, 7 de março de 2009

Radio na Internet


Se vc esta a fim de criar uma radio na internet, com sua propria programaçao (ao vivo e gravada), visite o site abaixo:

http://www.suaradionanet.net/index.html

Nele vc encontra varios planos de diversos preços, onde vc podera montar sua radio numa boa. Utilizei desse serviço durante um ano, tive uma radio na internet chamada "Radio Z Web". Apesar dela estar fora do ar (simplesmente por falta de tempo para me dedicar a ela, ja q eu adoro fazer radio!), eu ainda continuo pagando um dos planos, pois tenho esperança de voltar a mexer com isso de novo.
Os caras la te ensinam passo a passo como configurar a radio em seu computador, tanto pelo telefone (eles te ligam pra fazer isso, vc nao gasta com telefone) ou entao pelo MSN.
Eles te ensinam tbem a operar o software de automaçao da radio (que é gratuito para baixar), chamado Zara Radio. Nele vc pode programar eventos para entrar em determinados horarios, colocar hora certa, previsao do tempo, vinhetas, enfim, é um software profissional para radio mesmo e vc nao paga nada por ele.

Ja abordei aqui no blog a TV via internet atraves do Mogulus, onde vc poe a programaçao mas nao pode faze-la entrar nos horarios que vc quer. No Zara Radio isso nao acontece, vc programa tudo para a hora desejada, é tudo muito funcional nesse software.
Para quem tem tempo para se dedicar e gosta de mexer com radio, é uma otima oportunidade.Recomendo a empresa pois ja a utilizei e conheço a qualidade do serviço.
Aproveite e boas transmissoes!

Programas de Culinária - Nigella Feasts


Normalmente, qdo assistimos um programa de culinária na TV, ele segue basicamente um padrao: ora temos uma imagem geral da cozinha, ora mais fechada na açao que esta rolando, ora uma visao de cima do fogao mostrando a comida sendo feita.
Porém, eu vi um programa que foge desse padrão e que transforma o processo de cozinhar em uma pequena arte!
Chama-se "Nigella Feasts", um programa ingles que é exibido no Brasil no Canal GNT, sob o titulo de "Festas de Nigella".
Qdo vc assiste, pensa que esta vendo a um comercial sobre culinaria, tamanho o cuidado na captaçao de imagens. Usando desfoques, abusando de imagens fechadas com cores vibrantes, ou entao enquadrando a apresentadora com algum utensilio no canto da tela, desfocado tbem, vc percebe que é um programa diferenciado em relaçao a todos os outros do genero.
Do jeito que é feito, vc acaba ficando com mais vontade de comer aquilo que esta sendo preparado. A luz, os movimentos de camera e os enquadramentos realmente parecem ter sido feitos para a captaçao de um comercial, e nao para um programa de meia hora aproximadamente.
E diferentemente dos outros programa de culinaria,vc nao ve a apresentadora falando das marcas dos produtos que ela utiliza nas suas receitas.Exsite mesmo uma preocupaçao em passar a mensagem da melhor maneira possivel, sempre com um grande cuidado artistico na captaçao.
Fica a dica aí para quem estiver trabalhando em algo semelhante: que tal dar um acabamento diferente na sua produção? Com certeza é um trabalho a mais sim na captação, mas eu acredito que compensa bastante no fim. De uma olhada no video abaixo e veja se nao vale a pena:

Mais Uma Sobre Plano Sequência


Estava eu despretenciosamente assistindo ao canal VH1, vendo uns videoclpis das antigas, qdo me deparei com as Spice Girls, no clip "Wannabe". Até aí tudo bem, fazia muito tempo que eu nao via esse clip e tal. Aí ele começou, a camera correndo atras das moças..e nada de corte..e a camera continuou a segui-las..e nenhum corte..o clip acabou...e nao teve cortes no clip!Foi inteirinho em plano sequência!
Ja abordei esse assunto aqui antes, citando exemplos até, mas sequer lembrava que esse clip havia sido feito dessa forma. Tudo bem q na epoca do lançamento, la no meio do anos 90, eu nao pensava que um dia trabalharia com video, e fazia muito tempo que eu nao assistia. Foi uma grata surpresa.
É um grande barato o plano sequencia, fico imaginando o ensaio, as marcaçoes, tudo pra fazer com que a coisa saía direito, sem erros. Se vc se aventurar um dia em fazer algo semelhante, nao esqueça de trabalhar com um Steady Cam para nao ter trepidações em suas imagens e ensaie bastante para conseguir um resultado final profissional na hora da gravação.
Assisti varias vezes tentando achar um corte disfarçado no video mas nao rolou. Se alguem conseguir, deixe um comentario!

Por Dentro da ESPN


Assisti na semana passada um programa bem legal na ESPN chamado "Por Dentro da ESPN".
Trata-se de um programa no qual sao mostrados os bastidores dessa emissora, e os bastidores da rádio Eldorado ESPN.
Uma ideia bem simples porem bastante legal, que se segurava apenas no conteudo. Foi bem interessante ver os reporteres perdidos no meio de Alagoas, tentando chegar no estadio para a transmissao da Copa do Brasil, ou entao um outro reporter em Aspen, congelando para cobrir os Winter X Games!
Mas o que achei legal mesmo foram os bastidores da transmissao de radio do jogo Corinthians e Sao Paulo, onde se mostrou a cabine de transmissao,a interaçao com os colegas de outras radio, a papelada que o locutor tinha na sua frente para seguir com a transmissao, enfim, foi uma bela aula de como se faz uma transmissao de jogo em radio.
E tbem como foi feita a cobertura de 4 jogos ao mesmo tempo da UEFA Champions League direto da redaçao da ESPN, um verdadeiro trabalho guerreiro entre TV e radio!
O "Por Dentro da ESPN" é um programa mensal, nao sei qdo vai ser o proximo, por isso fique ligado no site da emissora para maiores informações:
http://espnbrasil.terra.com.br/agora

E abaixo, maiores informaçõpes relativas ao primeiro programa:
http://espnbrasil.terra.com.br/pordentrodaespn/noticia/36148_VEJA+OS+BASTIDORES+DOS+CANAIS+ESPN+DE+TV+RADIO+E+INTERNET+ESTA+NOITE+AS+20H30

Mais Um Recurso Para Sua Edição


Quando eu digo que devemos assistir de tudo na TV com o objetivo de tirar informações e referencias para nossas produções, eu nao estou exagerando.
Essa dica aqui é uma sugestão do meu amigo e colega de ilha de ediçao Eduardo Abrantes. Fuçando no Youtube, ele se deparou com um video do Programa Amaury Jr que utilizava um recurso de ediçao bem interessante e que dá um otimo efeito: o uso de telas simultaneas.
Nesse caso, a materia era sobre um desfile e uma entrevista com a cantora Claudia Leitte. Durante os clips de desfile, foram utilizadas varias imagens ao mesmo tempo, de tamanhos diferentes, as vezes com uma imagem desfocada de fundo, que compunham bem e traziam bastante dinamismo ao desfile.
Já na parte da entrevista, a tela era preenchida com a entrevista em sí (Amaury e Claudia Leitte), e imagens de closes da cantora.
Dê uma olhada no video:


Eu acredito que a grande sacada para esse tipo de video ficar bom é a captação. Percebe-se que foi algo pensado antes, os cinegrafistas estavam instruidos para fazer aquele tipo de imagem. No desfile, certas imagens foram captadas mais abertas, assim na edição o "excesso de imagem" pode ser cortado, a tela fica pequena, e o elemento principal (no caso a modelo), nao é prejudicado.
Outro fator importante é a ausencia de movimentosde camera mais bruscos, como zooms. Pra se ter um bom resultado final nessa tecnica, evite movimentos desse tipo, senao na hora da edição, vai ser um festival de telinhas com a imagem indo pra tras, pra frente, tudo ao mesmo tempo numa salada visual que ira imcomodar bastante o espectador.
No caso da entrevista, uma segunda camera ficou a cargo de pegar apenas os closes da cantora. Mesmo que vc nao tenha uma camera igual a principal, nao ha problema, uma Handycam simples pode fazer esse tipo de trabalho. Vc nao precisa deixar necessariamente em cores essa imagem da camera dois, vc pode aplicar um preto e branco, que dará um resultado bastante legal no final. O fundo desfocado tbem é uma boa, dá uma textura interessante ao resultado final.
Na época de faculdade, participei de um video que utilizava tecnica semelhante. Nao havia tantas telas simultaneas, mas na captação de imagens, os cinegrafistas (eu era um deles, por final...) foram instruidos a pegar os closes das pessoas e tbem detalhes de olhos, mãos, imagens mais fechadas desse tipo. Tudo, é claro, combinado antes e sendo dirigidos na hora, com acompanhamento via monitor (coisa essencial, como ja disse em outros posts aqui do blog). Esses detalhes e imagens fechadas sempre dão um bom efeito tbem na hora de editar o video.
Confira esse video na sequencia (tbem um pouco desgastado pela ação do tempo):


sexta-feira, 6 de março de 2009

Mais Alguns Agradecimentos


Essa semana eu tive o grande prazer de voltar a minha Universidade (Unimonte), graças a um convite da minha eterna "ídola" da tv local aqui da Baixada Santista e coordenadora do curso de Radio e Televisão, Raquel Pellegrini, para participar de um bate papo com os alunos novos do curso, num evento chamado Prata da Casa.
Juntamente com a minha eterna amiga e colega de faculdade Marcia Abade e mais um aluno formado no ano passado, o diretor de fotografia Alan Montrezol, nós trocamos uma idéia com a galera do curso de Radio e TV, contando nossas experiencias academicas durante os 4 anos e um pouco do mercado de trabalho que espera esse pessoal no futuro.Participaram tbem outros alunos do curso de comunicaçao da Unimonte, formados em Jornalismo e Propaganda e Marketing.
Foi muito legal a experiencia e eu só tenho mesmo que agradecer pela oportunidade, tanto para Raquel que me levou para esse evento, e tbem para os alunos que prestaram atençao na gente (me perdoem pelas gagueiras, pelas escorregadas, eu nao sou muito bom pra falar em público)...Ainda nao sou, mas vou ser...
E agradecer tbem aqueles que depois da apresentação foram la pegar comigo o endereço desse blog!Espero que vcs possam aproveitar essas simples informações e utiliza-las em sua vida academica e profissional da melhor forma possivel. Fiquei bastante feliz com o interesse e tenham certeza que sempre que possivel eu estarei aqui trazendo um pouquinho de informaçao para vcs!
Tbem foi falado nesse evento da estrutura disponivel na Unimonte para os cursos de comunicaçao. Sendo assim, trago aqui para vcs uma curiosidade: um video feito em 2001 (já meio detonado pela açao do tempo...) mostrando como era a faculdade naquela época. Vcs podem ver que as coisas mudaram bastante e para a melhor:




E mais um agradecimento rapido aqui: ao Programa Pé na Rua, da TV Cultura, que terminou a edição de hoje me mandando um abraço e divulgando o Blog do Zé!Com caracteres na tela com nosso endereço e tudo mais!Valeu mesmo, hoje eu tive uma grande quantidade de visitas aqui, com certeza graças a divulgaçao no programa!
Muito obrigado mesmo a todos!!!

domingo, 1 de março de 2009

O Vigilante Rodoviário - De volta a TV!


O canal Brasil (canal Globosat - 66 da NET) vai reapresentar, a partir do dia 9 de março, as 20:30, a série brasileira "O Vigilante Rodoviário".
Essa série foi a primeira filmada no Brasil em película e mostrava o dia a dia da policia rodoviaria de Sao Paulo.
Estrelada por Carlos Miranda e sempre junto de su fiel companheiro, o cão Lobo, Carlos enfrentava os perigos e o crime nas estradas paulista.
Primeiramente a bordo de uma Harley Davidson e mais tarde pilotando um Simca Chambord, Carlos Miranda fez historia na TV brasileira com essa série.


Dos 38 episodios produzidos, 37 foram recuperados e serao exibidos pelo Canal Brasil. Uma otima oportunidade para os mais velhos recordarem as aventuras do Vigilante Rodoviario, e para os mais novos conhecerem um pouco da historia da TV brasileira. Quem sabe vc nao tira algumas boas ideias de algum episodio?Lembre-se, tudo é referencia!

Uma curiosidade que eu li a respeito dessa série no livro "Loucuras dos Seriados da TV", de Manoel de Souza, foi de que, no inicio, Carlos Miranda patrulhava as estradas com a moto Harley Davidson, sempre com o Lobo a tiracolo, sem problemas. Porem, um belo dia, o cachorro queimou o rabo no escapamento da moto e se traumatizou!Nao queria mais subir no veículo de jeito nenhum! A solução foi aposentar a moto e trazer o Simca Chambord. Aí, a estrela canina voltou a trabalhar sem medo!

Assista "O Vigilante Rodoviário" no canal Brasil,a partir do dia 9 de março, as 20:30.