sábado, 31 de janeiro de 2009

Será que funcionaria no Brasil??



Cães sao treinados na Malásia pra detectar...produtos piratas!!!Tai uma coisa bem interesante...o que ía ter de camelô com medo dos totós suspeitos circulando por aí, nao ta escrito!
Nao sei se funcionaria por aqui, ja que sempre se dá um famoso "jeitinho" pra tudo nessa terra...e tudo bem tbem que muitas vezes é possivel detectar um produto pirata a "olho nu", ou entao nos sabemos bem os lugares onde eles sao encontrados...ta cheio de "Lao" por aí na vida...mas vale pela curiosidade, veja o video no link abaixo:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/01/31/04023568D4896326.jhtm

Longe da aposentadoria...


E eis que Stallone ressurge das cinzas..de novo...parece que as desventuras de John Rambo estao longe de ter um fim. O "grande ator" acaba de confirmar a filmagem de Rambo 5...e laiá...mas reza a lenda que ele quer fazer um filme diferente dos outros, mostrar um lado diferente de Rambo...é esperar pra ver..depois do otimo final para a série Rocky, resta esperar pra ver se a serie Rambo tera um desfecho tao bom...isso, é logico, se esse for o desfechod a serie!
Confira a integra da noticia no link abaixo:

http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticias/index.php?id_noticia=22146

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Osmar Santos - Radio AM


Nao ha duvidas de que a melhor transmissao de futebol é aquela realizada no radio. Os narradores tem a moral de fazer um jogo se tornar uma coisa fora do normal, tamanha a carga dramatica que os caras colocam ao longo da sua narraçao.
E um grande exemplo de narrador de radio AM foi sem duvida Osmar Santos. Inventor de diversos bordoes ("ripa na chulipa, pimba na gorduchinha", "é um animal", entre varias outras), o cara reinou por varios e varios anos no radio e depois na tv tbem, chegando ao ponto de ser o pioneiro no lance do narrador bater um papo com a camera, fazer comentario ali na cabine, com a partida rolando, e puxando logo em seguida o zoom da camera com a mao, levando o espectador de volta para as 4 linhas do gramado.
Afastado da midia devido a um acidente de carro, Osmar Santos continua na ativa sim, pintando seus quadros e batendo ponto todo dia na Radio Globo, onde da seu nome para a equipe de esportes dessa radio, e vez ou outra esta la na cabine, em algum jogo importante.
Procure no Youtube por "Osmar Santos" e ouça varias de suas narraçoes celebres.Um exemplo abaixo:

Iluminaçao em TV


A iluminaçao na televisão é um conceito basico. Afinal, sem luz, a gente nao enxerga nada, concorda comigo? Certa vez escutei que "nós nao enxergamos as coisas, enxergamos a luz que incide sobre elas".
Muito bem...ca estou zapeando os canais...e me deparo com algumas coisas em tv local que me dão vergonha. Um programa aí de "variedades" fazendo uma materia sobre bartenders e tal...na mais completa penumbra!A "apresentadora" sumia no meio das trevas, nao dava pra ver o rosto da mulher, de tao escondida que ela ficava nas sombras.
Caramba, custa ligar um sun gun, um espalha que fosse, apontado pra cima pra iluminar o ambiente?

Pelo amor de Deus, hoje em dia essas tais emissoras que recebem pra colocar um programa no ar aceitam qualquer coisa mesmo...lamentavel, a gente estuda tanto, pratica, faz...e no final tem que esbarrar com esse tipo de situaçao.
Se bem que nesse caso, nem estudar precisava, se acendesse uma luz ambiente qualquer la do recinto, ja ficava melhor...
Isso que eu nao citei o fato que esse tal programa adora tbem usar só o microfone da camera, captando tbem todo o ruido ambiente junto com aquilo que deveriamos ouvir, ou seja, as pessoas na materia...
Olha, nao precisa de muito pra deixar um programa de tv com mais qualidade nao...um pouco de bom senso, de observaçao, de acompanhar tv mesmo, ja sao suficientes pra dar um bom upgrade na sua produçao.
E é logico, acreditar na sua equipe tambem. Sempre...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Esportes mais sedentarios


Muito interessante essa noticia aqui...minha sinuquinha inocente é classificada como o esporte mais sedentario que existe..sacanagem..Em outros tempos eu diria que sinuca seria um esporte com a minha cara, pois de uns anos pra ca me tornei sedentario mesmo...mas hoje em dia, como eu sou um atleta que corre tres vezes por semana na praia...rs...nao vou me sentir aborrecido com essa historia.
Aborrece saber que hoje eu perdi umas seis ou sete partidas...de sinuca..crap...rs..!
Acompanhe a noticia na integra no link abaixo:

http://mundoestranho.abril.uol.com.br/esporte/pergunta_414257.shtml

Dica de Revista


Pra voce que esta a fim de ficar atualizado sobre todas as novidades dentro do mundo da televisao (nao sobre as fofocas, obviamente),e sim sobre tecnicas, equipamentos, lançamentos, novidades, dicas, alem de varias noticias sobre cinema e video, assine a revista Zoom Magazine. É uma revista bem segmentada aos profissonais de televisao, vale muito a pena o investimento.
Da uma olhada no site:

http://www.zoommagazine.com.br/index.asp

Video e Internet

Hoje em dia, a internet se tornou um grande canal para divulgação dos mais diversos tipos de video. Ferramentas como Youtube, Google Videos e tantos outros existentes por aí fizeram que ficasse cada vez mais a facil a publicaçao de seus trabalhos na rede.
E o mais engraçado que eu acho disso tudo é que ate aquela velha camera VHS velha, encostada no fundo do armario, ganhou folego novo com essa tal de convergencia digital.
Cada vez mais a produçao de video se aproxima da internet. Sendo assim, nao importa o formato que vc tenha captado seu material, de um jeito ou de outro, este sempre vai acabar parando em seu computador, passando por conversões, e indo parar na internet.
Nos dias de hoje, uma camera mini dv simples é encontrada por aí na faixa de 800, 900 reais...se vc for do tipo pao duro, que nao esta muito a fim de gastar com cameras, tem algumas opçoes bem interessantes.
Pesquisando no Mercado Livre, vc vai encontrar todo tipo de camera filmadora,desde a velha VHS baratinha ate modelos mais avançados, digitais, mini DV, enfim. Mas antes de fechar negocio, leia bem os anuncios, pergunte bastante pro vendedor a respeito do produto, encha o saco antes de finalizar a compra, para evitar problemas futuros. Ja encontrei uma velha VHS-C em otimo estado por 60 reiais, funcionando lindamente. E ja a usei, coloquei o video no Youtube...e eu duvido que alguem diga que da pra perceber que era imagem de uma VHS...



Abaixo, outro video feito por mim, agora em mini-dv:



Fica a mesma coisa, entao, se vc é um muquirana que nao quer entrar nessa onda por causa de dinheiro, esquece...da pra brincar ate com um brinquedo mais simples!
Ja pra passar suas gravaçoes pra dentro do pc, vc deve ter uma placa de captura. Hoje em dia existem uma porrada de modelos, dos mais diversos tipos e preços, recomendo dar uma olhada no link abaixo:

http://compare.buscape.com.br/procura?id=6431&raiz=2&kw=placas+de+captura&gclid=CIeXxqCXtJgCFQXGsgodgCYOUQ


Normalmente essas placas ja vem ate com um software proprio para a captura de suas imagens, e a conexao utilizada para instala-las é a USB, entao, mais facil que isso, só dois disso...
Agora é com vc, veja la qual seu orçamento disponivel, descole seu equipamento, produza o seu material,publique, divulgue...e divirta-se, acima d etudo!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mais uma idéia simples

Olha só esse comercial da agua Bonafont: mais simples que isso, impossivel...e o mais legal de tudo é a mensagem que consegue passar. Vai ser direto assim la longe!Beba agua pra eliminar gordura. Entao tá,toma aí:



Simplicidade é tudo, meu amigos..nao precisa de muita coisa pra se passar (e muito bem, diga-se de passagem), um conteudo. Parabens pra quem fez esse filme...

Antes que eu me esqueça...

Sugestões e comentários sempre são muito bem vindos....eu não sou intolerante qto a isso, nao sou dono da verdade mesmo...posso ter uma opinião diferente da sua, mas eu dou razao para quem estiver certo caso eu seja o errado na historia...dou o braço a torcer qdo faço besteira e nao sou como um cavalo que só enxerga aquilo que a paradinha que ele tem na cabeça permite...

Não faltava mais nada....

Criatividade pouca é bobagem...alias, nem sei se a palavra certa a se usar aqui é "criatividade"...poderia usar outras...mas nao vamor gerar polêmica..ainda...:

http://bichos.uol.com.br/ultnot/bbc/ult4550u612.jhtm

Aula de enquadramento...

...e tbem de cenografia, creio eu...
Vc quer deixar as pessoas minusculas?Ou gigantes, quem sabe?
Entao se inspire na antiga serie "Terra de Gigantes", feita nos anos 60. Logicamente que naquela época nao existiam recursos extremos, computação grafica, etc e tal...mas na raça os caras tinham a moral de fazer tudo isso. Na raça nao, com enquadramentos de camera muito bem pensados e realizados, as pessoas ficavam minusculas mesmo, e com a cenografia criando objetos de cena enormes, o efeito era ainda mais surpreendente...no video abaixo vc pode ter uma ideia disso tudo, imagine só o tamanho dos objetos de cena com os quais os personagens pequenos interagem...se eu fosse professor de "camera e enquadramentos", com certeza "Terra de Gigantes" seria citada em minha aula como um bom exemplo de criatividade e inteligencia dentro da TV.

Tempos de Faculdade

Logicamente que teria que postar aqui nosso Trabalho de Conclusao de Curso, o Zine +...massacrado pela critica, adorado pelo publico, chegou a ser chamado de "Rococó Eletrônico" por uma fulana aí que nem sei quem é...e pensar que muita coisa que utilizamos de recurso na época, em 2003, hoje em dia é amplamente utilizado, tendo lá suas variações, nos mais diversos canais e tvs...MTV, Multishow, as tvs agora sempre colocam umas informações em caracteres no meio da atração...na época desceram o cacete em cima da gente por causa disso...o mais absurdo foi ver outro dia esse recurso no Globo Esporte, a entrevista do Washington comendo solta, e embaixo aparecendo "Washington tem tantos anos ", "Jogou em tais clubes", "Marcou trocentos gols no último brasileirao"...
Rococó é????Sei...visionários, isso sim...







Assista mais uns videos nossos da faculdade, colocando na busca do Youtube "vcontramao". Obrigado!!!!hheheheh

Um exemplo de argumento

Quando vc cria um roteiro, seja la do que for, um programa de tv, filme, curta, antes de tudo vc deve fazer o argumento, contar uma sinopse da sua historia. Revirando uma velha pasta aqui da faculdade, recuperada do limbo pela minha grande amiga Marcia Abade, achei o argumento de um clip que a gente iria fazer pra Banda Discover (que nem existe mais), em cima de uma musica chamada "Tudo ou Nada". Ficou bem legalzinho por sinal, chegamos a fazer teste de casting com alguns atores (e atores que NAO eram atores...rs..), mas infelizmente a coisa emperrou e o projeto foi definitivamente engavetado...na real nao me lembro bem porque, mas enfim, vale o registro do exemplo de argumento:

Clip Banda Discover
Música: Tudo ou Nada (3’09”)


Situação do Clip:


Uma briga de casal está acontecendo em um apartamento. Em um determinado momento, a moça bate com a porta na cara do rapaz.

Corta para um bar, aonde o rapaz que levou a porta na cara está relembrando a situação que aconteceu com ele. Nesse bar, ele está com alguns amigos e a banda tocando no local.

Em seguida, o rapaz resolve sair da mesa e ir de encontro a namorada, querendo pedir desculpas. É a partir desse momento que as situações inusitadas começam a acontecer.

Começa com a tentativa de pegar um táxi, o qual passa direto por ele e o faz continuar com sua caminhada pelas ruas.

Na sequência, ele é abordado por um menino de rua, que pede esmola. No momento em que ele abre a carteira, aparece um outro ladrão (adulto e grande), que lhe leva a carteira embora.

Continua andando em frente. Em seguida, um veículo começa a andar devagar ao lado do rapaz, diminuindo a velocidade. O vidro do carro se abre e o motorista faz gestos insinuantes para ele. O motorista acaba confundindo o rapaz com um garoto de programa.

A caminhada continua. No momento seguinte ele é atacado por um cachorro, que o persegue mas acaba desitindo. Após conseguir se desvencilhar do cachorro, quase é atropelado por uma bicicleta.

A seguir, um carro passa em uma poça de água, molhando o rapaz que continua em sua caminhada até o apartamento da namorada.

Na sequência, um bêbado aparece em seu caminho, querendo falar com ele, bloqueando sua passagem. Depois de muito custo, o rapaz consegue se livrar do bebado, dando-lhe um empurrão. Contudo, enquanto ainda está reclamando com esse bêbado, olhando para trás e esbravejando, ele não percebe um poste próximo dele. Quando se vira, ele bate com o rosto nesse poste.

Finalmente ele consegue chegar no prédio da namorada. Porém, antes de entrar, ele consegue a proeza de pisar na lama.

Ele entra no prédio e vai pegar o elevador. Mas antes que ele consiga entrar no elevador, um sujeito muito gordo entra primeiro, e ele é obrigado a subir até o apartamento entalado com o cara gordo.***

***sujeito a mudança

Depois de toda essa confusão ele entra no apartamento e tem uma grande surpresa: a namorada está com um outro cara, entre beijos e abraços.

Após esse choque, o rapaz acaba acordando no apartamento, com a namorada dormindo ao seu lado.

Aparentemente aliviado por ter percebido que era só um sonho, ele levanta, vai até o espelho e percebe um machucado em sua testa. A câmera sai dele e acaba mostrando os tênis sujos de lama.

Essa é a grande sacada do clip, deixar no ar se o que ocorreu nessa história toda foi um sonho ou realmente aconteceu.


NOTAS:

- A banda começa tocando no bar, porém, nas passagens seguintes, a gravação será feita em um set no qual eles estarão no contra luz, valorizando a silhuetas das pessoas e dos instrumentos

Livro indispensável


Taí um exemplo de livro que deve estar na cabeceira da cama de toda pessoa que curte ou (principalmente)trabalha com televisão: "ON CAMERA", de Harris Watts. É tipo a Biblia da TV, que explica de tudo de maneira facil e descomplicada, desde enquadramentos, roteiro, luz, ediçao, direçao, produçao, ate o que um entrevistador deve fazer (e o que nao deve), o que as pessoas rsponsaveis dentro de um programa fazem, enfim. Sabe o que é o "tudo"???É isso...tudo!Indispensavel para o estudante que da seus primeiros passos dentro de uma faculdade de Radio e TV, e tbem para o profissional da area estar sempre consultando, buscando referencias positivas para a sua produção.
Como diria o seu Creisson" "EU RECOMENDIO!!!!"

Simplicidade é tudo...

Recentemente coloquei NET digital aqui em casa, uma ótima oportunidade pra rever certas velharias televisivas que ainda são exibidas em alguns canais. Ótimo para eu rever meus conceitos sobre algumas dessas atrações e buscar muita informação para futuros (bem futuros....) projetos.
Um dos canais que tenho assistido mais é a TV Ra-Tim-Bum, uma emissora ligada a TV Cultura, que em sua faixa das 22:00 horas exibe antigas atrações infantis da casa: Bambalalão e O Mundo da Lua.





A TV Cultura sempre foi uma grande fonte de diversão para mim, cresci assistindo esses programas, alem de muitos outros, como Catavento, Revistinha, etc...porém eu havia esquecido nas minhas memorias um pequeno programete, de no maximo 3, 4 minutos, chamado "Bambaleão e Silvana", que partia de pontos muitos simples: um bom texto, boas interpretações e um cenário com...nada!Toda a historia se desenrolava ali com os dois batendo papo em cima do texto (ou quase, pois o ator que manipulava o Bambaleão, Chiquinho Brandao, adorava improvisar)...isso aliado a beleza de Silvana Teixeira, boas historinhas e muito bom humor faziam desse casal um dos mais simpaticos da tv brasileira!Vale a pena assistir aos videos que eu achei desse programa no Youtube...principalmente se voce viveu essa época, como eu...









terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pra começar bem....

Ola, gente boa!!!Pra começar bem as postagens aqui no blog, uma das aberturas do melhor desenho japones ja produzido ate hoje:
Dragon Ball Z
, é logico...tudo bem que vai ter uma pá de gente torcendo o nariz pra isso...mas fazer o que,o que é bom sempre deve ser visto e revisto...quem sabe vc nao aproveita alguma coisa desse video lá para a frente?Um enquadramento que vc veja, um efeito que vc goste...qto mais coisas vc assistir, mais influencias vc vai ter, e por consequencia mais material de pesquisa dentro da sua mente...o negócio é nao se limitar com a mesmice...assista, leia, escute, crie!!!!