sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mais algumas dicas para uma boa captação de imagens



Captar uma boa imagem para sua produção de video é fundamental. Abaixo eu vou listar algumas pequenas dicas que podem melhorar bastante a qualidade das imagens no seu video:
-As cameras de video hoje em dia possuem aquele display de cristal liquido colorido. Alguns cinegrafistas o ignoram e preferem usar o viewfinder em preto e branco, onde é possivel ver melhor os constrastes entre o preto e branco. Mas o legal mesmo é sempre que possivel vc trabalhar a sua camera em conjunto com um monitor de tv. Vc tera condições de enxergar sua imagem mais detalhadamente e prevenir o chamado "fora de foco". As vezes, apenas se baseando no viewfinder da camera, vc nao consegue enxergar que o foco da sua imagem esta no fundo, e nao na figura principal da frente. Com o uso do monitor, esse problema é resolvido.

- O tripé é um dos melhores amigos do cinegrafista. Por mais que alguns digam que sao verdadeiros "tripés humanos", nao acredite muito nisso. Em entrevistas longas, o tripé é essencial, nao ha cinegrafista que aguente o tempo inteiro na raça sem tremer. Se for uma entrevista curta, tudo bem, mas tente fazer alguns movimentos, andando de um lado para o outro, até pra poder dar uma respirada. Mas entrevista grande chama tripé, é a melhor escolha.
As vezes tbem é necessario gravar quadros, fotos, obras de arte, ou mesmo paisagens paradas. Sendo assim, o uso do tripé é primordial. Nada mais bonito que um movimento bem feito, sem trepidações desnecessarias. Uma ediçao de video feita com fotos, usando movimentos precisos de camera, fica muito mais bonita do que se vc fizer animando essa fotos num programa de ediçao.

- Falando em ediçao de video com fotos, sempre use uma luz na hora que estiver gravando. A luz de um fresnel rebatida em um pedaço de isopor fica suave e a imagem de sua foto vai ficar bastante nítida.

-Muito cuidado na hora de mexer em alguns botoes da camera. Certifique-se de que no momento da gravação vc nao deixou ligado sem querer a funçao que habilita data e hora. Vc nao quer que seu video profissional fique com cara de videocassetada do Faustao, certo?Faça como sua camera: foque!Qdo estiver fazendo sua captaçao, se concentre nisso, nao se distraia com outras coisas e preste muita atençao.Esse tipo de erro nao pode acontecer, pois pode por a perder um trabalho inteiro.A edição vai sofrer com isso...

- Bata o branco corretamente, posicione a camera de frente para uma superficie dessa cor, acione o botao correspondente e espere parar de piscar. Pronto, sua camera esta apta a trabalhar!Sempre repita essa operação qdo desligar a camera.

- Cuidado ao gravar no contra luz. Qdo tiver uma fonte muito forte de luz atras de seu objetivo principal na imagem, tente mudar de posiçao, para que vc minimize esse efeito indesejado. Esse é o tipo de coisa que na ediçao nao tem como salvar.

Essas pequenas dicas vao fazer com que a qualidade de suas imagens captadas fique bem melhor, e por consequencia, o seu produto final tbem. Aproveite!

Instalando uma placa Firewire no seu PC Tenha sua ilha de edição em casa!


Antigamente eu acreditava em um conceito (talvez porque a tecnologia nao estava tao desenvolvida assim)no qual para ter uma tremenda ilha de edição vc teria que investir uma tremenda grana numa placa de captura poderosa, com mil efeitos mirabolantes, e que só assim vc poderia editar seus videos em casa.
O tempo passou, a experiencia falou e hoje eu vejo que é possivel ter um bom equipamento em casa, por um custo muito mais baixo que uma ilha de ediçao parruda, que faz um excelente trabalho final.
Pra tanto, vc precisa sim de um bom pc, com bastente memoria (de 2 gigas para cima, qto mais melhor), duas HDs (uma para rodar o sistema operacional e a outra para colocar os videos) com bastante espaço, uma boa placa de video...e uma plaquinha firewire!
E o que seria a tal placa firewire?É uma placa que conecta sua camera digital (filmadora mini dv, digital 8, dv cam)ao pc e que torna possivel transferir as imagens para dentro do computador para posterior ediçao.
Se vc for montar seu computador com uma pessoa de confiança, peça para ele instalar a placa fire wire. Sua ilha de ediçao estara pronta!

Agora, se vc ja tem um bom pc, mas nao tem a placa firewire, de uma olhada no video abaixo. Apesar de ele ser um pouco longo, explica detalhadamente como instalar a placa e como fazer as conexoes necessarias para vc realizar a captura sem problemas.
Falando em captura, vc pode capturar seus videos atraves do programa Adobe Premiere Pró. Porem, essas placas as vezes vem com um programa proprio para captura, como o Pinacle Studio. Embora eu nao curta esse programa para EDITAR ele é bom para capturar o video em diversos formatos. Se por exemplo vc quiser apenas passar o conteudo de uma fita para DVD, sem ediçao, vc pode capturar com esse programa, escolher o formato MPEG 4 e pronto!Ja estará no formato correto, vc nao precisara fazer nenhuma conversao. É só queimar o DVD!
Mais um detalhe, se vc tiver uma camera ou VT mini dv com entrada firewire e saida analogica (rca, branco, amarelo, vermelho, aquela la que ja existia na epoca do video cassete....), vc pode conectar atraves da camera um monitor de TV e acompanhar sua ediçao com muito mais detalhes.
Assista o video e tenha sua propria ilha de ediçao em casa!

Fazendo um estúdio de Chroma Key "em casa"


Achei bem interessante esse video aqui (pena que o Youtube tirou a trilha sonora, mas vale o registro mesmo assim). Uns gringos aí resolveram criar um "estudio em casa" pra fazer Chroma Key

(aquele lance de gravar a pessoa no fundo verde ou azul e depois inserir outro fundo no lugar dessas cores)e registraram o passo a passo da empreitada.
Alem da curiosidade mesmo em saber como foi feito esse estudio, vale ressaltar o recurso utilizado, que foi deixar a camera ligada gravando direto, paradinha la no tripé, para depois na ediçao, acelerar a imagem e vc ver tudo em tempo recorde. Esse tipo de recurso dá um efeito bem legal na sua produçao, e pode ser utilizado sempre que vc quiser gravar uma determinada ação em um mesmo lugar. Nesse caso foi a construçao do estudio, mas vc pode gravar um anoitecer, ou um amanhecer, o fluxo do transito, ou mesmo uma pessoa pintando um quadro ou fazendo uma obra de arte!É só escolher a posiçao correta, ter o cuidado de nao tirar o tripé com a camera de sua posição inicial e tudo dará certo no final.
Dê uma olhada no video abaixo e veja o resultado:

TV Cultura - Sempre Inovando


Mais uma vez a TV Cultura é tema de um tópico aqui no blog. Pra comemorar o dia Internacional da Criança no Radio e na TV, eles resolveram recrutar uma galerinha entre 12 e 14 anos para fazer um programa de TV do inicio ao fim, da criação ate a ediçao!
No link abaixo vc pode ver a íntegra da materia e dois videos, um com um pequeno trecho do programa e outro com a reuniao de pauta do pessoal:
http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u375.jhtm

Isso prova mais uma vez que é possivel trazer uma programaçao de qualidade pra TV. É só querer fazer!Se um grupo de crianças consegue fazer algo assim, nos moldes mesmo de uma produçao de tv real, é obrigaçao do estudante de RTV sempre buscar esse objetivo tbem quando estiver realizando uma produção, mesmo que dentro da faculdade. É um grande caminho para mostrar serviço e ser lembrado la na frente.
Esse exemplo das crianças vale tbem para alguns profissionais, que insistem em fazer uma produçao sem requisitos basicos, como uma preparação, uma pauta, uma produção antecipada sobre o assunto abordado. Chegar no momento da gravação sem estar devidamente pronto para o trabalho acarreta em problemas futuros na finalizaçao do material.
Mas, como mostrou a TV Cultura, ainda é possivel trabalhar de forma correta para se fazer uma boa televisao nesse país.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Curso de Filmagem - JVC


Mais um video bem interessante que eu garimpei no Youtube: um curso de filmagem (gravaçao, na realidade) feito pela JVC. Apesar de utilizar como modelo uma camera ja meio antiguinha, os conceitos nele apresentados estao mais atuais do que nunca. Dicas basicas que todo cinegrafista, tanto amador qto profissional, precisa conhecer para fazer um bom video. Desde bater o branco, até enquadramentos e tecnicas de gravação, esse video é uma otima oportunidade para o novato descobrir como fazer uma boa imagem, e bom para o profissional sempre lembrar daquilo que ele deve fazer qdo estiver com a camera na mão. Existem profissionais e profissionais. Os bons seguem o que é certo (ou seja, isso que o video mostra), ja os preguiçosos fazem de qualquer jeito e o mundo que se vire para dar jeito no trabalho desleixado deles.
Se vc é um bom profissional, ou quer se tornar um, nao deixe de assistir o video abaixo:

Mercadão no Blog do Zé!


Devido a atual crise economica que assola o mundo e deixa a galera sem dinheiro, estou colocando a venda alguns títulos do meu acervo de leituras técnicas. Eis os links:

Coleção Eletrônica Total:
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/colecao-eletronica-total-J7ADVUT3CH#rmcl

Mundo Estranho - Coleção 100 Respostas Hanna Barbera
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/mundo-estranho-colecao-100-respostas-hanna-barbera-LPHJXLJ9KL#rmcl

Criação e Gravação de DVDs
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/criacao-e-gravacao-de-dvds-KQMCEHVDSI#rmcl

Photoshop Para Video Digital
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/photoshop-para-video-digital-3TGWXYT5BG#rmcl

Mundo Estranho - Coleção 100 Respostas - Super Heróis
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/mundo-estranho-colecao-100-respostas-super-herois-K4T6KC8RBO#rmcl

Mecatrônica Fácil
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/mecatronica-facil-WKOSDXBB3V#rmcl

Guia de Sobrevivência no Brasil
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/guia-de-sobrevivencia-no-brasil-MG32AZGATV#rmcl

Guia do vídeo - Coleção INFO
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/guia-do-video-colecao-info-YLZNE0MYJD#rmcl

Santa Pergunta, Homem Morcego!
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/santa-pergunta-homem-morcego-ARH4WL8VPN#rmcl

Desvendando a Criação de Sites
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/desvendando-a-criacao-de-sites-OAXS3KJ043#rmcl

Todos esses links vao te direcionar para o site Toda Oferta, onde vc pode ter mais detalhes sobre esses livros. A familia aqui agradece!

Dica de Série: Chuck


Se vc procura uma série cujos elementos principais são a açao, otimas pitadas de comédia e muitas referencias a cultura nerd dos anos 80/90, vc tem que assistir "Chuck".
A historia gira em torno de Chuck Bartowski, um simples nerd como muitos outros existentes por aí, tecnico em informatica de uma loja chamada Nerd Herd. Um belo dia, ele recebe um email de um antigo colega de Universidade que ha muito ele nao tinha noticia , Bryce Larkin (alias, Chuck foi expulso da Universidade graças a esse "amigo). Ao abrir esse email, o cérebro de Chuck é bombardeado pelo Intersect, um programa de computador que possui milhares de informações secretas sobre o mundo da espionagem.
A partir daí, a vida de Chuck vira um caos total, pois ele tem que viver uma vida dupla, ora como tecnico da Nerd Herd, ora como um espiao internacional (coisa na qual ele nao leva muito jeito).
Para auxilia-lo nessa complicada vida,ele tem a ajuda da bela agente Sarah Walker e do truculento John Casey, um cara que dificilmente sorri e que adora tirar uma onda do Chuck.

Muito bem escrito e produzido, Chuck é uma serie que qdo vc menos espera, sofre uma reviravolta na historia e esta sempre se renovando durante a temporada. Alem disso, o nucleo comico existente na Nerd Herd garante uma trama paralela no episodio sempre bastante divertida, na maioria das vezes comandada por Morgan, o melhor amigo de Chuck. A serie está na sua segunda temporada nos Eua e aqui no Brasil a primeira temporada foi exibida pela Warner Channel e pelo SBT.

No Orkut existem algumas comunidades da série que disponibilizam os episodios para download. Nao perca, se vc é uma pessoa que gosta de ver citações a cultura Trekker, videogames, filmes classicos e toda essa cultura nerd que apareceu nos ultimos anos, assista Chuck. E é claro, se gosta de muita açao, aventura e comédia, pode aproveitar que tudo isso esta incluso no pacote tbem!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Alguns Agradecimentos


Agora é a hora dos agradecimentos aqui no Blog do Zé!
Primeiro, quero agradecer a produção do programa Pé na Rua,da TV Cultura, que me mandou um email bem legal, agradecendo pela citação que eu fiz aqui no blog sobre eles. A galera lá curtiu bastante e me e agradeceu pela força dada ao programa aqui no Blog do Zé!Continuem com o excelente trabalho.
E quero agradecer tbem ao site Fiz TV, que tem um canal por assinatura com esse mesmo nome em algumas operadoras de tv a cabo. No site eles possuem um blog tbem, e o meu blog aqui foi citado junto com outras fontes de referencia dentro do assunto cinema/radio/tv!Fiquei bastante lisongeado e agradeço pela divulgação aqui do site!
Abaixo, o link onde vc pode ver essa citação:
http://fiztv.uol.com.br/blog/
Obrigado a todos vcs!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Trabalhando em Equipe no Produto Audiovisual


Ja falava um velho dito popular: "Panela que muitos mexem, a comida sai crua ou queimada".
Podemos dizer o mesmo em se tratando de um produto audiovisual. Uma equipe que nao fala a mesma lingua, que nao se entende e que nao se ajuda, faz com que o resultado final de seu trabalho acabe resultando em um grande fiasco.
Se vc chefiar uma equipe de Radio ou TV responsavel em produzir um programa, deixe sempre bem claro as atribuições de cada um.
O diretor deve ser uma pessoa totalmente consciente e capaz na sua funçao. O proprio nome ja diz, ele dirige, ele te da as coordenadas para onde ir. É o capitao do navio, se ele nao souber navegar, acaba afundando o barco e levando a tripulação junto.
Na falta de um diretor, o produtor pode fazer as vezes, auxiliando o pessoal da técnica com a criatividade e com os eventuais materiais utilizados na criação do programa. Se o produtor foi designado para fazer tal tarefa, ele vai responder por ela e vai ate o fim no seu trabalho.

Agora, se depois do trabalho feito vier o diretor e mudar tudo, e aí mais tarde chegar o chefe da equipe e mudar outras coisas em cima do trabalho que estava feito, é perda de tempo total.
O correto é já chegar na hora da formatação do programa com tudo no papel, direcionado, criado e definido, para assim fazer a coisa correta de primeira.
Logicamente que uma ou outra mudança em cima do que foi combinado é perfeitamente normal. Agora, pegar um trabalho feito e jogar fora sem as devidos motivos, sem explicações coerentes do por que disso acontecer, é algo que nao pode existir.

E acima de tudo, se vc tiver a chance de chefiar a produção de um produto audiovisual, tenha confiança total na sua equipe. Eles é que fazem acontecer e que realmente suam a camisa pra fazer o melhor. Incentive, elogie sempre que algo bom for feito. Critique tbem, mas existem as maneiras corretas de fazer isso, não é acabando com o trabalho do seu colega que ele vai fazer melhor. Faça como o meu instrutor da auto escola: sempre que eu fazia alguma barbeiragem (do tipo frear bruscamente ou fazer uma curva todo errado...), ele explicava como fazer do modo correto e no final completava: "na proxima vai ser melhor". Dito e feito, qdo eu fazia correto, ele emendava um "Muito bem, Zé Luis, ta vendo?!".
É simples assim, um time joga melhor qdo todos se entendem,se respeitam e respeitam o trabalho do outro. Isso vale tbem no mundo de radio e televisao.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os comodismos (e não as comodidades) que a Internet trouxe para a produção de TV


É um fato que a internet se tornou uma mão na roda nos dias de hoje. Facilita muito a vida de todos, inclusive a nossa, profissionais de radio e tv.
Agora, o que nao pode acontecer é a internet substituir, atraves de alguns recursos, profissionais como produtores e cinegrafistas.
Por exemplo, se vc estiver numa gravação, e existirem entrevistas, sempre pegue o nome do entrevistado no local. Assim vc ja resolve eventuais problemas de ortografia que possam aparecer.
Se isso nao acontecer, vc terá que apelar para o Google (seu novo produtor),que tentará te mostrar como se escreve o tal nome...(isso qdo ele nao der mais de uma opção). Se isso nao resolver, vc ainda tem o Orkut para localizar a pessoa, ou entao o telefone, aonde vc tera que ligar para alguem e fazer uma certa investigação para resolver esse problema. Pegando o nome do entrevistado na hora, toda essa perda de tempo será desnecessaria.

Outra coisa importante, se na gravação estiver rolando algum video que vc possa vir achar interessante mostrar em sua materia, ja corra atras de um responsavel no local para que possa te conseguir uma copia. Se isso nao for possivel de resolver na hora, pegue os dados dessa pessoa e ja deixe tudo encaminhado para que, no dia seguinte, vc possa obter esse material o mais rapido possivel. Nao esqueça que em TV, tempo é dinheiro, e qto menos tempo perder, menor sera o prejuizo.
Um bom produtor traz para a ilha de edição as soluções, e nao os problemas. Se a produção tiver que ser feita na edição, vc tera serias dificuldades.

Uma outra situação é quando ha falta imagens na matéria. Uma coisa que anda sendo feita ultimamente e que eu considero errado é depender completamente de fotos baixadas ou do Youtube. Vc utilizar dessas duas opções para dar um incremento na materia, eu sou totalmente a favor. De repente um video, uma foto de um programa antigo, uma curiosidade a mais para ilustrar seu video, perfeito, eu concordo. Agora, vc fazer de sua materia um apanhado de coisas retiradas de internet,a coisa começa a pegar.
Video de Youtube é para ser visto no computador, nao na televisao. A resolução é totalmente diferente, a imagem do Youtube vista em TV nao é boa (os videos ficam totalmente quadriculados), a edição nunca pode deixar esses videos em tela cheia,ate para diminuir o impacto da má qualidade, enfim, eu acredito que cada um tem que estar na sua. Captar imagens no local sempre, pesquisar DVDs e fitas de video atras de material de qualidade para ilustrar sua materia, isso sim é o correto.
Isso vale tbem para fotos baixadas na internet. Só devemos utiliza-las em ultimo caso mesmo, a título de curiosidades especificas, como imagens de infancia de um entrevistado, por exemplo.Casos nessa linha ou excepcionais. Nao devemos utilizar fotos para mostrar cidades, lugares, coisas que estao gravadas em video e podem ser buscadas atraves de fitas e DVDs. Ate porque estamos falando de TV (imagem em movimento). Quem gosta de ver fotos, vai busca-las em albuns, livros...menos na televisao.

A internet nos trouxe muitas facilidades sim. Mas nao podemos deixar essa facilidade nos acomodar. Depender unica e exclusivamente dela para resolver problemas de produção e captaçao nao funciona. O serviço fica totalmente amador.
Nao ha internet que substitua um bom produtor que corre atras das soluçoes ou um bom cinegrafista com seu olho treinado para fotografar. É só querer fazer o certo.

Mais um Exemplo de Simplicidade que Funciona


Um bom video nao precisa ter necessariamente milhoes de efeitos de edição. Eu sempre vou bater na tecla de que a simplicidade é o caminho para um bom produto audiovisual.
Trago aqui mais um exemplo dentro dessa linha: o vídeo de divulgação da candidatura do Rio de Janeiro a sede da Olimpiada de 2016. Em termos de edição, ele tem muito pouco a se falar, algumas pequenas animações de caracteres, algumas alterações nas cores...e só. O grande mérito do video está na excelente captação de imagens. Bons movimentos de camera e uma otima fotografia foram suficientes para que o filme em sí tivesse um excelente resultado.
É por isso que devemos valorizar muito a captação de imagens. Quanto mais e melhores imagens vc fizer, menos problemas vc terá na hora de editar esse material. Sempre faça diversos angulos do mesmo ambiente, imagens mais fechadas, mais abertas. Evite ter que aproximar imagens usando trucagens de ediçao, pois qto mais vc as aproxima, mais ficam evidentes os "pixels" (quadriculados) nas imagens. E esse tipo de "recurso" esta cada vez mais evidente hoje em dia: com a transmissao digital vc enxerga tudo mais claramente...principalmente os defeitos!Por isso, evite fazer esse tipo de coisa.
Entao lembre-se:uma captação de video desleixada fará com que se perca muito tempo na ilha de edição para tentar disfarçar o erro, e mesmo assim, o resultado final nao será aquela maravilha.
De uma olhada no video "Rio 2016":

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Recurso Simples e Interessante para Edição


Na abertura da série "The Big Bang Theory" (Warner Channel), podemos observar um interessante recurso que faz com que um video fique bastante dinamico: a utilizaçao de fotos em movimento. Mas nao estamos falando de movimentos lentos, da esquerda pra direita, de cima para baixo, e sim de uma sequencia grande de fotos, todas em zoom se aproximando da tela, uma atras da outra, vc mal vê uma a outra ja vem logo atrás.
Os mais tradicionalistas poderão dizer "ah, mas estao todas com o mesmo movimento..."...obviamente estao, mas a graça justamente é essa!Se não estivessem, esse efeito de rapidez absurda, que ilustra a passagem da historia atraves do anos, nao teria ficado tao bem executada!
Esse tipo de efeito pode ser facilmente feito em softwares de edição como Adobe Premiere ou similares. Dá um baita trabalho, porém, o resultado final é bastante gratificante!
As vezes devemos esquecer um pouco velhos clichês e tentar fazer algo diferente. Se não tentarmos, nunca saberemos o resultado final. Entao, sempre ouse qdo estiver fazendo a sua produçao. Caso contrario, vc nao sera visto no meio de todos os outros.
Dê uma olhada no resultado final do video:

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Plano Sequência


O Plano sequência é uma forma de gravação/filmagem que consiste em se pegar a ação inteira, do inicio ao fim, sem cortes de camera. Já foi utilizada com sucesso em filmes como Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, e em séries de TV, como Arquivo X, num episódio chamado "Triangulo".
Eu particulamente acho genial esse tipo de tomada, até porque a pessoa tem que possuir um grande controle, uma boa direção, para fazer com que a cena funcione e logicamente um equipamento adequado para a captação das imagens, como por exemplo um steady-cam, que evite que a câmera trepide e o resultado seja amador.
É muito dificil fazer um video ou filme inteiro em plano sequencia real, a nao ser que seja algo breve,num cenario mais limitado geograficamente, em que nao haja varias cenas em locais diferentes e distantes, como um comercial por exemplo, ate porque um filme consiste de varias açoes e é dificil passar de uma para outra sem um corte.
Porem eu achei um antigo clip do Paralamas do Sucesso em que eles utilizaram a aceleração de imagens pra disfarçar esses cortes.A camera anda de um lugar para outro, passeia de onibus, a pé, enfim, contraria tudo isso que eu escrevi aí em cima e nao se percebem os cortes. Só achei que a trepidação foi muita, me deu um pouco de dor de cabeça!Quem sofre de labirintite, tontura, decve evitar esse video. Mas pelo fato dele resolver esse problema dos cortes, de disfarçar tao bem a situação, que eu indico como uma soluçao muito boa para esse tipo de dilema.
Taí o video:

VH1 - Um canal legal!


Uma boa opção de canal para quem esta afim de buscar uma inspiração é o VH1. Ele esta disponivel para os assinantes da NET digital e da Telefonica. Sua programação consiste basicamente de filmes, series, reality shows e muitos, muitos videoclips!
Além dos recentes, vc encontra os clássicos de outras décadas. E videoclip é uma otima fonte de busca de referencias. E nao estou falando nem de roteiro ou situação do clip, mas sim de enquadramentos, movimentos de camera, efeitos para ediçao, enfim, o videoclip é um produto muito interessante para ser analisado e pesquisado.
Além disso tudo, as vinhetas que rolam na programaçao sao muito criativas, muitas vezes com um visual bem retrô, com muitas referências aos anos 80, muitas cores e bastante ousadia.
Se vc tiver acesso a esse canal, eu recomendo que use e abuse de sua programaçao.
Maiores detalhes no site:
http://vh1brasil.uol.com.br/

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Para fazer uma boa TV


Eu acredito que para se fazer um bom programa de TV, um video, um filme, um produto dessa linha, nós devemos seguir alguns conceitos básicos para no final das contas obter sucesso.
A produção de TV requer que a equipe trabalhe bem, como uma maquina. E como toda maquina, esta possui diversos componentes. Se algum desses componentes falha, o resultado final de seu programa nao vai ser aquele que vc esperava.
Nao existem milagres. Se um programa nao tem conteudo, se nao tem boas imagens, se nao tem uma ediçao a altura,se nao ha direçao, nao tem jeito. E muito menos tem jeito vc tentar remediar caso um ou outro desses fatores falhe.
Se nao existe conteudo, nao adianta forçar a barra na edição, nao existe uma forma de criar conteudo do nada. Tenta-se quebrar um galho, colocando informações escritas, mas isso pra mim nao diz grande coisa (só atesta que nao ha conteudo mesmo...). Os caracteres poderiam complementar e nao ser o conteudo do programa.

Agora, se o problema é com as imagens, pior ainda. Se o cinegrafista nao fez aquilo que foi pedido, nao é na edição que elas vao se criar.Ou entao, as imagens mal executadas(estouradas, com drops de video e audio): por mais que a ediçao tente arrumar, com correçao de cores, cortes e outros recursos existentes, o resultado final nao sera aquela maravilha toda. Uma imagem captada com um branco bem batido, com boa luz, resulta numa otima e natural fotografia, que sempre é o melhor.

Mas, se vc tiver um bom conteudo e otimas imagens, nao deixe que a ediçao ponha tudo a perder. O bom editor sempre deve ter bom senso e sensibilidade para trabalhar com o que tem nas mãos. Nao basta ser um mero apertador de botoes. Operar sotwares todo mundo opera...e um editor que apenas faz isso poe a perder todo um bom trabalho de produção e captação.

Não é legal tbem fazer videos e programas muito extensos, principalmente em TV. A MTV ficou tao satisfeita com o Programa 15 Minutos que pretende criar mais atrações com esse formato, que deixa o telespectador com gostinho de "quero mais" e na expectativa pelo proximo. Outro bom exemplo de programa curto, que eu até ja citei aqui no blog, é o Pé na Rua, da TV Cultura.

Isso é uma tendencia hoje em dia, ainda mais que,com o advento do controle remoto, o telespectador ficou com o "dedo nervoso", nao consegue mais ficar muito tempo naquela mesma coisa. Entao evite tbem videos e programas muito longos, alem de se tornarem enfadonhos e repetitivos, vc corre o risco de perder sua audiencia no meio do caminho.
Outro fator importantissimo numa produçao:organizaçao. Organização é tudo, evita que vc faça a mesma coisa varias vezes, te mantem no controle da situação, o seu tempo precioso irá render muito mais, a equipe trabalhará com bem menos stress e o seu resultado final será muito melhor.
E mais uma coisa: busque sempre referencias.Leia, assista TV, pesquise na internet, nao limite o seu mundo. Informação é essencial e nunca é demais. Nao se prenda apenas numa ou outra atração,veja de tudo, pois onde vc menos espera, pode achar uma inspiração para vc. Veja filmes, programas (novos e antigos), comerciais,novelas, documentarios, jornais, aproveite o pacote de canais que estiver rolando em sua TV e estude, absorva, aprenda e filtre aquilo que pode ser util para vc um dia.
Esses sao alguns dos fatores que farão com que sua produção de tv, video ou similares prospere.Coisas muito simples, o básico do básico. Mas como eu acredito que simplicidade é tudo, pode ter certeza que se vc seguir essa linha, tudo dará certo.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bastidores do Rádio


Um bom site para quem precisa pesquisar a respeito da historia do radio. Nele vc vai encontrar imagens, arquivos de áudio com locuções e propagandas antigas, entrevistas, enfim, o site tem um bom acervo para pesquisa, principalmente para alunos de faculdade de Radio e TV que vira e mexe sempre tem que fazer algum trabalho desse gênero.
O site taí, confira:
http://www.bastidoresdoradio.com/

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tripé Tabajara Para Câmera Digital


Na década de 80 existiam duas revistas de eletrônica que faziam bastante sucesso: Be-a-Bá da Eletrônica e Divirta-se com a Eletrônica. Ambas as revistas traziam projetos de aparelhos que vc montava em casa, tudo bem explicado numa linguagem muito clara. Eu mesmo ainda tenho alguns exemplares por aqui e não me desfaço deles!


Naquela época a economia do país era uma desgraça, inflação a trocentos por cento ao mês, uma bagunça generalizada. Sendo assim,essas revistas, alem dos projetos eletronicos, traziam dicas para os leitores da época economizarem dinheiro, ensinando a fazer gambiarras, improvisos com sucata, aproveitar tudo que fosse possível para "economizar um tutu" (gíria da época...) na hora das montagens.
O tempo passou, a economia mudou e esse tipo de iniciativa (as improvisaçoes e gambiarras) acabaram saindo de cena, ja que muitos produtos que antes eram "gambiarrados" apareceram com baixo custo, facilitando a vida das pessoas.
Mas eis que esse espirito sempre ressurge, em algum lugar do país!Achei um cara no Youtube que inventou um suporte para câmera digital para se colocar na moto e sair gravando por aí, passeando pelos caminhos!Feito com canos de PVC e outros cacarecos, parece até que funciona!
De repente dá até para usar com uma câmera handycam, de fita ou DVD, já que hoje em dias estas ficam cada vez menores. Vale pela curiosidade...e se vc quiser tentar fazer e testar, não esqueça de comentar!

Técnicas de Filmagem Handycam


Ok, ok, os mais puritanos vao querer dizer "Técnicas de Gravação Handycam"...mas eu nao quis mudar o titulo original desses videos que estao no Youtube, entao, antes de me xingar, nao tenho culpa,foi batizado assim....
São 3 videos com dicas de profissionais de video sobre o uso de câmeras handycam da Sony. Apesar de estarem falando de modelos especificos, os assuntos tratados podem ser adaptados ao seu tipo de equipamento. Fala-se a respeito de luz, enquadramento, som, do branco ideal a se bater em tal situação, enfim, conselhos valiosos tanto para o amador qto para o proissional dessa área.




A Vida Imita a Arte


Certo dia estava assistindo um episódio de The Big Bang Theory, no qual Sheldon, o personagem mais nerd de todos os nerds do grupo, dobrava suas camisas na lavanderia utilizando um interessante "artefato" para tal serviço. Abaixo, tem o video que mostra essa sequência:

Pois bem, cá estava eu em minhas andanças pelo Youtube, procurando por algo interessante...e não é que um maluco fez um vídeo ensinando a montar em casa essa tal geringonça para dobrar camisas??Tem doido para tudo nessa vida. E eu nao condeno o cara nao, pelo contrario,a ideia é muito boa,eu mesmo deveria montar esse treco, pois eu dobro minhas camisas como se fossem folha de papel amassado. Dê uma olhada e faça vc tbem!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pé na Rua - TV Cultura


Hoje a tarde assisti um programa bem legal na TV Cultura: o Pé na Rua.
Apresentado por Joao Victor e Gabi, uma dupla de adolescentes, é um programa de 15 minutos que aborda o universo jovem, só que de uma forma bem legal, sempre com materias interessantes na rua (como o proprio nome do programa sugere)e muitas dicas culturais para a galera.
Assisti dois quadros hoje, um q perguntava para as pessoas na rua qual a sua trilha sonora inesquecivel e um outro no qual o apresentador queria saber dos adolescentes o que cada um gostaria de ter inventado...e dentro desse assunto a coisa fluia, as perguntas se sucediam na sequencia das sonoras, tudo editado de forma simples, rapida e dinamica, nao tinha como cansar assistindo, nao ficou arrastado, pelo contario, era bem interessante de ver.
É como se fosse uma revista eletronica para os jovens de hoje. Gostei bastante e recomendo a todos que assistam
Maiores detalhes do programa vc pode achar aqui nesse site:
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
E no Youtube tem varios videos do programa, basta vc digitar "Pé na Rua". Abaixo, um deles:

TV Minuto


Recentemente vi no metro de Sao Paulo uma iniciativa para entreter os passageiros durante a viagem: a TV Minuto.
Trata-se de monitores de LCD espalhados pelos vagoes que transmitem noticias, dicas de saude, serviços, comerciais, entre outras informações para as pessoas que viajam todo dia por SP atraves desse meio de transporte.
Achei bem legal a ideia, e inteligente acima de tudo, ja que essas informçaoes sao transmitidas atraves de imagens (foto e video) e caracteres (nao há som).

E ainda bem que nao ha som, ja que la dentro é uma barulheira só e ninguem iria escutar nada, seria mais barulho ainda na orelha do passageiro!
E eu reparei que as pessoas prestam atençao mesmo no que esta rolando ali na hora. Eu mesmo passei a viagem toda assistindo a programação.
Teve uma época, ha uns 10 anos, que iniciativa parecida aconteceu dentro dos onibus coletivos na cidade de Sao Vicente: havia uma TV dentro do busão passando programaçao semelhante, porem cometeu o erro de ter som!Ou seja: ninguem entendia nada, nao se prestava atençao e era mais um tormento do que um alento para os passageiros...
Essa ideia da TV Minuto poderia ser adotada nos onibus, seria uma boa, ate porq nao é todo mundo que tem seu celular com musica, seu mp3 pra ficar curtindo sozinho. É uma chance de ficar informado e se entreter pelos caminhos da vida, todos os dias!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Show de Rock Para Surdos!!!


Essa nota eu chupinhei do UOL, bem interessante:

"Clube canadense anuncia primeiro show de rock para surdos
Da Redação

Uma pequena casa de shows de Toronto, no Canadá, anunciou para o dia 5 de março um show de rock exclusivamente para surdos. As bandas Fox Jaws, The Dufraines e Hollywood Swank são as primeiras atrações confirmadas no evento, organizado pela Universidade de Ryerson.

O clube é montado com emoti-chairs, cadeiras vibratórias que traduzem a música numa série de sensações táteis para deficientes auditivos.

Os assentos, desenvolvidos pela universidade, foram criadas com um computador interno que analisa as frequências sonoras e as transforma em respostas mecânicas, desde movimento e vibração a rajadas de ar no rosto dos espectadores.

Haverá também intérpretes em linguagem de sinais e telões com imagens e legendas."

Taí um negocio legal, praticamente um "simulador de show", se é que se pode usar essa definiçao!

Os Novos 3 Patetas


Reza a lenda que vai sair um filme onde serao trazidos para o seculo 21 os maiores nomes do cinema pastelao do seculo passado: Os Tres Patetas.
De acordo com a noticia que eu vi no UOL, Johnny Depp faria o papel de Moe (!!!!), enquanto Sean Penn seria o Larry (mais algumas!!!!!!!). Ainda procuram um ator pra fazer o Curly.


A ideia seria trazer o trio para os dias de hoje, uma reinterpretaçao da coisa toda...
Sei lá se isso vai dar certo...nao imagino Johnny Depp como Moe e muito menos Sean Penn como Larry...ajudaria um pouco atores mais parecidos com os originais, nao esses dois.
Vi em uma montagem um outro trio que poderia interpretar os patetas originais:Will Ferrell (Larry),Steve Carell (Moe)e John C. Reilly (Curly).

Esse trio ja me deu mais esperanças, afinal Steve Carrel pra mim é o cara da comedia nos dias de hoje, apesar de Jim Carrey estar em plena forma. Mas depois que ele encarnou Maxwell Smart na telona com perfeiçao, em "Agente 86", eu nao duvidaria que ele fosse capaz de dar vida ao rabugento do Moe.

Os outros dois nao sou la grande conhecedor do trabalho deles, apesar de ja terem feito uma porrada de comedias que nao assisti...mas só pela cara deles, ja da pra ter mais esperanças do que com Depp e Penn...
Resta esperar e ver o que vai sair dessa coisa toda...só espero que os originais Moe, Larry e Curly nao se revirem no tumulo qdo assistirem esse filme...se ele realmente sair do papel!!!

20 Jogos Inesqueciveis de Atari!


Essa é para os saudosistas de plantão, um video com imagens de 20 jogos inesqueciveis de Atari..otimo pra recordar, matar as saudades...e procurar logo um emulador pra se divertir jogando com essas raridades!
(Ou, se vc for um fã muito xiita, encomendar um Atari com seus respectivos cartuchos no Mercado Livre!!!)
Clique no link abaixo:
http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=20-jogos-inesqueciveis-do-atari-04023460D0A96326/user=3mk9h8436th5/date=2009-02-05&&list/type=tags/tags=15943/

Escola de Rádio


Para quem mora no Rio de Janeiro, curte radio, gostaria de trabalhar em radio, mas nunca teve a oportunidade de fazer um curso, a Escola de Radio é uma otima opção.
Essa escola possui diversos cursos dentro dessa area especifica, que vao desde a locuçao para jornalismo, publicidade e esportes, a produção para radio e tv, telejornalismo, webradio, oratoria e tbem para dublagem.
Para quem nao mora no Rio de Janeiro, existe a opção do curso on-line de locuçao tbem, onde o aluno faz os exercicios atraves do microfone do computador.
Maiores detalhes no site da Escola de Radio:
http://www.escoladeradio.com.br/

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TCM Classic


Os assinantes da NET Digital, principalmente aqueles que curtem uma boa velharia televisiva, tem um otima opção no meio da grade de canais: o TCM, canal que exibe series e filmes classicos, quase sempre com dublagem original (daquelas bem antigas, ja carcumidas pelo tempo até...), ou entao legendados.
Vc pode assistir series como O Incrivel Hulk, Mulher Maravilha, Magnum, As Panteras, Galactica, Buck Rogers, entre outras, principalmente na faixa da manha e começo da tarde. O resto da programação é recheada com filmes antigos de todos os generos, produções que vao da decada de 30 em diante. Outro dia passou o Robin Hood estrelado pelo Errol Flynn, de 1938!.

Confira maiores detalhes da programação do TCM acessando o site do canal:
http://www.tcmla.com/pt/index.html

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sebo do Messias



Ontem estive em São Paulo, dando uma voltinha por la, visitando alguns pontos turisticos importantes da cidade (praça da sé, galeria pagé, 25 de março, bairro da liberdade...), dando um giro pelos estabelecimentos comerciais e adquirindo mercadorias para meu acervo pessoal de quinquilharias (DVDs principalmente...)..
Mas eu quero falar mesmo é do sebo mais legal que eu ja vi na vida: o Sebo do Messias...é o paraiso pra quem curte (assim como eu) um monte de velharias, do naipe de fitas VHS (1,50 cada, dez por 10 reais...), zilhoes de titulos por sinal, acho que num dia só nao da pra ver tudo que tem por la nao...discos de vinil raridades por precinhos convidativos, fora é claro, coisas mais recentes como CDs e DVDs, e os livros tbem, trocentos milhoes deles la...
E o negocio é tipo uma rede, tem Sebo do Messias em varios pontos, inclusive um deles comercializa eletronicos antigos, entao, se vc quer uma velha camera, videocassete, um 3 em 1 com toca discos e fitas, tbem vai encontrar.
O grande barato é vc ir e visitar, mas se vc nao tiver tempo, pode matar um pouquinho a vontade entrando no site e comprando por lá mesmo:
http://www.sebodomessias.com.br
No site vc tbem encontra todos os endereços e os mapas pra poder chegar nesse verdadeiro paraiso de velharias!
Da proxima vez eu vou voltar carregado de VHSs....